🇧🇷 Chatbots — Resumo da semana #003

Caio Calado
Bots Brasil
Published in
5 min readDec 5, 2016

--

1º MeetUp do grupo Chatbot Brasil, Inteligência Artificial, Games, seed de $2 milhões e muito mais sobre chatbots…

NextIT — Chatbots por Jacob Greif

Na próxima terça-feira (06/dez), vai acontecer o 1º MeetUp do nosso grupo do Facebook de pessoas interessadas em Chatbots.

📅 Programação:

  • âś… Comunidade Chatbot Brasil | Onde vamos conhecer comunidade e, em conjunto, vamos traçar algumas ações para o grupo
  • âś… @AskRio2016 — Ricardo Blumer Grobel | Ricardo vai compartilhar seus aprendizados e conhecimentos sobre um bot feito para as OlimpĂ­adas Rio 2016 com repercussĂŁo na mĂ­dia mundial (saiu atĂ© na RĂşssia).

Para se inscrever basta entrar no grupo e conferir as orientações — maiores informações de como foi na próxima semana.

📰 Amazon Lex — Construa interfaces conversacionais para Voz e Texto

Por Jeff Barr — via Sérgio Passos.

“(…) Hoje estamos fazendo as mesmas tecnologias de deep learning (ASR — Automatic Speech Recognition (Reconhecimento de Fala); NLU — Natural Language Understanding (Processamento de Linguagem Natural)) usadas na Amazon Alexa disponíveis para você utilizar em seus próprios aplicativos. Você pode usar o Amazon Lex para construir chatbots e outros tipos de aplicações web e móveis que suportam interações envolventes e realistas.”

📰 Humanos e Bots — Uma história de amor ♥️

Por david pichsenmeister.

“ (…) Uma das dificuldades é que muitos desenvolvedores de bot não colocam tanto esforço na concepção (design) e treinamento de conversas. Aprendizado de máquina e AI já estão em um nível muito decente, mas muitas equipes e desenvolvedores ainda não conseguem modelar conversas corretamente.”

📰 Thiago Rotta, da IBM: “Não vejo uma área que não possa ser beneficiada por inteligência artificial”

Por Rodrigo Ghedin.

“(…) Não é à toa: os ganhos da aplicação de técnicas baseadas em aprendizagem de máquina e big data são assombrosos — das melhorias dramáticas nos sistemas de tradução de idiomas ao reconhecimento de imagens sem qualquer classificação prévia feita por humanos. É difícil pensar em uma área que não se beneficie desses avanços.”

đź“° Emibot quer ajudar chatbots a saberem como vocĂŞ realmente se sente.

Por Darrell Etherington.

“(…) Emotibot é uma startup chinesa focada em garantir que os assistentes pessoais, chatbots e agentes virtuais de atendimento possam entender com precisão o estado emocional das pessoas com quem estão lidando. Ter alguém respeitando suas emoções ao lidar com qualquer tipo de interação com o serviço, pode fazer uma enorme diferença na qualidade do [atendimento].”

đź“° Interfaces on Demand

Por Matt Hartman.

“(…) Não é difícil ver como em um mundo de On Demand User Interfaces, Interfaces Conversacionais se tornarão extremamente relevante. Mas os chatbots são apenas a primeira onda de Interfaces Conversacionais. Voz é a segunda e eu vejo a terceira como realidade mista.”

📰 Facebook Messenger lança Instant Games

Por Josh Constine.

“(…) Se o Facebook pode usar seu alcance de 1 bilhão de usuários para atrair os melhores desenvolvedores e colocar os jogos apenas há dois cliques, [a empresa] pode ter encontrado algo para adicionar ao Messenger que é quase tão viciante quanto falar com amigos.”

đź“° Introduzindo o Conversational Form

Por SPACE10.

“(…) Ao longo dos últimos meses, começamos a olhar para as interfaces conversacionais como a próxima grande revolução, perguntando-nos como o design está sendo transformado por coisas que não podemos ver... Hoje, queremos dar um passo adiante através de um pequeno experimento.”

📰 Dashbot consegue fundo de $2 milhões para sua plataforma de analytics para bots

Por Ken Yeung.

“(…) A empresa levantou seed de US $ 2 milhões liderada pela ff Venture Capital. O investimento será usado para trazer mais pessoas talentosas e melhorar o produto da empresa. O Dashbot agora suporta mais de 1.100 bots em sua plataforma, processando mais de 230 milhões de mensagens.”

Diante de vários acontecimentos da última semana, o que mais se destacou foram os lançamentos e as reportagens que envolvem Inteligência Artificial, além de novas apostas como o Instant Games do Facebook Messenger, Conversational Form e o seed de $2 milhões para a plataforma Dashbot.

Embora existam vários casos de uso, onde podemos acrescentar inteligência artificial, é importante reforçar que ainda estamos aprendendo como a lidar com ela diante das interfaces conversacionais e chatbots— e que ainda é preciso tempo, treino, investimento e confiança para uma adoção em massa.

Mas não se preocupe… já é possível construir bons cases utilizando as tecnologias existentes e disponíveis no mercado. Para isso você precisa ter pelo menos um conjunto mínimo de ações, perguntas, intenções das pessoas para começar a ir treinando a sua inteligência.

Na Take, acreditamos que além de um Contato Inteligente, toda empresa deve ser capaz de ter uma Conversa Inteligente. Leia mais sobre contatos inteligentes:

E lembrando:

Nenhuma inteligência começa inteligente.

Obrigado pelo seu tempo! ❤️

Se você gostou ou achou esse conteúdo útil para você, recomende ele para que outras pessoas tenham acesso. Além disso, adoraria ouvir o que você acha sobre chatbots (se são uma boa solução ou não).

PS: sempre que possível, vou disponibilizar conteúdos em português 🇧🇷. Além disso, estou vendo uma forma de resolver isso (novidades em breve).

đź“° Resumo da Semana #002

👥 Faça parte de uma comunidade com uma galera massa interessada em chatbots.

--

--

Caio Calado
Bots Brasil

Conversational Experience Designer Consultant and Advocate // Community Manager @ Bots Brasil