Como integrar seu chatbot à estratégia de conversão

Martín Frascaroli
Bots Brasil
Published in
6 min readJun 6, 2019

O trabalho cotidiano pode acabar sobrecarregado por dezenas de tarefas cuja conclusão é impossível. Mas essa situação não precisa ser considerada normal e esperada.

Para aqueles que pertencem ao mundo dos chatbots, isso não é uma exceção. Embora os chatbots inteligentes tenham chegado para facilitar processos e economizar tempo, também há outros fatores que devem ser considerados no momento de automatizar nossas tarefas diárias de atendimento ao cliente, marketing, vendas ou recursos humanos. Segundo a McKinsey, de 2 mil tarefas diárias de trabalho, 45% podem ser automatizadas, e 60% das profissões poderiam economizar até 30% de tempo com a automação. Por exemplo, 73% dos profissionais de atendimento ao cliente disseram que gerenciar o tempo e a quantidade de trabalho são os maiores desafios de seu trabalho.

No entanto, o conceito de automação pode ser bastante abstrato. O termo se tornou popular nos últimos anos com o advento de milhares de novos aplicativos na nuvem e de empresas SaaS, como Zendesk, Salesforce ou Genesys, que continuam facilitando as tarefas diárias. Assim, a tecnologia permite que sigamos incorporando ferramentas para maximizar o tempo e, ao mesmo tempo, alcançar melhores resultados.

Mas como implementar a automação? E o que mais podemos fazer para melhorar o desempenho de um chatbot? A automação é mais simples e acessível do que parece.

Chatbots e aplicativos da web: a equipe estratégica do ano

Os chatbots são assistentes virtuais projetados para interagir com usuários sem a necessidade de contar com um agente humano. Tornaram-se tão populares nos últimos anos que, segundo um estudo da Business Insider, 80% das empresas contará com um chatbot em sua estratégia até 2020. Eles são claramente uma tendência que vem crescendo e afeta o cotidiano da maioria das empresas do setor.

Atualmente, o boom dos chatbots já não está mais ligado apenas à incorporação deles, mas às possibilidades quase infinitas que permitem mediante a conexão com outros aplicativos da web.

Certamente, o panorama dos aplicativos da web cresce a cada ano. Portanto, é importante avaliar e escolher aqueles que melhor se adaptarem a cada negócio e aos objetivos relevantes. Mas deve-se ter em mente o seguinte: as ferramentas podem ser excelentes, mas se todas elas funcionarem isoladamente, o trabalho será mais complicado do que o necessário.

De fato, de acordo com um estudo recente, perde-se 40% da produtividade ao passar de uma tarefa para outra. E não é só isso: os profissionais passam 50% de seu tempo buscando informações e levam cerca de 18 minutos para localizar documentos ou informações específicas. Isso poderia ser evitado com as ferramentas indicadas. Ao adquirir um assistente virtual, é necessário verificar se ele é compatível com os aplicativos que já fazem parte da estratégia.

Há plataformas, como o Zapier, que são excelentes para resolver esse problema. Em um único site, é possível integrar um chatbot a outros aplicativos da web e criar fluxos de trabalho automatizados. E o melhor: é algo muito simples e não precisa ser feito por um programador.

Dessa forma, é possível conectar um chatbot a aplicativos como Google Calendar, Slack, Mailchimp, Typeform e muitos outros para que seu desempenho seja ainda melhor e a experiência do usuário seja mais completa e eficaz.

Três casos de automação de tarefas

Existem milhares de exemplos de automação de processos que são utilizados todos os dias nas empresas. A seguir, traremos alguns casos que certamente terão repercussão em sua empresa.

Conecte seu CRM e concentre-se em seus clientes

Os chatbots inteligentes aproximam as empresas dos clientes, fornecendo um atendimento de alta qualidade em tempo real e com uma abordagem personalizada. São uma ótima ferramenta para implementar em qualquer estratégia de atendimento ao cliente, ainda mais quando podem ser conectados a outras ferramentas que facilitam os processos internos desse departamento.

