Chatbots além das conversas com os clientes

Guilherme Camara
Bots Brasil
Published in
3 min readAug 31, 2022

As tecnologias conversacionais e os casos de uso da aplicação de chatbots ainda são predominantes nas áreas de atendimento a clientes ou serviços de interação entre empresas e seus clientes no âmbito privado.

As tecnologias conversacionais acontecem em nosso meio com a disseminação dos celulares multimídia, integração de canais como web, mobile, rede e dados. Elas atendem a necessidade de realizar uma melhor comunicação entre empresas e clientes e serviços e usuários .

Na conferência BotsBrasil 2022 uma apresentação sobre cidades inteligentes realizada por Rogers Pereira, líder de comunidades de Bots no Brasil, apresentou a possibilidade de uso das tecnologias de conversação para os serviços oferecidos nessas cidades inteligentes..

Será natural que essas tecnologias conversacionais também alcancem outros casos de uso e serviços que serão disponíveis muito mais do que a relação entre as empresas e seus clientes.

Um cidadão pode conversar com sua cidade, um serviço de saúde pode conversar com seus pacientes , os serviços públicos e todas as demandas de relacionamento urbano como transporte, logística, trabalho, renda, lazer e cultura conversam com seu público.

Essas potenciais interações e a conversação pode ser ampliada para outros contextos que serão muito beneficiados pelas facilidades digitais que os agentes conversacionais permitem.

Imagine um bot da prefeitura enviando mensagens para cidadão e turistas sobre locais de risco e informando medidas de segurança a serem tomadas pela população em uma cidade quando se tem uma crise meteorológica com chuvas, alagamentos e desmoronamentos.

Roger Pereira

enchente crise ambiental

Essa novidade até foi incorporada pela HHrobots que desenvolve assistentes digitais na área de saúde com seus chatbot Kronos e que apresentou o conceito de agentes digitais de defesa civil para atuar na comunidade como apoio para eventos de crise ambiental.

Podemos citar fatores que contribuem para um ambiente mais conversacional nas cidades: O ambiente de disseminação dos equipamentos como ampliação do uso de aparelhos celulares cada vez mais avançados, acesso a internet cada vez mais facilitado como o exemplo do inicio da operação das redes 5G nas cidades. Disseminação dos app de mensageria com os campeões de uso como WhatsApp e Telegram que são gratuitos e disseminados na população.

Roger em sua apresentação chama a atenção do pioneirismo da aplicação digital das tecnologias conversacionais no setor privado, mas lembra que logo os setores públicos também estarão utilizando serviços conversacionais com seus potenciais usuários.

Como exercício de futurologia podemos acompanhar a evolução dos temas apresentados nessa conferência Bots Brasil e suas próximas edições incorporando esses temas de aplicação das tecnologias conversacionais na vida social das pessoas em geral nos mais diferentes contextos e casos de uso.

Com certeza no horizonte futuro, podemos esperar maior utilização das tecnologias conversacionais como ferramentas que poderão caracterizar as cidades como conversacionais e inteligentes.

#ConfBotsBrasil2022

--

--

Guilherme Camara
Bots Brasil

Medical Doctor, innovator, ChatBot Designer ,HealthCare