Os melhores bots de 2017 foram… #BBA17

Confira o resultado do nosso primeiro Bots Brasil Awards — uma votação para escolher os melhores bots de 2017.

Com muita felicidade, estamos anunciando os melhores bots de 2017 eleitos pela comunidade/público geral e pessoas influentes no nosso mercado.

De nov/2017 até jan/2018, recebemos indicações e ajudamos a comunidade a eleger algumas das melhores experiências do mercado nacional.

O objetivo dessa votação é ajudar a comunidade a se unir (ainda mais) e trocar ideias sobre os melhores bots do ano. Assim, esses bots podem servir como base / inspiração / benchmarking para os que estão por vir em 2018.

Entenda a votação…

Durante a 1ª fase, 380+ pessoas espalhadas em 90 cidades de 3 países, indicaram cerca de 60 bots que funcionam através de apps, Facebook Messenger, Twitter e até mesmo sites. No entanto, apenas os 5 bots mais bem colocados nas seguintes categorias passaram para a 2ª etapa:

  • 💳 Serviços
    Bots que atuam como um facilitador no acesso a serviços ou informações, realizar transações, atendimento, SAC e etc;
  • 💰 Commerce
    Bots que atuam como um facilitador no processo de vendas, aquisição de clientes, geração de leads / ofertas qualificadas e afins;
  • 📰 Mídia
    Bots que atuam como um facilitador no acesso à notícias, serviços ou informações relacionadas a televisão, rádio, notícias, meios de comunicação e mídias no geral;
  • 🎉 Entretenimento
    Bots que atuam como um facilitador no acesso à informações relacionadas a eventos, festas, celebridades e outras;
  • 🤖 Assistente Pessoal
    Bots que atuam como um facilitador na educação, controle de finanças, gestão do tempo, previsão do tempo, autoconfiança, etc;

Agora, com o final dessa 2ª etapa, cerca de 2,600+ pessoas, de vários lugares do Brasil e do mundo, votaram nos melhores bots na categoria pública. Além disso, contamos com a ajuda de 16 pessoas que trabalham, contribuem com a comunidade e influenciam a nossa indústria para escolherem os melhores bots na categoria influencers:

A única condição era de que essas pessoas, influenciadoras, não podiam votar em bots que elas (ou suas empresas) desenvolveram.

E os melhores bots de 2017 foram…

💳 Serviços

💳 Feedbacks — categoria influencers:

  • “Fluxo completo, bem desenhado e atende os objetivos propostos pelo bot de forma simples e fácil”
  • “Fluxo simples e personalizado (conteúdo voltado para o bot com respostas sucintas), consegue entender texto e responde perguntas genéricas também.”

💰 Commerce

💰 Feedbacks — categoria influencers:

  • “Recursos inovadores, o bot do ShopFácil também tem um excelente fluxo conversacional, sem enrolações e direto ao ponto.”
  • “Bot com gamificação (personagens) e uma jornada muito bem explicada, me senti muito confortável, muito próximo de um humano.”
  • “O bot se apresenta, engaja (\o/), guia conversa, bom tom de voz e resolve dor, jogando o cliente direto pra página de check-out.”

📰 Mídia

📰 Feedbacks — categoria influencers:

  • “Inova na forma de acompanhar assuntos políticos, aumentando o engajamento social. Fluxo simples, bot com personalidade divertida e informativa.”
  • Beta feminista traz informações chatas de forma mais acessível e sem que a gente precise sair de dentro do bot. É uma nova possibilidade de usar um app simples pra fazer mudanças reais no país.
  • “A equipe conseguiu encontrar uma forma de criar “empatia” por uma causa. A Beta traz uma personalidade e uma imagem forte, conseguindo de fato fazer com que as pessoas prestem atenção nas pautas que estão sendo discutidas. Diferente de um mailing ou uma postagem nas redes sociais.”
  • “Trata de um assunto super atual e relevante com conversa descontraída.”

🎉 Entretenimento

🎉 Feedbacks — categoria influencers:

  • “Achei que o bot conseguiu conectar bem as pessoas ao evento, não apenas as que estava presentes mas como todo um publico que estava interessado no Rock in Rio. O Bot acabou fazendo com que as pessoas que não foram ao evento, quisessem acompanhar o que estava acontecendo e assistir aos shows.”
  • “Bot de evento muito bem desenhado, com jogos para entretenimento buscando retenção. Case muito bem executado.”
  • “Proposta inovadora para um bot de evento, contemplando jogos/missões, além das informações básicas sobre o evento (FAQ). A dinâmica das missões, juntamente com a personalidade do bot, tornaram a experiência divertida para o usuário, com conteúdo para quem foi e quem não foi nos shows.”

🤖 Assistente Pessoal

🤖 Feedbacks — categoria influencers:

  • “De todos os assistentes pessoais que testei, é o com melhor experiência, apesar de eu não estudar pra concurso, o formato das informações e o fato de incluir mensagens de audio me chamou muito a atenção.”
  • “Pela UX do chatbot, que é fantástica.”
  • “Conteúdo rico no bot (áudio, imagens, notícias, quiz) para ajudar a preparar os candidatos, passa a informação de forma descontraída e de acordo com as escolhas do usuário, ensina e informa de maneira divertida.”

🏅 Menção Honrosa

Também existiram algumas experiências que não passaram adiante para a 2ª etapa, mas valem a pena serem mencionadas:

Amigo Anônimo →

“Por envolver uma causa social, realmente resolver um problema e causar um impacto na sociedade com as funcionalidades apresentadas (encontrar um centro próximo, autodiagnóstico, como ajudar um amigo, etc) e pelos grandes resultados alcançados.”

O que acontece com os bots vencedores do #BBA?

Vamos entrar em contato com as pessoas / empresas que desenvolveram essas experiências para perguntar sobre como elas conseguiram “chegar lá” e impactar tanta gente — alguns destes já passou da casa dos milhões de mensagens trafegadas.

Muito obrigado pela contribuição de vocês! 🙌
Caso tenha interesse em contribuir, entra em contato com a gente →

Curtiu? Não esqueça de 👏👏👏👏👏👏

Chatbots Brasil é uma comunidade de pessoas interessadas em Bots, C.U.Is, Inteligência Artificial e assuntos relacionados.

Veja como fazer parte:

One clap, two clap, three clap, forty?

By clapping more or less, you can signal to us which stories really stand out.