Indique os melhores bots do ano

Caio Calado
Jan 9 · 5 min read
  • O número de empresas que desenvolvem ou oferecem ferramentas para bots aumentou 27%, hoje são 66 empresas mapeadas no cenário nacional. [1]
  • A quantidade de bots mais do que dobrou (+113%) e o volume mensal de mensagens cresceu 60% em um intervalo de um ano, respectivamente 17 mil e 800 milhões / mês. [1].
  • 76% das pessoas Brasileiras esperam enviar / receber mais mensagens nos próximos anos. [2]
  • 69% das pessoas são mais propensas a fazer negócios com uma empresa que podem entrar em contato por meio de um aplicativo de chat [2].

Nosso mercado cresceu e o número de bots também, por isso, precisamos da sua ajuda para eleger os melhores bots do ano. Mas antes de votar, entenda como vai acontecer o Bots Brasil Awards 18.

Se você acompanhou a gente ano passado, esse ano não vai ser tão diferente: vamos eleger as melhores experiências conversacionais (com casos de uso específicos) através do apoio da comunidade e da análise de especialistas.

Precisamos muito do apoio da comunidade para esse primeiro momento, no qual elegemos bots que vão para a “final”. Para facilitar o processo e garantir a participação de todo mundo, vamos dividir a votação em três etapas:

1️⃣ Indicações de bots e aplicação de especialistas até o dia 27 de janeiro de 2019: http://bit.ly/bba18-indicacoes

2️⃣ Nomeações dos bots finalistas feita com a ajuda de especialistas até o dia 10 de fevereiro de 2019;

3️⃣ Votação final até o dia 21 de março de 2019.

Na primeira edição, em 2017, recebemos indicações de 380+ pessoas espalhadas em 90 cidades de 3 países, conseguimos listar cerca de 60 bots que estão ativos em apps, Facebook Messenger, Twitter e até mesmo sites. Contudo, apenas os 5 bots mais bem colocados de cada categoria passaram para a etapa final e foram eleitos os melhores bots do ano por especialistas e o público geral através de 2,600 votos / pessoas do mundo inteiro.Além de compartilhar todo esse resultado com a comunidade, também realizamos entrevistas com os times responsáveis pela criação dos bots: http://medium.com/botsbrasil/bba17

Indicações: http://bit.ly/bba18-indicacoes

Qualquer pessoa ou empresa podem indicar seus respectivos bots para qualquer uma das 8 categorias através deste link.

Para indicar o seu bot, basta fornecer informações como nome do bot, imagem e um vídeo demo (opcional) do bot, URL / link canal e categoria do bot — um bot pode concorrer em mais de uma categoria.

Conheça as cada uma das categorias e a suas características:

  • ⚡ Inovação
    Funcionalidades tecnológicas desenvolvidas para resolver problemas de negócios via bot;
  • 💡 Outsiders
    Bots desenvolvidos com iniciativas pessoais ou para fins de pesquisas; bots que instigam a curiosidade de quem os faz, mas não necessariamente tem um fim corporativo;
  • 📣 Campanha
    Bots utilizados para campanha de duração predefinida. Elaborados com criatividade gerando maior engajamento e valor para as marcas;
  • ❤️ Ação social
    Bots que ajudaram a deixar o “mundo melhor”, seja promovendo uma ação social, educando um público para uma causa específica ou qualquer outra ação de cunho social.
  • 💳 Serviços
    Bots que atuam como um prestador ou facilitador no acesso a serviços ou informações, transações, atendimento, SAC e etc.
  • 🛒 Commerce
    Bots que atuam como um facilitador no processo de vendas, aquisição de clientes, geração de leads, envio de ofertas qualificadas e afins.
  • 📰 Mídia
    Bots que atuam como um facilitador no acesso a notícias, serviços ou informações relacionadas a televisão, rádio, notícias, meios de comunicação e mídias no geral.
  • 🎉 Entretenimento
    Bots que atuam como um facilitador no acesso a informações relacionadas a eventos, festas, celebridades e outras.
  • 🤖 Assistentes Pessoais
    Bots que atuam como um facilitador na educação, controle de finanças, gestão do tempo, educação, etc.

Nomeações

Diferente do ano passado, onde os bots mais indicados na 1ª etapa eram selecionados para a etapa final, vamos contar com o apoio de especialistas para nomear os bots finalistas — serão nomeados até 5 bots por categoria.

A participação desses especialistas é voluntária e cada pessoa pode votar em até 2 bots por categoria — a única exceção é que esses 2 votos não podem ser para o mesmo bot ou para um bot que a pessoa está direta ou indiretamente relacionada.

O processo de nomeação é simples e visa ter um vies quantitativo, não qualitativo. Ou seja, de todos os bots recebidos na fase de indicação, apenas os mais nomeados por categoria por especialistas passam adiante — muito semelhante à 2017. Para as nomeações, vamos considerar critérios como:

  • Personalidade do bot / Conteúdo das conversas → “O conteúdo do bot facilita a condução da conversa ou interação?”
  • Proposta de valor / Experiência oferecida → “O bot está conseguindo trazer valor para a interação?”
  • Implementação / Tempo de resposta / Fluxo de navegação → “O bot está funcionando e com um fluxo intuitivo?”
  • Funcionalidade / Inovação → “O quão relevante é a funcionalidade desse bot? O que faz com que ele seja relevante perante os outros bots?”

Votação Final

Uma vez que temos as nomeações dos finalistas (até 5 bots por categoria), vamos contar com a ajuda do público para poder, enfim, votar nos melhores bots do ano.

Durante esse período, qualquer pessoa pode votar e qualquer empresa ou bot pode realizar uma divulgação para pedir votos.

Ao final, vamos divulgar os resultados com toda a comunidade. Contamos com a sua ajuda e colaboração. Boa sorte!


Bots Brasil é uma iniciativa para de pessoas interessadas em Bots, Interfaces Conversacionais, Inteligência Artificial e assuntos relacionados.

→ Acompanhe nossa comunidade.


Bots Brasil

Conectamos pessoas e compartilhamos conteúdos relacionados à Bots, Inteligência Artificial e Interfaces Conversacionais em Português.

Caio Calado

Written by

Facilitador @ Bots Brasil/ Chatbot Advocate @ Take

Bots Brasil

Conectamos pessoas e compartilhamos conteúdos relacionados à Bots, Inteligência Artificial e Interfaces Conversacionais em Português.

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade