Os bots (e IA) estão se tornando invisíveis ?— links da semana.

Coleção de artigos, dicas e destaques para o mundo dos bots. 🤖



A automação está se tornando uma parte invisível dos nossos dias… Sem perceber, cada vez mais estamos dependentes dela e temos acessos à várias experiências ou até mesmo serviços através de poucos cliques (no nosso celular).

Dentre vários fatores, essa dependência pode vir de um conceito muito interessante chamado “Design de Antecipação”, onde as experiências das pessoas são projetadas antes mesmo delas precisarem de alguma coisa:

"Design de Antecipação é o uso do poder da tecnologia para eliminar decisões das nossas vidas."
Jonatas Guerci

Contudo, um grande problema pode existir se essas decisões forem tomadas com base em interesses próprios e que beneficiem um grupo de pessoas específico. Na medida que essas novas tecnologias se fazem presentes na nossa sociedade, precisamos refletir o máximo sobre quem está criando elas, o que motiva elas a desenvolver e quais implicações essas novas tecnologias podem trazer para a nossa sociedade — afinal, estamos chegando em um ponto que é possível entrar e sair da loja sem precisar passar pela fila do caixa:

Quanto mais invisível for uma tecnologia, maior é a sua complexidade de implementação. Portanto, na medida que as tecnologias vão ficando cada vez mais invisíveis, mais difícil é o entendimento do funcionamento e das decisões que os algoritmos tomam por nós, meros humanos — esse sim, pode ser o verdadeiro perigo para nossa sociedade.

Por isso, chegou a hora de começar a questionar e entender melhor a construção desses algoritmos que estão cada vez mais presentes nossa sociedade e entender mais sobre como nós podemos atuar um futuro mais transparente, não apenas invisível.

Antes que seja tarde, e a tecnologia se torne um problema perveso.
Você pode aprender mais sobre essas discussões junto a mais de 10,000+ pessoas interessadas em bots, inteligência artificial e interfaces conversacionais na comunidade chatbot brasil →

Participe da nossa conferência: http://conf.botsbrasil.com.br/
O resumo dessa semana visa responder a pergunta: “os bots e a inteligência artificial estão se tornando invisíveis?”

Destaques da semana

Bots não fracassaram; eles simplesmente se tornaram invisíveis.
Em outras palavras, os bots nunca foram embora; eles apenas se tornaram invisíveis. Cada vez mais mensagens automatizadas podem ser encontradas nos sites e aplicativos das empresas. O trabalho continua à todo vapor.
Casey Newton.

É hora de abordar os problemas éticos da inteligência artificial.
Inteligência Artificial não é inteligente sem os seus problemas. Para garantir que ela possa fazer o bem, primeiro precisamos entender os riscos e o que acontece com os algoritmos que a tornam inteligente.
 — Abby Beall.

Eleições futuras podem ser influenciadas por chatbots inteligentes.
Os bots provaram ser uma das melhores maneiras de transmitir pontos de vista extremistas nas mídias sociais, mas também amplificar essas visões de outras contas genuínas, gostando, compartilhando, retweetando, ouvindo e seguindo, da mesma maneira que um humano faria.
 — Lisa-Maria Neudert.

A arte gerada por computador irá à venda ao lado de obras feitas pelo homem neste outono.
Este não é o primeiro exemplo do uso de inteligência artificial para criar arte, mas sim a primeira vez na história que uma casa de leilão famosa irá fazer um evento para vender artes criadas de forma artificial.
— Kristin Houser.

10 formas que a inteligência artificial pode ajudar a sua equipe a aumentar as vendas.
Muitas empresas usam software para agendar reuniões, escrever e enviar e-mails, organizar contatos e muito mais. A inteligência artificial pode ir além desses esforços e ajudar ainda mais a sua equipe de vendas a se tornar mais eficiente.
— Michael Georgiou.

Professores estão prestes a ser substituídos por bots?
A medida que as tecnologias entram nas salas de aula, as pessoas que trabalham como educadoras também se moverão, é como diz o ditado “de um sábio no palco para um guia de palco”.
Derek Newton.

A AI (arquitetura da informação) da IA (Inteligência Artificial).
Assim como uma boa arquitetura da informação de um produto ou app pode contribuir com uma boa experiência, como podemos organizar as informações para uma interface conversacional?
Aditya Srinivas.



Curta / Documentário da semana

Robôs e inteligência artificial: o futuro é automatizado e todo trabalho está em risco [Automação, pt. 1] | Produzido por AJ+Docs

“Os robôs já estão mudando de emprego, uma gama infindável de robôs entra em nossas vidas cotidianas. Do transporte para o trabalho de serviço até trabalhos de alto nível, como médicos e advogados, este documentário explora como a robótica e a inteligência artificial estão mudando o local de trabalho…”.


Curtiu? Então 👏👏👏👏👏👏👏👏