🇧🇷 Chatbots — Resumo da semana #007

Caio Calado
Bots Brasil
Published in
6 min readJan 2, 2017

--

Dicas de UX e aplicações em vários segmentos de chatbots, Inteligência Artificial para bots, Amazon Echo, pesquisa sobre chatbots e muito mais.

Bot generator por Yuki.

📊 Experiência na Criação de Bots (pesquisa)

Por ClĂłves Cardoso.

“(…) Imaginando que você já tenha tido algum contato com as ferramentas atuais de criação de bots, queremos entender um pouco como foi seu processo.”

đź“° Chat Ă© o Novo Browser

Por Ted Livingston — tradução do texto original.

“(…) Os Chatbots estão hoje onde os websites estavam em meados dos anos 90. Eles são básicos, mas eles têm uma vantagem de atrito fundamental. E eles ficarão melhores até que sejam indistinguíveis dos apps nativos.”

📰 UX e chatbots: boas práticas para desenhar interfaces conversacionais

Por Fabricio Teixeira.

“(…) Em linhas gerais, uma interface conversacional é aquela que acontece em forma de conversa entre um humano e uma máquina. Há quem argumente dizendo que toda interface é, na verdade, uma conversa — mas nesse caso a interface também tem a aparência de uma conversa, dessas que você tem com um amigo em um aplicativo como o Whatsapp, Facebook Messenger ou Hangouts.

A grande vantagem desse tipo de interface é a naturalidade da interação: quando bem desenhada, parece que você está realmente batendo um papo com a máquina…”

đź“° Apple publica seu primeiro artigo sobre InteligĂŞncia Artificial

Por Aaron Tilley.

“(…) O artigo descreve uma técnica para melhorar o treinamento da capacidade de um algoritmo de reconhecer imagens usando imagens geradas por computador, ao invés de imagens do mundo real [tiradas e catalogadas por uma pessoa]. Na pesquisa de machine learning, usar imagens sintéticas (como as de um videogame) para treinar redes neurais pode ser mais eficiente do que usar imagens do mundo real.

O primeiro artigo da IA da Apple marca um grande passo para a empresa. Durante anos, a comunidade de pesquisa da IA tem criticado o secretismo da Apple.”

📰 Como Inteligência Artificial e Mensagens estão redesenhando serviço de atendimento ao cliente.

Por Mikhail e Davy Kestens.

“(…) Considere isso:

  • Inicie um canal de mensagens como o Facebook Messenger sem InteligĂŞncia Artificial e sua central de atendimento será inundada com um volume inesperado de mensagens de um dia para o outro.
  • Inicie uma IA sem um volume de mensagens suficientemente grande e vocĂŞ nĂŁo vai ter dados histĂłricos suficientes para treinar o algoritmo no futuro.
  • Inicie uma IA e um canal de mensagens em conjunto, e vocĂŞ vai ter a combinação perfeita para escalar sua operação de atendimento ao cliente, atingir mais clientes e cortar custos de serviço de atendimento ao cliente.

Ao longo do caminho, esta tempestade perfeita de mensagens e IA vai encontrar muitas empresas (ainda) despreparadas, fazendo as seguintes perguntas:

  • O que acontecerá com as operações de atendimento ao cliente?
  • Como nos preparamos para mensagens e nĂŁo estragar essa tendĂŞncia?
  • Como podemos capitalizar as tendĂŞncias de inteligĂŞncia artificial para fazer crescer o nosso negĂłcio?”

📰 Amazon envia mais de 1 bilhão de presentes de férias, onde vários são Echo Dots

Por Mike Snider (USA TODAY).

“(…) O Amazon Echo Dot foi o presente mais popular [da Amazon] nesta temporada de férias … A Amazon lançou os alto-falantes com bluetooth [que podem interagir via] voz no ano passado com o Echo. Todos os alto-falantes incorporam a Alexa, assistente digital da Amazon , que pode responder a perguntas, pedir pizza ou controlar sua casa inteligente.”

