api.ai agora é Dialogflow

No dia 10 de outubro, o nome api.ai mudou para Dialogflow.

Bruno Brandes
Oct 21, 2017 · 3 min read
Dialogflow

Segundo a empresa, essa alteração é apenas uma nova forma de “apresentar” a plataforma para o mercado.

Essa mudança ocorreu por que o api.ai passou a fazer muito mais do que apenas fornecer uma API, como por exemplo, a ferramenta de análise e os 33 agentes pré-construídos.

No dia 10 de outubro, junto com essa troca de nome, também foi anunciado duas novas features:

1- Editor de código em linha que permite à você, escrever a lógica, testar e implementar um webhook funcional diretamente no console.

Editor em linha Dialogflow

Esse editor integrado é alimentado por Cloud Functions for Firebase. O projeto na nuvem e a alocação de recursos, são disponibilizados, quando você cria seu agente. Tudo o que você precisa fazer, é habilitá-lo e começar a codificar 😍.

Na maioria dos casos, o plano gratuito (Spark) do Firebase, que inclui Analytics, App Indexing, Dynamic Links, Invites, Notifications, Remote config, Authentication, Cloud Messaging, Crash reporting e com 1GB de store data, será suficiente para o que você precisa.

As limitações dos planos e as informações de preços para os outros níveis podem ser encontradas na página de preços do Firebase .

2- Suporte de agentes multilíngues que possibilita desenvolver sua aplicação para vários idiomas.

Linguagens Dialogflow

Esse recurso permite que sua aplicação suporte vários idiomas e localidades dentro do mesmo agente, permitindo que você especifique diferentes frases e respostas do usuário para cada idioma.

Se você precisar alterar a estrutura de intenção ou parâmetros para suportar outro idioma, o mais recomendado, é que você configure um novo agente. Isso ajuda no gerenciamento dessas diferenças, uma vez que as intenções e as entidades recém-criadas, são copiadas para todos os idiomas.

Essa feature é muito importante para o meu projeto, já que em breve a @aliceseguros estará hablando español.

No meu último post (api.ai — Breve introdução da plataforma) eu falei como era otimista o fato da plataforma api.ai, quer dizer, Dialogflow, ter sido adquirida pelo Google, e aos poucos, vamos vendo várias features sendo entregues integradas a outros produtos fantásticos da empresa.

I love Firebase ❤️

Apesar de entender e concordar com Ilya Gelfenbeyn, Lead Product Manager da empresa, de que a troca de nome é apenas um novo olhar para o produto, ainda não me acostumei que api.ai é Dialogflow 😁.

E você, o que achou da mudança? E as novas features, já utilizou alguma? Deixe seu comentário ai 👇 pra trocarmos ideias.

Curtiu esse conteúdo?

Recomende ele para que outras pessoas tenham acesso 👋.

Bots Brasil

Conectamos pessoas e compartilhamos conteúdos relacionados à Bots, Inteligência Artificial e Interfaces Conversacionais em Português.

Bruno Brandes

Written by

Software & Product Developer

Bots Brasil

Conectamos pessoas e compartilhamos conteúdos relacionados à Bots, Inteligência Artificial e Interfaces Conversacionais em Português.

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade