Atualizações no WhatsApp (for Business)

O que vem pela frente? Chatbots no WhatsApp?

Caio Calado
Bots Brasil
5 min readSep 11, 2017

--

Fonte: Connecting One Billion Users Every Day.

Com mais de 1 bilhão de pessoas utilizando o WhatsApp diariamente para conversar com outras pessoas, é bem provável que as empresas também queiram fazer parte dessa conversa. Na verdade, várias empresas, não somente no Brasil, já oferecem o WhatsApp como um (novo) canal para interagir com seus clientes — mas ainda não é de forma automatizada com uma API oficial:

Muitas conexões já estão ocorrendo todos os dias, seja alguém fazendo um pedido em uma padaria local ou olhando novos estilos de uma loja de roupas.

No mundo, o app ficou conhecido porque ajudou muita gente a economizar cerca de U$150/ano no envio de mensagens através do seu aplicativo.

No Brasil, é difícil de explicar com exatidão os motivos da alta adesão, não sei se foi por causa dos altos custos das operadoras, economia nos pacotes de dados ou até mesmo a interatividade oferecida pelo aplicativo, mas uma coisa é certa quando o WhatsApp cai, se torna notícia:

O WhatsApp se tornou um canal de grande relevância pra muita gente, desde as grandes empresas para interagir com clientes até mesmo para aquelas pessoas que só querem criar e gerenciar grupos para mandar “bom dia”, mas uma coisa ainda não fecha:

Quem vai pagar a conta?

“Sem anuncios! Sem Games! Sem Truques!”

A conta era paga quando as pessoas pagavam cerca de U$1,00 para fazer o download do aplicativo. Em 2014, o app acabou sendo adquirido pelo Facebook por U$ 19 bilhõesde lá para cá, muita coisa aconteceu no app e a mais interessante foi:

Making WhatsApp free and more useful.

Atualmente, ainda não é certo sobre como o WhatsApp vai monetizar sua operação. No entanto, de uns meses para cá, surgiram alguns sinais:

WhatsApp inicia testes de envio de mensagem para pessoas através de uma Startup de localização de vacas 🐄 — uma combinação de IoT + GPS + messaging.

Pode parecer brincadeira, mas é sério:

Cowlar faz coleiras para vacas leiteiras, coletando dados sobre sua atividade e recomendando mudanças para melhorar a produção de leite. A empresa, que está testando os colarinhos nos Estados Unidos, quer usar o WhatsApp para enviar alertas automáticos dos colares diretamente aos agricultores, caso uma vaca não esteja se comportando normalmente.

E a atualização que saiu na última semana? 👀

Então… a recente atualização na plataforma, fez com que algumas empresas começassem a testar algumas novas funcionalidades em parceria (diretamente) com o time do WhatsApp— ou seja, apenas empresas selecionadas vão fazer parte desses testes e ainda não existe API oficial:

📨 WhatsApp Ads

Assim como no Facebook, onde temos a opção de criar um anúncio com um Call-To-Action (CTA) direcionando as pessoas para o Facebook Messenger, aparentemente também vamos poder criar um CTA para o WhatsApp:

“Estamos testando uma nova maneira para que as pessoas comecem a conversar com uma empresa no WhatsApp a partir de um anúncio no Facebook. Isso torna mais fácil para as pessoas se conectarem às empresas que se preocupam com o WhatsApp.

✅ Contas Verificadas

Além dos anúncios do Facebook, para direcionar as pessoas para o WhatsApp, agora as empresas podem ser verificadas para oferecer um serviço através do WhatsApp:

WhatsApp for Business vai permitir às empresas globais a “fornecerem aos clientes notificações úteis como horários de vôo, confirmações de entrega e outras atualizações”:

⚙️ Versão beta — apenas para empresas parceiras

No Brasil, o Banco Itaú é a primeira marca no WhatsApp para empresas no Brasil. Assim, o uso inicial será feito por clientes Personnalité Digital, porém, com o projeto de expandir para clientes de outras modalidadespermitindo interações entre pessoas e empresas.

Para o público, o uso do WhatsApp para conversar com as empresas pode ser tão natural quanto usar o telefone.

Enrique Dans.

Resumindo…

Na última semana, o WhatsApp anunciou algumas atualizações na sua plataforma e com isso, começamos a ver alguns sinais de automação e novas funcionalidades:

  • WhatsApp Ads: anúncios dentro do Facebook que direcionam para uma conversa no WhatsApp;
  • Contas Verificadas: algumas empresas vão contar com um badget confirmando a autenticidade da sua conta no WhatsApp.
  • (beta) WhatsApp for Business: empresas parceiras foram escolhidas para oferecer alguns serviços através do WhatsApp (envio de notificações e atualizações úteis)— no Brasil, o Itaú foi a única empresa selecionada.

Mesmo começando em versão beta e de forma manual, acredito que essas novas atualizações nos mostram como a automatização/chatbots vão funcionar dentro do WhatsApp—até o presente momento, não existem chatbots oficiais/com APIs oficiais funcionando no WhatsApp.

Agora… não é mais uma questão de como, mas sim quando.

Portanto, é importante seguir as políticas e guidelines oficiais da plataforma para evitar problemas:

“Eu entrei em pânico. Eu não poderia construir um negócio em torno de algo não oficial, que era contra termos de uso do WhatsApp e que poderia ser completamente retirado a qualquer momento. Como eu estava me preparando para servir grandes empresas e centenas na lista de espera, não era viável oferecer um serviço que poderia desabar a qualquer momento, sem que eu pudesse fazer nada, fora do meu controle!

Ou até mesmo:

--

--

Caio Calado
Bots Brasil

Conversational Experience Designer Consultant and Advocate // Community Manager @ Bots Brasil