Diversidade, perfil demográfico e educação — Panorama 2020

Bots Brasil
Bots Brasil
Published in
3 min readJan 20, 2021

Um estudo da McKinsey aponta que “o compromisso com a diversidade estimula um comportamento mais eficaz por parte da liderança”, além disso “a diversidade apoia a felicidade de pessoas colaboradoras e saúde organizacional”, assim como também “há um vínculo claro entre diversidade e performance financeira”.

Em outras palavras: investir em diversidade é uma ação ganha-ganha para todas as partes. Além de ser bom para a cultura e saúde financeira das organizações, também é bom para as pessoas, uma vez que isso as deixam mais felizes.

Com tantos dados e números no estudo, fica evidente que diversidade pode ser um fator catalisador para a construção do sucesso, mas apesar de 78% das 170 pessoas que responderam essa pesquisa “acreditarem que diversidade é importante”, não há um consenso em relação à representatividade dela na indústria.

Faz sentido a falta de consenso, uma vez que na indústria existe uma maior participação de pessoas brancas (64.1%), cisgêneras (91%) e do sexo masculino (58%). Em termos das comunidades LGBTQIA+, apenas 1 a cada 5 pessoas declararam fazer parte. Outro ponto curioso foi a falta ou quase nenhuma participação de pessoas com deficiência (PCDs) na pesquisa — isso num país em que há mais de 46 milhões de PCDs (IBGE).

Outro ponto de vista interessante é que se trata de um mercado jovem, onde há uma maior participação de pessoas com a faixa etária entre 24–29 anos (34.1%); a fatia de pessoas com menos de 30 anos do mercado representa 45.9% das respostas coletadas. Também se trata de um mercado cheio de formação acadêmica, uma vez que 3 a cada 4 pessoas possuem uma formação superior — lembrando que isso não é um fator limitante.

Embora a amostra da pesquisa considere apenas 170 respostas, podemos dizer que temos pessoas com origem de todas as regiões do país (um total de 14 estados e o Distrito Federal). Certamente há mais pessoas de outros estados do país que não responderam essa pesquisa, mas provavelmente a concentração de onde essas pessoas residem atualmente deve ser a mesma: uma maior concentração no eixo sul-sudeste, sendo São Paulo e Minas Gerais os estados com a maior concentração de profissionais.

O que mais podemos aprender?

  • O que as pessoas acham sobre diversidade e sua representatividade na indústria?
  • Como é a participação da diversidade na indústria? Sexo? Identidade de gênero? Composição étnica? LGBTQIA+?
  • Qual é a faixa etária?
  • Quais são os estados de origem das pessoas? Onde elas vivem atualmente?
  • Qual o nível de escolaridade e as formações das pessoas que fazem parte da indústria?

Conteúdo interativo deste tópico da pesquisa:

Aqui apresentamos o relatório em PDF da pesquisa (link para download).

Explore essa pesquisa por capítulos

Em colaboração com líderes de outras comunidades, também criamos outros textos de apoio que trazem algumas outras perguntas e exploram de forma mais segmentada cada tópico da pesquisa:

O que você gostaria de saber em 2021?

Quer saber outra informação ou tem alguma sugestão de como a gente pode fazer diferente? Fala para a gente nos comentários ou manda um email no ola@botsbrasil.com.br.

--

--

Bots Brasil
Bots Brasil

Perfil da comunidade que cria e compartilhar conteúdos sobre Bots, Inteligência Artificial e Interfaces Conversacionais.