Oficina Brennand: a visita que deixei de adiar

Conheça o grade acervo de peças de Francisco Brennand, o artista plástico que tem obras espalhadas pelos quatro cantos do Recife.

Pra começar, um pouquinho de história:

No local funcionava uma olaria, a Cerâmica São João da Várzea, que pertencia ao pai de Francisco Brennand. Em 1945 as atividades foram interrompidas. Tudo ficou parado até 1971, quando ele decidiu transformar as ruínas da fábrica no seu ateliê.

Apesar de ser muito conhecido pelo trabalho como ceramista, Francisco via na cerâmica uma arte menor, meramete decorativa. Só em 1949, quando viu uma exposição de Picasso em Paris — não de pinturas, mas de cerâmicas-, que voltou com a missão pessoal de trabalhar com esse material. Aí deu no que deu.

E hoje?

Hoje a Oficina Francisco Brennand é um museu vivo e dinâmico. São milhares de obras em exposição, muitas delas a céu aberto. Lá você encontra além das famosas esculturas em cerâmica, painéis, pinturas e um jardim projetado pelo paisagista Burle Marx.

Vem cá, faz uma caminhada comigo!

Logo na chegada, quatro figuras de saltimbancos dão as boas-vindas aos visitantes. Ao fundo, os galpões onde funciona a atual fábrica de cerâmicas e pisos.

No pátio central, zilhões de esculturas e uma cúpula que guarda o Ovo Primordial, símbolo da Imortalidade.

Entrando pelo lado esquerdo, a gente pode conferir um acervo imenso de peças no Salão de Esculturas. Imenso mesmo. São mais de 2000 mil obras expostas, contando com esculturas e painéis.

Caminhando mais um pouco, chegamos a um anfiteatro que lembra uma sala de banhos romana.

Voltando para a área externa, a próxima atração é um jardim projetado por Burle Max, onde também há algumas esculturas, como uma cobra que interage com a grama. Uma coisa legal é que plantas começaram a enraizar em algumas esculturas e estão sendo mantidas propositalmente.

Um pouquinho mais à frente fica a Accademia, uma galeria de arte com cerca de 300 desenhos e pinturas. Separe pelo menos mais uma hora pra observar tudo com atenção.

No terreno também há uma capela e um salão enorme, onde os ricos da RMR casam e fazem suas festas. Eu não consegui dar uma olhada porque estavam organizando mais um evento. Vai ter que ficar para a próxima. :)


Oficina Francisco Brennand| Recife
Horários
: Segunda a Quinta: 08:00 às 17:00h; Sexta: 08:00 às 16:00h; Sábado e Domingo: 10:00 às 16:00h
Quanto: R$ 15,00 (inteira) | R$ 8,00 (meia)

Compartilhe com os seus amigos no facebook, grupo de whatsapp, marque com o crush no tinder. Só não deixe de ir. Uma cidade melhor e mais humana só depende da gente. Bora ali?