Envie seu artigo, tutorial ou conteúdo para o blog do Bots Brasil

Tudo o que você precisa saber e fazer para poder compartilhar com a nossa comunidade.

Caio Calado
Mar 6 · 6 min read

O melhor jeito de aprender é ensinando — mas também pode ser “compartilhando aqui no Medium” 👀 👏

Não sei se você já parou para pensar sobre isso, mas existem vários benefícios invisíveis nesse rolê de “ensinar”. Um dos principais é que você aprender cada vez mais na medida na medida em que se prepara, escreve e compartilha sua opinião para outras pessoas:

Afinal, aprender (e desaprender) não é uma corrida curta, mas sim uma maratona: requer tempo, esforço e principalmente resiliência.

💭 A gente sabe que existem pessoas que estão maratonando há um bom tempo, outras que aprendem rápido e conseguem correr sozinhas, e claro, também sabemos daquelas que estão começando, mas encontram muitas dificuldades.

É justamente por isso que mantemos esse blog: queremos ajudar essas pessoas a correrem livremente e ajudarem umas as outras. Por isso, dedicamos esse blog para ajudar pessoas à explorarem e aprenderem mais sobre bots, inteligência artificial e interfaces conversacionais a partir desta publicação.


Ao longo dos últimos anos, encontramos muitas pessoas interessadas em aprender e compartilhar conteúdos com a comunidade. Se você também tem esse interesse, veja como você pode correr essa maratona 🏃 🏃‍♀ com a gente.


Conteúdo: o que publicamos neste blog?

Considerando que temos um grande interesse em Bots, Inteligência Artificial e Interfaces Conversacionais, qualquer conteúdo relacionado a essa área pode trazer muito valor para a nossa comunidade. Este conteúdo pode ter diferentes formatos com diversas perspectivas (técnica, criativa, acadêmica e até mesmo negócios), mas em caso de dúvidas, aqui vai uma breve lista com sugestões de formatos:

  • Pode ser um artigo compartilhando sua opinião, experiência, aprendizados — ou até mesmo erros e frustrações;
  • Um post num formato lista com uma coleção de links, livros, vídeos, filmes, documentários, etc.
  • Tutoriais (“how-to”) ensinando um processo, metodologia, configurar algo ou até mesmo fazer algo do zero — séries desse tipo são muito bem-vindas e tem uma grande demanda;
  • Casos de estudo ou até mesmo cases de negócio;
  • Entrevistas e “troca-de-figurinhas” com especialistas ou pessoas que você acha relevante na nossa indústria;
  • Resumo de encontros, conferências ou outras experiências que você acredite ser válida compartilhar com a comunidade.

Não precisa ser apenas nesse formato, também podem ser outros tipos, como vídeos, uma coletânea ou outros formatos — somos pessoas abertas a novas sugestões e meios que possam beneficiar a comunidade.

Contudo, não publicamos certas coisas…

Você já deve ter percebido que a gente é “comunidade-primeiro”, por isso não publicamos ou favorecemos a ideia vendas, “auto-promoção” ou “jabá”.

Todo conteúdo publicado aqui no blog precisa pelo menos:

  1. Ensinar alguma coisa para a comunidade. Basicamente, seguir a lógica conteúdo > (maior que) auto-promoção;
  2. Seguir nosso Código de Conduta.
  3. Ser um conteúdo escrito em Português Brasileiro.

Só reforçando: todo conteúdo precisa sempre ensinar sempre “ter algo a ser compartilhado e ensinado”. Caso a gente perceba que o conteúdo for muito mais venda que conteúdo ou não está agregando a comunidade, vamos sugerir correções ou recusar seu conteúdo.


