đŸ‡§đŸ‡· Chatbots — Resumo da semana #009

Caio Calado
Bots Brasil
Published in
5 min readJan 16, 2017

2017 para os bots e suas tendĂȘncias, IBM para negĂłcio BancĂĄrios, destaques da CES 2017, bots para a hospitalidade, de 1 a 100k pessoas no bot em 48h e mais.

Bot B by Qubitz

📰 2017, o ano dos chatbots?

Por Caio Calado.

(
) Provavelmente vocĂȘ vai conversar com um chatbot em 2017, mas as perguntas que nĂŁo querem calar sĂŁo:

  • Quem vai criar chatbots em 2017?
  • O quĂŁo relevante chatbots se tornaram?
  • Mais importante: quantas pessoas estarĂŁo conversando com eles?

📰 7 tendĂȘncias para bots em 2017

Por Mikhail Larionov — via Thiago Ueda.

(
) Ao longo de 2016, os desenvolvedores construĂ­ram experiĂȘncias envolventes, enquanto minha equipe se concentrou em construir a melhor plataforma que pudĂ©ssemos para eles. À medida que observamos o que e como eles estavam construindo, continuamos a iterar e criar ferramentas e recursos que tornaram o desenvolvimento de bots para o Messenger ainda mais impactante.

Com base no que vimos aqui na equipe do Messenger e do resto da indĂșstria, a seguir estĂŁo algumas previsĂ”es sobre o que vamos ver de bots em 2017.

  1. Mais estrutura, menos conversa
  2. Integração com o webview mobile
  3. Bots se tornando social
  4. Descoberta de novos bots
  5. Plataformas especĂ­ficas para as indĂșstrias
  6. Mais modelos de atendimento hĂ­bridos
  7. Efeito dominĂł

📰 Como I.A. foi o centro das atençÔes na CES 2017

Por Sami ViitamÀki.

(
) Era difĂ­cil encontrar algo que nĂŁo fosse rotulado de “smart” ou “inteligente” este ano. Enquanto apenas um ano atrĂĄs AI parecia futurista, as pessoas agora esperam 
 e querem que funcione assim que tirar da caixa. Isto Ă© porque nĂłs alcançamos a maturidade suficiente em o que eu chamo de 4Cs da I.A. Ăștil: Computação, Conectividade, Cognição, e ConvergĂȘncia.

📰 Para a IBM, o negócio bancário pode ser mais difícil para Watson do que ‘Jeopardy’

Por Fortune — via Rodrigo De Almeida Siqueira.

(
) Para a IBM, a ironia reside no fato de que altos executivos de bancos dizem acreditar que seu software de inteligĂȘncia artificial poderia ajudĂĄ-los a atingir metas de redução de custos nos prĂłximos anos, mas nĂŁo estĂŁo prontos para pagar por Watson hoje.

VĂĄrios executivos de tecnologia de grandes bancos disseram Ă  Reuters que, embora a tecnologia possa ter um enorme potencial, eles teriam dificuldade em convencer os altos executivos, focados nos resultados trimestrais, a assinarem investimentos que nĂŁo oferecem um retorno imediato.

📰 Chatbot precisa de pelo menos 2 mil perguntas para manter conversa fluida, diz especialista

Por Fernando Paiva (Mobile Time).

(
) Um chatbot não nasce sabendo. Sua capacidade de conversar com o interlocutor depende da qualidade do seu motor de processamento de linguagem natural, o que inclui a extensão do seu vocabulårio e uma lista de perguntas e respostas pré-cadastradas.

“2 mil Ă© o mĂ­nimo. Com 4 mil perguntas começa a ficar interessante. E nĂŁo podem ser quaisquer 4 mil perguntas. É preciso que sejam perguntas que os visitantes queiram mesmo saber, que tenham a ver com o tema do chatbot”, diz Rodrigo Siqueira


📰 Como os chatbots estĂŁo mudando a indĂșstria da hospitalidade

Por Pedro Gonçalves.

(
) A verdadeira revolução ainda estĂĄ por vir, mas podemos ver alguns sinais. Quando grandes plataformas de mensagens como o Facebook Messenger e Slack introduziram bots em 2016, ficou claro que os bots serĂŁo parte integrante do nosso futuro. Algumas marcas de viagens adotaram a nova tecnologia quase imediatamente, incluindo Kayak, Skyscanner e Expedia.com, lançando bots prĂłprios. Nos meses seguintes, mais marcas de viagens e hotĂ©is independentes seguirĂŁo a tendĂȘncia.

📰 De 1 para 100k usuários em 48h 🚀

Por Jean-SĂ©bastien Wallez.

(
) Quando vocĂȘ inicia uma startup, a frase mais comum que vocĂȘ vai ouvir de um investidor Ă© “Parece interessante — me ligue de volta quando vocĂȘ tiver alguma tração.” Eu ouvi o tempo todo com a minha primeira startup, Noospher, e eu sempre fiquei me perguntando: “Bem, como eu sei quando temos tração?”


📰 Como matar um chatbot com 10 requisiçÔes http

Por Raphael Guastaferro.

(
) Apesar de um conceito diferente, um Chatbot também é uma interface que interage com um sistema/servidor/API, e portanto pode ser hackeado, invadido, e causar um grande prejuízo para os desenvolvedores/responsåveis


📰 Sobre bots, linguagem e fazer tecnologias desaparecerem

Por @emcguane.

(
) Como com qualquer coisa que construĂ­mos, damos nomes de bots. É algo que a maioria de nĂłs nem questiona. Eles vĂȘm prĂ©-personificados e prontos para começar esse relacionamento humano-computador, assim como HAL 9000 ou Her: hĂĄ Siri em nossos iPhones, Alexa no Echo da Amazon e atĂ© mesmo o PSL do Facebook Messenger (Pumpkin Spice Latte) Bot.

Um nome pode ser uma maneira de expressar confiança em um objeto — ou expressar controle sobre ele. Em termos de design, um nome Ă© um tipo de affordance


Curtiu? ❀

Se vocĂȘ gostou ou achou esse conteĂșdo Ăștil para vocĂȘ, recomende ele para que outras pessoas tenham acesso. AlĂ©m disso, adoraria ouvir o que vocĂȘ acha sobre chatbots (se sĂŁo uma boa solução ou nĂŁo).

P.S.: sempre que possĂ­vel, vou disponibilizar conteĂșdos em portuguĂȘs đŸ‡§đŸ‡· para que mais pessoas (que nĂŁo entendem inglĂȘs) possam ter acesso a eles. SĂł acompanhar as minhas postagens no Medium ou sugerir algo.

đŸ‘„ Faça parte de uma comunidade com uma galera massa interessada em chatbots.

--

--

Caio Calado
Bots Brasil

Conversational Experience Designer Consultant and Advocate // Community Manager @ Bots Brasil