Empregabilidade e automatização de processos

Junio
Bots Brasil
Published in
3 min readJan 2, 2020

2019 foi um ano de inovações e crescimento dentro no universo de chatbots e RPA (Robotic Process Automation‎) e, junto à essa evolução, um assunto muito discutido foi a relação entre empregados humanos x máquinas.

Passeando em um shopping notamos que alguns postos de trabalho já foram substituídos por máquinas inteligentes, agilizando processos e consequentemente evitando filas. Pagar estacionamento, pedir um lanche, comprar ingressos e pipocas no cinema tornaram-se ações automatizadas, sem um intermediário humano entre serviço e cliente. É evidente que ao implementar essas novas opções de atendimento as empresas visavam, além de otimizar tempo de espera e melhorar a experiência do usuário, reduzir custos com a operação ( ou redução de headcount).

Por outro lado, essas empresas investiram milhões de dólares em pesquisas, treinamento e contratação de especialistas em machine learning, inteligência artificial, desenvolvedores, gestores de TI, especialistas em chatbots, UX e profissionais de marketing. Esse cenário fortalece a frase de Kevin Kelly, no livro Inevitável: As 12 forças tecnológicas que mudarão nosso mundo:

“Você será pago no futuro com base em quão bem você trabalha com robôs.”

Dentro do cenário apocalíptico pregado por alguns, é importante analisar sobre outro ponto de vista e enxergar as oportunidades que surgiram e surgirão trazidas pela onda de tendências tecnológicas. Afinal, como também afirma Kevin Kelly, “esta não é uma corrida contra as máquinas. Se corrermos contra elas, perderemos. Esta é uma corrida com as máquinas”. Mas, como correr com as máquinas se a nossa velocidade é bem menor?

“(…) esta não é uma corrida contra as máquinas. Se corrermos contra elas, perderemos. Esta é uma corrida com as máquinas”. Mas, como correr com as máquinas se a nossa velocidade é bem menor?

Essa é um pergunta justa, principalmente quando levamos em consideração a grade curricular do ensino médio brasileiro que nem de longe prepara os futuros profissionais para que sejam inseridos em um mercado de trabalho com demanda tecnológica. Sem pensar naqueles que estão no mercado mas ainda não possuem conhecimento para se reinventar profissionalmente. Sim, é evidente que precisamos de uma reforma educacional em todos os níveis e para isso precisamos de um esforço monumental para inserir essa pauta dentro das discussões governamentais, mas tão evidente quanto, é que não podemos depender apenas de decisões dos nossos representantes eleitos. É fundamental que o primeiro passo para participar dessa “corrida com as máquinas” seja dado por nós. Mas como?

Estude

Sim meus amigos, aquele conselho antigo ainda vale pra hoje. Se você e eu não dedicarmos tempo ao estudo, leitura e pesquisa, estaremos em situação bem complicada em um futuro não muito distante.

Há muito material gratuito (e de boa qualidade) na internet. Alguns que tem me ajudado bastante são Udemy( cursos gratuitos ou com valores bem acessíveis), DSA (com cinco cursos gratuitos sobre IA e Análise de Dados) e o velho e conhecido Youtube.

Claro, se você nunca teve contato com esse mundo ficará um pouco perdido, mas o Luís Fred fez um artigo bem bacana que pode te ajudar a começar.

Aproxime-se das comunidades

É importante também ficar próximo de quem está vivenciando as mudanças in loco e sendo protagonista no cenário. O Paulo Vasconcellos fez um post em 2018 sobre algumas comunidades legais de Data Science que tem gerado muito conhecimento. Se preferir, dá uma pesquisada aqui no Medium e com certeza encontrará ótimas dicas. Se o foco for chatbots, a comunidade Bots Brasil é bem atuante durante todo o ano e com vários eventos legais, seja bem-vindo.

Além disso, há diversos grupos locais de WhatsApp e Telegram que compartilham conhecimento sobre vários assuntos ligados a tecnologia e inovação.

Compartilhe

Estudou, criou amizades, aprendeu algo? Compartilhe com os outros. Uma boa maneira de fixar o aprendizado é ensinando. Quando mais pessoas forem alcançadas, menor será o impacto negativo causado pela tecnologia no mercado de trabalho e mais oportunidades serão criadas, novos postos de trabalho serão ocupados e profissionais espetaculares surgirão!

Enfim, vivenciamos uma época de transformação e novas tendências. É um misto de oportunidades e desafios. Criando uma comunidade forte poderemos influenciar mudanças importantes no mercado de trabalho, no ensino e na cultura. E todos temos essa responsabilidade.

--

--

Junio
Bots Brasil

Meu nome é Junio e estou aprendendo sobre Python, Machine Learning, Bots e Inteligência Artificial. Nada melhor para aprender do que compartilhar conhecimento.