đź“° Os chatbots vĂŁo te ver e ouvir

Por Nick Romero (The New Yorker).

“(…) Poderia a Inteligência Artificial ajudar a resolver a crise de saúde mental entre os refugiados sírios?

Resolver essas necessidades de maneira tradicional, por meio do envio de milhares de terapeutas de língua árabe para zonas de conflito, teria sido impossível. Mas através de uma I.A. [os terapeutas] não precisam de bilhetes de avião, alimentos, proteção ou salários. [Os chatbots] podem facilmente lidar com casos em dezenas de milhares, e eles podem estar disponíveis a qualquer momento, via mensagem de texto, para qualquer pessoa com um telefone celular.

Ficou claro para Rauws e Bann que seu chatbot tinha certas vantagens sobre um terapeuta humano. Mas eles poderiam ganhar a confiança [das pessoas] e realmente fazer tratamento de alta qualidade?…”

đź“° Bots com InteligĂŞncia Artificial sĂŁo assistentes, nĂŁo overlords

Por Mike Iacobucci.

“(…) É por isso que, nas salas de reuniões, os altos executivos estão tendo conversas em torno de uma pergunta: “Qual é a nossa estratégia de Inteligência Artificial?” Esta tecnologia, uma vez vista como futurista está aqui — hoje — e os líderes precisam saber como responder. A boa notícia é que já existem alguns exemplos brilhantes em indústrias que demonstram como os seres humanos e as tecnologias da I.A. podem funcionar como complementos uns com os outros. Na verdade, quando bem feito, a AI é o assistente perfeito que pode ajudar os seres humanos a serem mais produtivos e realmente obter mais satisfação com o trabalho que fazem.”

2017 promete ser um ano muito promissor para os bots, mas ainda nĂŁo vai ser o melhor ano.

Ainda precisamos de tempo, investimento e mais ainda compreensão de como podemos nos beneficiar dessa tendência. Nesta semana tivemos artigos sobre design para bons chatbots e outros falando sobre como eles podem atuar em diferentes segmentos, como o atendimento ao cliente e até mesmo terapia.

Também tivemos um forte destaque nessa semana em relação a Inteligência Artificial e acredito que isso deve ter acontecido devido a projeto que o Mark Zuckerberg desenvolveu durante todo o ano 2016: Jarvis.

Aqui vai o vĂ­deo:

Embora seja muito interessante a visão do Mark sobre o/a Jarvis, um outro designer, em San Francisco, veio com uma visão muito parecida, mas quase 30 anos atrás — o qual tive a honra de trabalhar para ele em 2015.

Apple Knowledge Navigator foi um projeto da Apple que fala sobre a sua vião (da época) sobre o que os browsers poderiam ser o no futuro — o mais legal, é que nesse vídeo temos várias tecnologias atuais (evernote, skype, siri, google maps, entre outros).

Na minha humilde opinião, esse intervalo foi muito bom, pois 30 anos atrás não tinhamos uma aplicação que tem alcance de 1 bilhão de pessoas ativas e nem a escabilidade e portabilidade de computação. A volta em 2016 só mostra que durante todos esses anos a tecnologia como um todo não apenas se desenvolveu muito, mas também se tornou disponível globalmente.

Agora precisamos entender e explorar novas possibilidades para os chatbots.

Estamos com a faca e o queijo na mĂŁo.

Obrigado pelo seu tempo! ❤️

Se você gostou ou achou esse conteúdo útil para você, recomende ele para que outras pessoas tenham acesso. Além disso, adoraria ouvir o que você acha sobre chatbots (se são uma boa solução ou não).

PS: sempre que possível, vou disponibilizar conteúdos em português 🇧🇷. Além disso, estou vendo uma forma de resolver isso (novidades em breve).

👥 Faça parte de uma comunidade com uma galera massa interessada em chatbots.

--

--

Caio Calado
Bots Brasil

Conversational Experience Designer Consultant and Advocate // Community Manager @ Bots Brasil