Divulgação Científica: um ANTÍDOTO para o país

A ANTÍDOTO se torna mais um canal para a divulgação de notícias científicas

Caio Faiad
Boletim Antidoto
2 min readJan 16, 2021

--

Quem me acompanha no instagram sabe que desde 2019 venho me dedicando a formação na Divulgação Científica. Mas para além da realização de disciplinas na USP e de cursos pela FIOCRUZ, me juntei com um grupo de discentes do meu programa de pós-graduação e criamos a BALBÚRDIA — Revista de Divulgação Científica do PIEC-USP para divulgação de notícias científicas do campo da pesquisa em Ensino de Ciências

Desde o início da revista ficou claro na minha cabeça que se não houvesse formação dos cientistas para atuação nessa área, por mais que essas pessoas tivessem uma boa vontade em fazer divulgação científica, dificilmente a revista BALBÚRDIA teria conseguido publicar duas edições no ano de 2020.

Para que essa formação pudesse ser realizada, liderei a implementação de uma Oficina de Divulgação Científica. Embora eu não seja um grande especialista na área, o pouco que aprendi me permitiu comandar essa iniciativa que vem gerando grandes frutos. Na segunda edição da oficina, conseguimos fazer vídeos que orientam as tarefas de elaboração de uma notícia científica. (Ao final, deixarei todos os vídeos para vocês verem).

Atualmente estou me dedicando a um novo projeto: um e-book sobre Texto de Divulgação Científica, em breve conto mais para vocês. O que quero dizer agora, é que a ANTÍDOTO fará parte desse projeto como sendo um veículo para a publicação de notícias científicas daqueles que quiserem publicar suas notícias a partir das orientações que faço tanto na oficina quanto nesse futuro e-book.

A decisão de tornar a ANTÍDOTO um veículo de divulgação científica me parece acertada porque além de se tornar esta singela publication em um canal de difusão de notícias científicas, faço dela uma espécie de laboratório de divulgação científica, um local que os cientistas iniciantes na divulgação poderão publicar seus textos e receber as devolutivas do leitores.

Saudemos a ANTÍDOTO como um espaço para DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA. Em um governo negacionista que vivemos, precisamos aplaudir todos os espaços que se propõe a essa árdua tarefa.

Vídeos da II Oficina de Divulgação Científica em Ensino de Ciências

Gostou? Clique nos aplausos — eles vão de 1 a 50 — deixe seu comentário e compartilhe!

Me siga nas redes sociais: Instagram | Twitter |Facebook

Me acompanhe também no YouTube.

--

--

Caio Faiad
Boletim Antidoto

👨🏽‍🔬Doutorando-USP e fã da Beyoncé ✊🏼Ciência, Democracia e Direitos Humanos. @ocaiofaiad em todas as redes sociais