Antigo manuscrito medioeval em formato digital

Gostaria de partilhar com vocês este projeto que concluí em parceria com uma Biblioteca Cívica italiana (cidade de Fermo — Itália) e com a Liga Naval Italiana de San Benedetto del Tronto — Itália.

Trata-se da recuperação de um mapa do mar mediterrâneo feito a mão no final do século XVI. O Manuscrito com mais de 400 anos é um exemplar raríssimo e que não estava disponível para os visitantes da Biblioteca.

Cuidei da versão impressa (cópia anastática) e editei a versão digital mudando completamente o projeto gráfico para que desfrutasse as vantagens do digital.

Usamos na produção o software da iBooks Author da Apple, que nos proporcionou um ambiente simples e prático. O limite deste software é que produz apenas para os aparelhos e sistemas Apple (iPhone, iPad e Mac).

Se estiver interessado, o e-book está disponível na loja da Apple neste link: https://itun.es/it/PvElZ.l

Como sempre gosto de repetir, acredito que o digital possa permitir o acesso à obras que antes eram impossíveis de serem conhecidas, como neste caso onde era impossível retirar este manuscrito da biblioteca. Agora ela está disponível para o mundo todo!

Show your support

Clapping shows how much you appreciated José Fernando Tavares’s story.