Como criar um Bot inteligente
Estamos no meio de uma revolução. Uma evolução. Uma extinção em massa. Apps estão morrendo, e Chatbots estão assumindo.
Estamos no meio de uma revolução. Uma evolução. Uma extinção em massa. Apps estão morrendo, e Chatbots estão assumindo.
Por quê? Três razões simples:
- As mensagens ultrapassaram as mídias sociais no uso.
- Não precisa de instalação / download.
- E se o bate-papo é o novo navegador, os bots são os novos sites.
A beleza dos bots é que você não precisa fazer o download de novos aplicativos. Os Bots vivem em seu aplicativo de bate-papo, para o qual você já tem uma conta. Além disso, você não precisa aprender uma nova UI, já que você sabe como usar seu aplicativo de bate-papo.
Só no Facebook Messenger — sozinho — existem mais de 11.000 bots disponíveis para interação com o usuário. E MUITOS não são exemplos perfeitos de AI (inteligência artificial).
Mas o que torna um bot inteligente?
Tudo se resume como os usuários percebem a inteligência do bot.
Depois da primeira onda de assistentes pessoais de sucesso como Siri, Google Now, Alexa e Cortana, os usuários têm a percepção de que a AI é inteligente quando eles podem fazer perguntas simples e ter uma resposta/informação relevante. Note que eu escrevi informação relevante, e não perfeita. A resposta tem de ser relevante para o usuário se sentir satisfeito e não ficar frustrado/irritado (User Experience — UX). Isso gera valor ao produto/marca/serviço no qual o bot está associado (Customer Experience — CX).
Os chatbots bem sucedidos são aqueles que tem uma plataforma inteligente e são projetados para resolver um problema do mundo real.
A inteligência artificial tem capacidade de sentir, pensar e agir.
Sentir: coletar informações (interação do usuário).
Pensar: armazenar as informações (banco de dados).
Agir: converter as informações armazenadas para interpretar o ambiente e avaliar para tomar uma decisão (algoritmos e scripts).
O que define um bot do outro é a sua capacidade de coletar e armazenar informações, tomar decisões baseadas nessas informações e fornecer respostas relevantes de forma rápida e eficiente — se possível pontuais.
Os chatbots bem sucedidos são aqueles que tem uma plataforma inteligente e são projetados para resolver um problema do mundo real. O futuro dos bots são de infinitas possibilidades, mas eles precisam de um propósito que permite ao usuário tirar o máximo proveito das interações.
Práticas que podem ser aplicadas em todo o desenvolvimento de Bot:
- Conheça o seu público
Embora isso seja verdade para qualquer produto, é especialmente verdadeiro para bots. Usuários de Slack são profissionais e uma galera mais velha. Usuários do Facebook são tipicamente mais velhos também, mas eles estão usando a rede social principalmente para se “distrair”. Usuários de Telegram também são profissionais. Usuários de Kik são predominantemente adolescentes.
2. Comece simples
Um bot bem sucedido terá uma função clara. Fará uma coisa realmente muito bem.
3. Construa-o para conversar
O bot não tenta “emocionar” os usuários com uma experiência; Simplesmente apresenta os fatos.
4. Seja social
Bots que trabalham em grupos crescem em um ritmo mais rápido do que bots que só funcionam em uma experiência “um — para — um”.
Dica de leitura
Como criar chatbots bons de papo
Por que os chatsbots falham (inglês)
Referência
Chatbot AI: The Secret to Creating an Intelligent Bot
Stuff
www | linkedin | twitter | instagram
Gosto de ouvir opiniões, se tiver alguma; estamos aí!
No bullshit. No gimmicks. You got it! I make money not art.