Oracle World 2018, bots, ai … day 1

Eduardo de Souza
2 min readJun 21, 2018

--

Hoje 20/05 começou o Oracle World, o evento da Oracle para apresentar ao mercado suas novas plataformas, serviços e sistemas. Desta vez o evento é gratuito, o que quebra aquele clima corporativão … tem estudante, alguns curiosos, a turma das startups, enfim, o clima em geral está bem bacana.

Neste primeiro dia, como tinha compromisso na manhã perdi a palestra “Cansado de apps. Vivendo em Chats”.

Lá pelas 3 e pouco o pessoal da Rocket.Chat falou um pouco de sua história, visão de mercado e curiosidades, por exemplo, os gaúcho possuem mais de 2.000 clientes corporativos e a maiorias deles estão fora do BR. Interessante isso né? O Rocket.Chat é uma plataforma open source para criação serviço via Chat.

O Gabriel falou sobre a história do surgimento do e-mail e sua evolução:

Simples, aberto e gratuito, porém uma tecnologia lenta e antiga, todo mundo usa, é pessoal, armazenada muita informação, é um silo de informação que em alguns casos atrapalha a produtividade. Com a avalanche de e-mails, muitas vezes perdemos alguma informação.

Essa falta de agilidade ajudou muito as interfaces de chat, que tinham como característica o mobile first, rápidas, concisas e com pouca informação.

A evolução das interfaces de Chat chega através dos bots, portal, site e app acabarão sendo transformados em interfaces convencionais, mais uma
vez o WeChat é o case da vez. A interação tende a ser mais natural, pois eu converso com a interface, não preciso aprender a usar esse sistema,
o paradigma é o contrário, o sistema é quem aprende a falar comigo.

Porém, diferente do e-mail, simples e aberto, essas interfaces de chat (WhatsApp, Alexa, Siri …) eu acabo ficando preso a outros silos informacionais, e e aí vem os trade offs, afinal, quando o serviço é grátis, não tem milagre, você é a mercadoria.

Por isso o Rocket.Chat é aberto, open source e gratuito. Tendo sua receita e modelo de negócio baseada no apps que podem ser usados na plataforma.

--

--

Eduardo de Souza

Diretor de operações na ComTodos plataforma para criação e Chatbots.