Novembro Azul — A importância e consciência sobre o câncer de próstata

Jornalismo UNIFAAT
boletimunifaat
Published in
2 min readNov 29, 2019
REPRODUÇÃO / Google

Um a cada seis homens são diagnosticados com câncer de próstata no Brasil, os casos ocorrem com homens com mais de 65 anos.

A próstata é uma glândula presente apenas nos homens, localizada na frente do reto, abaixo da bexiga, envolvendo a parte superior da uretra — canal por onde passa a urina. Sua função é produzir um líquido que compõe parte do sêmen, que nutre e protege os espermatozoides.

No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens. Segundo o INCA— Instituto Nacional do Câncer, 68 mil e 220 casos foram constatados no ano passado.

Os sinais da doença podem aparecer nas dificuldades de urinar, sangue na urina, e a necessidade de urinar mais vezes durante o dia e/ou a noite. Para identificar o câncer, pode ser realizado com dois tipos de exames: PSA — exame de sangue que avalia a quantidade do antígeno prostático específico, e o toque renal, como a glândula fica em frente ao reto, o exame permite ao médico palpar a próstata e perceber se há nódulos (caroços) ou tecidos endurecidos (possível estágio inicial da doença). O toque é feito com o dedo protegido por luva lubrificada. É rápido e indolor, apesar de alguns homens relatarem incômodo e terem enorme resistência em realizar o exame..

Os dois exames podem ser realizados no serviço único de saúde, sus, ou por qualquer serviço privado de saúde. O tratamento podem ser realizados por uma ou várias técnicas, em cada caso pode ocorrer a cirurgia, a radioterapia ou tratamento hormonal.

Fica o alerta para os homens em cuidarem da saúde, sendo ela a próstata ou qualquer outro tipo de incomodo que esteja presente em seu corpo.

Escute o podcast no Soundcloud:

https://bit.ly/33wsCpw

--

--