Os Melhores do Bots Brasil Awards 18–19

Confira o resultado da nossa votação feita em conjunto com a nossa comunidade e especialistas do mercado.

Caio Calado
Mar 25, 2019 · 6 min read
  • No dia 9 de janeiro de 2019, lançamos a nossa 2ª Edição do Bots Brasil Awards: uma ação feita em conjunto com nossa comunidade e especialistas do mercado para eleger os melhores bots do ano;

Com 2x alcance o da edição anterior, chegamos ao final da 3º etapa: a votação pública. Contamos com a participação de 5,778 pessoas de 19 países e de todos os estados (e Distrito Federal) do Brasil. Tudo isso com um único propósito: escolher os melhores bots do ano.

Nesta segunda edição, a gente esperava um número de votos ligeiramente maior em relação ao ano passado. Afinal, ter um alcance de 2,900 pessoas logo de primeira é um número muito grande de pessoas e eu não sei vocês, mas impactar esse tanto de gente de novo não é algo tão simples assim.

💭 Curiosidade: o alcance da nossa primeira edição foi tão grande que foi quase 50% superior a uma premiação de comunidade equivalente, mas com escala global: o ChatBottle.

Mesmo com um número grande de pessoas neste ano, confesso que o mais legal dessa edição foi conhecer um pouco mais da história de cada um dos bots e do impacto (e significado) que esses produtos trouxeram para as equipes que os fizeram e as pessoas que conversaram com eles:

Para cada resposta, botão ou até mesmo mensagens de erro que os bots apresentam, várias pessoas (e muitas às vezes de várias organizações) precisaram trabalhar em conjunto para fazer isso acontecer — em alguns casos, os bots trouxeram sentido não só para a equipe, mas também para as pessoas que conversaram com eles e para algumas empresas / startups.

Contudo, sabemos que muitos ainda poderiam ser melhores: os bots de hoje ainda enfrentam muitos problemas.

Mesmo com alguns desses problemas, não podemos negar que quando eles oferecem uma boa proposta de valor somado a uma boa curadoria de conteúdo e uma escolha estratégica do micro-momento para se ter uma conversa, é fato que esses bots vão conseguir criar experiências incríveis:

Por um lado, bots que resolvem problemas das pessoas que conversam com eles; Do outro, bots que trazem resultados estratégicos para as empresas: desde redução de custos até mesmo melhorar o relacionamento com clientes.

É justamente por isso que criamos o Bots Brasil Awards: para ajudar o mercado a conhecer as melhores experiências do mercado e além disso, ter um ponto de partida para criar as boas experiências conversacionais: um benchmark para o futuro 💫.

Confira o resultado do Bots Brasil Awards 18–19 logo abaixo.

Os melhores bots por categoria foram…

Na categoria 🤖 Assistentes Pessoais…

  • Escolha de Especialistas: Dr Wilson.

Na categoria ❤️ Ação Social…

  • Escolha de Especialistas: Fabi Grossi (Projeto Caretas).

Na categoria 📣 Campanha…

  • Escolha de Especialistas: McDonald’s.

Na categoria 🛒 E-Commerce…

  • Escolha de Especialistas: Suvinil.

Na categoria 🎉 Entretenimento…

  • Escolha de Especialistas: Cartoon Network (Princesa Caroço).

Na categoria 🎉 Inovação…

  • Escolha de Especialistas: Itaú — Vagas Agência.

Na categoria 💡 Outsiders…

  • Escolha de Especialistas: Garimpeiros da Netflix.

Na categoria 💳 Serviços…

  • Escolha de Especialistas: Magazine Luiza (Magalu).

Na categoria 🏆 Melhor Bot do Ano…

  • Escolha de Especialistas: Fabi Grossi (Projeto Caretas).

Nossa Menção Honrosa vai para…

🤔 E agora? Acabou tudo? Tem mais coisa do Bots Brasil Awards?

Sim! Vamos preparar uma série de artigos, eventos e outras ações com as equipes responsáveis pela criação dos bots vencedores ao longo do ano para compartilhar dicas, lições aprendidas e vários outros insights com a comunidade:

A primeira delas é um convite para participar da Conferência Bots Brasil 19: link para inscrição early-bird.

Não podemos garantir que todas as equipes terão o interesse em contribuir, uma vez que essa participação é voluntária, mas quem tiver interesse, só seguir nossa página dedicada ao Bots Brasil Awards 18–19.

🔎 Transparência

Escondemos informações pessoais de cada pessoa para garantir o anonimato (das pessoas e das suas escolhas), mas todos os bots indicados e todas as votações (2ª e 3ª etapa) estão disponíveis publicamente para consulta:

Bots Brasil é uma iniciativa para de pessoas interessadas em Bots, Interfaces Conversacionais, Inteligência Artificial e assuntos relacionados.

→ Participe e acompanhe a nossa comunidade.

Resumo individual de todos os bots vencedores:

Bots Brasil

Conteúdos para quem trabalha com interfaces e inteligência artificial conversacionais

Bots Brasil

Conectamos pessoas e compartilhamos conteúdos relacionados à Bots, Inteligência Artificial e Interfaces Conversacionais em Português.

Caio Calado

Written by

Community Manager @ Bots Brasil / Conversational Experience Designer Consultant / Evangelist @ Botsociety.io

Bots Brasil

Conectamos pessoas e compartilhamos conteúdos relacionados à Bots, Inteligência Artificial e Interfaces Conversacionais em Português.