api.ai agora é Dialogflow

No dia 10 de outubro, o nome api.ai mudou para Dialogflow.

Dialogflow

Segundo a empresa, essa alteração é apenas uma nova forma de “apresentar” a plataforma para o mercado.

Essa mudança ocorreu por que o api.ai passou a fazer muito mais do que apenas fornecer uma API, como por exemplo, a ferramenta de análise e os 33 agentes pré-construídos.

No dia 10 de outubro, junto com essa troca de nome, também foi anunciado duas novas features:

1- Editor de código em linha que permite à você, escrever a lógica, testar e implementar um webhook funcional diretamente no console.

Editor em linha Dialogflow

Esse editor integrado é alimentado por Cloud Functions for Firebase. O projeto na nuvem e a alocação de recursos, são disponibilizados, quando você cria seu agente. Tudo o que você precisa fazer, é habilitá-lo e começar a codificar 😍.

Na maioria dos casos, o plano gratuito (Spark) do Firebase, que inclui Analytics, App Indexing, Dynamic Links, Invites, Notifications, Remote config, Authentication, Cloud Messaging, Crash reporting e com 1GB de store data, será suficiente para o que você precisa.

As limitações dos planos e as informações de preços para os outros níveis podem ser encontradas na página de preços do Firebase .

2- Suporte de agentes multilíngues que possibilita desenvolver sua aplicação para vários idiomas.

Linguagens Dialogflow

Esse recurso permite que sua aplicação suporte vários idiomas e localidades dentro do mesmo agente, permitindo que você especifique diferentes frases e respostas do usuário para cada idioma.

Se você precisar alterar a estrutura de intenção ou parâmetros para suportar outro idioma, o mais recomendado, é que você configure um novo agente. Isso ajuda no gerenciamento dessas diferenças, uma vez que as intenções e as entidades recém-criadas, são copiadas para todos os idiomas.

Essa feature é muito importante para o meu projeto, já que em breve a @aliceseguros estará hablando español.

No meu último post (api.ai — Breve introdução da plataforma) eu falei como era otimista o fato da plataforma api.ai, quer dizer, Dialogflow, ter sido adquirida pelo Google, e aos poucos, vamos vendo várias features sendo entregues integradas a outros produtos fantásticos da empresa.

I love Firebase ❤️

Apesar de entender e concordar com Ilya Gelfenbeyn, Lead Product Manager da empresa, de que a troca de nome é apenas um novo olhar para o produto, ainda não me acostumei que api.ai é Dialogflow 😁.

E você, o que achou da mudança? E as novas features, já utilizou alguma? Deixe seu comentário ai 👇 pra trocarmos ideias.

Curtiu esse conteúdo?

Recomende ele para que outras pessoas tenham acesso 👋.