Ao integrar o assistente virtual ao CRM, a maioria das informações pode ser gerenciada em um único lugar. Por exemplo, com o Hubspot, é possível criar um fluxo de trabalho que transfere contatos e informações diretamente do assistente virtual para a conta, sem a necessidade de copiar e colar as informações manualmente.

Nesse sentido, as duas principais vantagens para o atendimento ao cliente têm a ver com a economia de tempo e com a possibilidade de usar o chatbot não só para responder às mensagens dos clientes, mas também para coletar informações relevantes para o seu CRM.

Potencialize sua estratégia de e-mails

Os chatbots são uma excelente ferramenta de geração e captação de leads. Quando uma pessoa entra em contato com o chatbot para saber mais sobre sua oferta de produtos ou serviços, o chatbot pode ser configurado para solicitar dados de contato por meio de um formulário que qualifica o tipo de contato.

Depois, você precisaria transferir essas informações para sua plataforma de e-mail marketing de forma manual, bem como segmentá-las. No entanto, se o chatbot estiver conectado ao Mailchimp, por exemplo, você poderá configurá-lo para que esse processo seja realizado automaticamente.

O trabalho conjunto das ferramentas permite copiar contatos e dividi-los em grupos de acordo com as diferentes ações que deseja executar. Com alguns cliques, você pode enviar e-mails de rastreamento, conteúdo personalizado, respostas em massa ou salvar anexos diretamente no Dropbox.

Recrute e coordene a equipe ideal

Os chatbots também são úteis para a área de recursos humanos, com a conexão do assistente virtual a ferramentas como Typeform ou Slack. Com elas, é possível publicar vagas de emprego e oferecer aos potenciais candidatos a possibilidade de envio de CV pelo chatbot do site da empresa.

Com esse recurso, é possível integrar formulários para que eles preencham com seus dados e associar uma ação automática. Associando aplicativos de envio de e-mail ou Calendar, o chatbot transfere essas informações para criar listas de candidatos e enviar notificações de entrevistas.

Resumindo: dois benefícios da conexão de seus aplicativos a um chatbot

Conectar os aplicativos a um chatbot abre um mundo de possibilidades para as empresas. Com mais de mil aplicativos que podem ser integrados a um chatbot, além de ser uma ferramenta de comunicação com os usuários, ele também serve para tarefas diárias de gestão, recrutamento, marketing e vendas.

Isso é possível graças a dois pontos-chave que podem beneficiar qualquer departamento da empresa que use um chatbot:

Otimização de recursos

Para começar, ao automatizar as tarefas usando um chatbot você já oferece um atendimento ao cliente superior ao tradicional.

Os assistentes virtuais estão disponíveis 24 horas por dia, 7 dias por semana, e continuam atendendo mesmo enquanto os funcionários descansam. Além disso, não precisam de grandes equipes de trabalho, o que reduz custos e permite investimentos em outras áreas da empresa.

Por outro lado, com a integração a outros aplicativos, a automação é potencializada ao cubo, pois permite investir o tempo em tarefas mais complexas.

Por fim, alguns chatbots oferecem a mesma solução em todos os seus canais de atendimento, o que permite fornecer uma experiência omnicanal personalizada.

Aumento das vendas

Chatbots são excelentes ferramentas para complementar estratégias de vendas e marketing.

Ao integrar formulários, é possível captar leads com mais facilidade. A cada interação, os assistentes virtuais obtêm informações sobre as preferências, interesses e canais de contato dos clientes.

Tais dados são essenciais para as empresas. Por um lado, eles podem ser transferidos para outros aplicativos e fornecer uma visão mais clara de seus mercados e oportunidades.

Por outro lado, eles são úteis para incentivar compras através de técnicas como Up Selling e Cross Selling. Assistentes virtuais com IA podem oferecer aos seus clientes produtos similares ou complementares àqueles em que estão interessados e, assim, impulsionam ainda mais as vendas.

Por último, eles simplificam o processamento de informações transacionais. Integrando-se às centenas de aplicativos disponíveis, os chatbots facilitam a referência cruzada de dados.

Em suma, gerenciar clientes e fornecer atendimento personalizado será muito mais simples.

Se você quiser saber mais sobre como a Inteligência Artificial pode melhorar o desempenho de sua empresa, acesse https://aivo.co ou nosso blog.

--

--