Diversidade e perfil demográfico — Panorama 2022

Elany Branches
Bots Brasil
Published in
2 min readFeb 2, 2023

Qual é a cara do mercado de bots no Brasil? Você já parou para se perguntar isso? Se fôssemos criar uma persona que representasse o mercado de bots, como ela seria?

Em nossa pesquisa, fizemos algumas perguntas para entender o perfil da pessoa que atua na área de bots no Brasil. Com base nas respostas, criamos a Luísa, persona que representa quem atua nesse mercado. Então, conheça essa paulista que ama trabalhar com chatbots!

Persona

Nossos dados indicam que o mercado amadureceu e ficou um pouco mais diverso. Tanto que, hoje, 51.3% das pessoas que trabalham com bots têm entre 30 e 41 anos de idade e 66.1% são do sexo feminino. Em 2020 o número de mulheres era de 40% e a faixa etária predominante era entre 24 a 35 anos de idade.

Outro dado que aponta para maior diversidade no mercado de bots é que temos 31.5% de pessoas que se declararam como parte da comunidade LGBTQIA+, em 2020 esse número era de 20%. Além disso, temos 3.5% de pessoas com deficiência (PCDs) no mercado, o que é pouco, mas é um número superior aos 0.6% evidenciados na edição de 2020. Notamos, portanto, que muito ainda precisa ser feito por mais diversidade na área, mas estamos caminhando.

O que mais podemos aprender?

  • O que as pessoas acham sobre diversidade e sua representatividade na indústria?
  • Como é a participação da diversidade na indústria? Identidade de gênero? Composição étnica?
  • Qual é a faixa etária?
  • Quais são os estados de origem das pessoas? Onde elas vivem atualmente?
  • Quais são as deficiências sinalizadas por nossas colegas PDCs?

O que você gostaria de saber em 2023?

Quer saber outra informação ou tem alguma sugestão de como a gente pode fazer diferente? Fala para a gente nos comentários ou manda um email no time@botsbrasil.org. 😉

Explore essa pesquisa por capítulos

--

--