Compartilhando seu artigo no blog

  1. Você precisa ter uma conta criada nesta plataforma, no caso o Medium. Recomendamos que seja um perfil que representa você, não a sua empresa — afinal, essa é uma rede para “todas as ideias e histórias das pessoas”.
  2. Se essa é sua primeira vez publicando com a gente, envie o seu artigo publicado ou um rascunho dele para ola@botsbrasil.com.br por email, adicione uma breve descrição explicando do que se trata;
  3. Caso tenha o seu conteúdo aprovado, ele será revisado e publicado assim que for possível — também prometemos não mudar a estrutura ou a ideia central do seu conteúdo, mas apenas garantir que tá certo.

Já escreve ou contribui com o nosso blog?

Para compartilhar seu artigo com a comunidade, basta enviar o seu rascunho através do Medium; em casos de dúvidas só falar com a gente ou tentar uma das alternativas abaixo:

  • Seguir as orientações do tutorial da plataforma (em inglês apenas);
  • Clique em ••• na parte superior direita do seu rascunho; depois disso, basta selecione “enviar para publicação” e selecione a publicação do Bots Brasil.
  • Aguardar pelo passo (3) comentado anteriormente. Não demora muito, caso demore, só falar um email no ola@botsbrasil.com.br.

Antes que você pergunte: “vocês vão mexer no meu artigo!?”

Não diria “mexer”, apenas adaptar ele para que se torne um conteúdo bem apresentado. Basicamente:

  • Aplicar formatação adequada — imagens, marcação de texto, etc;
  • Corrigir uma coisa ou outra, caso cometa algum erro gramatical grave.
  • Garantir que o artigo está seguindo as regras apresentadas neste post, remover links de “opt-in” ou trechos de puro jabá que não estão relacionados ao tema central do conteúdo.

Antes que você comente: “tem alguma dica ou algo do tipo sobre o tipo de conteúdo que posso enviar para vocês?”

  • Tenha o cuidado de dar os créditos para a devida pessoa ou organização no qual você está compartilhando a ideia, dados ou conteúdo. Se você não for o autor ou a autora do conteúdo é sempre bom fazer isso #transparência;
  • Tenha uma opinião embasada, clara e objetiva sobre o que você está escrevendo. Utilize exemplos, detalhes e outros artigos / opiniões que possam reforçar a sua visão, é sempre bom fazer isso para embasar seu ponto de vista — uma alternativa é usar imagens, vídeos e outros formatos de conteúdo que acrescentem algo a sua opinião;
  • Invista tempo escrevendo e tenha cuidado para não gerar conflitos de interesse com o seu conteúdo, problemas com o conteúdo postado em um outro lugar ou empresa —afinal é a sua opinião sobre o assunto;
  • Se dedique ao seu conteúdo, mas não auto-promoção / auto-venda / jabá em excesso. Vamos deixar comentários e sugerir mudanças no seu texto quando a gente perceber esse tipo de ação — as vezes sai sem querer, a gente te entende.

Tudo certo? Vamos publicar seu artigo? Ou ainda tem dúvidas?

Deixe um comentário abaixo com a sua dúvida ou envie seu artigo (ou dúvidas sobre) para ola@botsbrasil.com.br.


Bots Brasil é uma comunidade de pessoas interessadas em Bots, Interfaces Conversacionais, Inteligência Artificial e assuntos relacionados.

Faça parte!

  • Se conecte com pessoas e contribuir com discussões na nossa #comunidade (11k pessoas participam do grupo);
  • Acompanhe nossas próximas ações através da nossa fanpage;
  • Escreva, leia, siga e receba conteúdos de diversos tópicos através do nosso blog (são 140+ artigos em português).

Bots Brasil

Conectamos pessoas e compartilhamos conteúdos relacionados à Bots, Inteligência Artificial e Interfaces Conversacionais em Português.

Caio Calado

Written by

Facilitador @ Bots Brasil/ Chatbot Advocate @ Take

Bots Brasil

Conectamos pessoas e compartilhamos conteúdos relacionados à Bots, Inteligência Artificial e Interfaces Conversacionais em Português.