O mundo cor-de-rosa

Jornalismo UNIFAAT
boletimunifaat
Published in
3 min readNov 25, 2019

Com diagnóstico precoce, 95% dos casos de câncer de mama tem cura

Por Giselle Silvestri

É muito comum ouvir falar sobre câncer, mas o que é isso? Câncer é o crescimento desordenado das células. Existem diversos tipos de câncer, e com o avanço da medicina, muitos já tem uma cura. O tratamento dessas doenças não é nada fácil, causa muitos efeitos colaterais para o corpo humano, fazendo com que a luta contra a doença seja longa e desgastante.

Dentre os tipos de câncer mais comuns entre as mulheres está o Câncer de Mama. Considerado o segundo mais comum, trata-se tumor maligno que ataca o tecido mamário, que se desenvolve quando ocorre uma alteração no DNA causando uma multiplicação das células anormais gerando o cisto. Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), em 2019, foram estimados 59.700 casos novos de câncer de mama no Brasil.

Outubro Rosa

O movimento Outubro Rosa teve início no ano de 1990, através de um evento chamado “Corrida pela cura” que ocorreu em Nova Iorque durante o mês de outubro para falar sobre o câncer de mama. A partir de então, o mundo todo promove a campanha anualmente para alertar as mulheres sobre a importância da realização de exames e do diagnóstico precoce. No Brasil, a primeira ação para falar sobre a doença ocorreu no ano de 2002 em São Paulo.

Por meio de estudos realizados, foi desenvolvido uma cura para o câncer de mama. Segundo dados do Instituto de Oncologia, cerca de 95% dos casos tem chances de cura se diagnosticados com antecedência. Embora haja a cura, o tratamento para o câncer de mama não é nada fácil. “Uma das partes mais difíceis não é descobrir que está com câncer, é o tratamento. Passei muito mal com as sessões de quimioterapia” contou Cássia Martins, que venceu o câncer aos 49 anos.

Cássia e seu marido Vagner durante processo de quimioterapia

Desde o diagnóstico até o tratamento e cura do câncer de mama, a mulher sofre muito fisicamente, psicologicamente e emocionalmente. Junto com o tratamento da quimioterapia e radioterapia, é importante que a mulher tenha um acompanhamento com psicólogo.

Diagnóstico

É importante estar alerta com a saúde. O câncer de mama apresenta alguns sintomas e sinais, como nódulo no seio, pele da mama avermelhada, alterações no mamilo e saída espontânea de líquido de um dos mamilos. Esses sinais podem ser percebidos facilmente pelas mulheres, que devem procurar um médico se perceberem os sintomas. O diagnóstico da doença é feito através das mamografias.

Obrigatório a partir dos 40 anos, a mamografia, por ser um exame que causa dores para as mulheres, é deixado de lado por muitas mulheres. “Nunca gostei de fazer mamografia, mas se não fosse por ela, eu não teria descoberto o câncer cedo e o tratamento poderia ter sido pior” contou Cássia.

Por mais difícil que tenha sido o processo, Cássia nunca tirou o sorriso do rosto

Causas e prevenção

Não há apenas uma causa para o câncer de mama, diversos fatores estão ligados ao desenvolvimento da doença, como envelhecimento, vida reprodutiva da mulher, histórico familiar de câncer de mama, consumo de álcool, excesso de peso, falta de atividade física e exposição à radiação ionizante.

Segundo o INCA, 30% dos casos de câncer de mama podem ser evitados quando adotado a prática de atividades físicas e uma alimentação saudável, junto com a manutenção do peso corporal adequado.

É muito importante que as mulheres prestem atenção na sua saúde, realizem autos exames e as tão temidas mamografias. Através do diagnóstico e tratamento precoce, a cura é mais fácil de ser alcançada.

Cássia e seus dois netos nos dias de hoje

Ouça o Podcast e conheça a história de Suzete, outra guerreira que venceu o câncer de mama: http://bit.ly/35yeXPZ

--

--