A practical guide for ChatBot Developers — lessons learned from live chatbots, esse era o título da apresentação, que me chamou a atenção e pensei, “opa … deve ter coisa boa aí”.

Eduardo de Souza
Jun 21, 2018 · 4 min read

Bom, a primeira metade foi uma apresentação do suite da Oracle para criação de bots, eu particularmente, achei que eles estão beeeeeem atrás de muuuuitas outras plataformas, não tive aquela coisa … “caaaara que bacaaaana”, tipo InVision ou Overflow esses sim, puuuuta interface matadora, enfim …

Bom, mais aí o Martin, começou a explicar a metodologia que eles usam para criar os bots … mermão … aí sim!!!

Cara, que D+, eles adaptaram o Design Thinking para fazer toda a contextualização das conversas, criam personas, fluxos, enfim, aplicam uma metodologia de Service Design para que o bot realmente preste um serviço para ajudar essas personas que foram mapeadas para resolver algum problema.

Vê aí os slides que você vai entender:

Bichão, eles fazem do bot inteiro, innnnnnteiro, no post-it, papel, e fluxo, de novo, papel e post-it. Só depois que eles validam esses fluxos, conversa e diálogos, que eles começam a programar o bot.

Na nossa realidade de BR, que tudo é para ontem, vai ser difícil fazer tudo isso … quem me dera … mas acho que dá para pensar em um Canvas para fazer essa estruturação do bot, acho muito válido, acho que isso traz mais inteligência, mostra que você tem uma metodologia e valoriza seu trabalho, pensa nisso!

Enfim no final, as melhores práticas vinda da experiência deles:

  1. B2E, Business to Employe: tem sido bem sucedida, pois esses clientes já estão de certa forma treinados, aplicações para RH, tipo: “queria saber sobre minhas fáerias”
  2. Começe pequeno, resolva alguns problemas depois evolua
  3. Escolha 2 ou 3 casos/problemas de deixe-os bem afinados
  4. Sempre diga ao seu usuário que está falando com um bot
  5. Dê ao seu bot uma persona
  6. Entregue algo útil, que ajude e resolva o problema do seu usuário
  7. Os bots mais bem sucedidos entreguem algum tipo de serviço
  8. Use o design thinking para criar essas interações e serviços
  9. Se vc tiver algum log de seu callcenter, isso será sensacional
  10. Desenhe os fluxos da conversa
  11. O seu bot sempre deve ter uma opção de um hand off humano, e esse atendente deve ter todo o histórico da conversa … ele jamais deve pedir algo que já foi conversado com o bot
  12. Sempre que possível use a UI do canal para facilitar, ex.: os botão do Messenger
  13. Muitas vezes abrir uma web-view com um pequeno form, resolve muito coisa.

É sempre bom ter a Oracle, Microsoft e IBM falando sobre bots, traz respaldo ao mercado, mostra que o brinquedo não é só para start-ups, mostra que isso tudo que todos nós estamos fazendo é business de verdade!

Bots Brasil

Conectamos pessoas e compartilhamos conteúdos relacionados à Bots, Inteligência Artificial e Interfaces Conversacionais em Português.

Eduardo de Souza

Written by

Diretor de operações na ComTodos plataforma para criação e Chatbots.

Bots Brasil

Conectamos pessoas e compartilhamos conteúdos relacionados à Bots, Inteligência Artificial e Interfaces Conversacionais em Português.

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade