Pá-pum: construa e teste automações gratuitas de WhatsApp em menos de 5 minutos usando Zenvia Flow

Felipe Magalhães Bonel
Bots Brasil
Published in
5 min readJun 17, 2020

Desde 2018, quando a WhatsApp Business API finalmente teve suas portas (ou endpoints, como preferirem) abertas para o público por meio dos Business Solutions Providers — os famosos BSPs — , a adesão de grandes empresas ao mais popular aplicativo de mensageria do mundo como touchpoint e como canal para automações e integrações com softwares terceiros vêm se tornando uma tendência cada vez maior. Pequenas e médias empresas também tiveram seu acesso facilitado, é verdade, mas um pequeno detalhe ainda separa muitos potenciais utilizadores — e principalmente o público desenvolvedor — da adoção da solução per se: a existência de custos de implantação de saída e a dificuldade cada vez maior de se executar um try and buy.

Pensando nesta problemática, a Zenvia adicionou recentemente à sua plataforma de comunicações um recurso de sandbox, que permite que desenvolvedores tenham acesso às APIs de forma gratuita (e obviamente com uma margem de consumo limitada) para rodar desenvolvimentos e testes sem onerar o caixa da TI. A partir de hoje, esta funcionalidade se estenderá ao Zenvia Flow — ferramenta que permite a construção de automações multicanal, incluindo, mas não restritras a chatbots — e permitirá que usuários utilizem todo o poder e versatilidade do flowbuilder para construir soluções versáteis, fáceis de integrar com outros softwares e simples de testar… E de graça!

Este artigo é um tutorial rápido que vai te ensinar a configurar sua conta e sair de zap em poucos minutos.

  1. Criando uma conta na Plataforma de Comunicação da Zenvia:

A plataforma da Zenvia permite que usuários se cadastrem de forma gratuita para experimentar os produtos. Para isso, basta ir em app.zenvia.com e partir para o abraço!

2. Criando um fluxo de WhatsApp

Uma vez dentro do ambiente, a opção “criar novo chatbot” estará na boca do gol, esperando por você. Basta clicar ali, selecionar um fluxo em branco e garantir que o canal “WhatsApp” esteja selecionado.

3. Escolhendo a natureza de sua automação

Ainda nesta etapa, é possível optar por criar fluxos ativos (a partir de templates de notificações previamente aprovados pelo WhatsApp — deixamos dois à disposição para vocês testarem 😉) ou receptivos (aqueles iniciados por uma mensagem enviada pelo usuário final). Basta selecionar sua modalidade favorita e seguir em frente!

Templates pré-aprovados para fluxos ativos
Tela de confirmação para fluxos receptivos

4. Brincando com o workspace

Uma vez selecionada a natureza do fluxo, a automação em questão já estará pré-configurada para ser utilizada, conforme imagem abaixo:

Exemplo de fluxo ativo

Você, como usuário, é livre para utilizar todos os recursos do flow builder para customizar o fluxo como quiser!

Editando e adicionando novos passos num fluxo

Inclusive, todos os componentes do Zenvia Flow estão disponíveis nas versões free do software, inclusive as REST API e os Webhooks. Isso possibilita ao usuário um mundo de possibilidades: integrações com CRMs, adição de inteligência artificial, criação de funcionalidades personalizadas com spring expression language, adição de recursos de speech-to-text para compreender áudios do usuário e muito mais! Um tutorial de exemplo bem bacana pode ser encontrado aqui.

Depois de brincar à vontade, está na hora de descer para o play!

5. Preparar, apontar, testar!

Quando o fluxo desenhado estiver satisfatório, basta clicar em “testar na sandbox” para partir para a brincadeira a sério. Neste momento, um pop-up surgirá pedindo que você leia o QR code ou mande uma keyword personalizada para o número da Sandbox. Basta executar um dos passos e partir para o abraço!

Tela de configuração da sandbox

Você deverá receber uma mensagem de confirmação no seu celular atestando o sucesso da integração…

… e outra no próprio flow, te indicando como continuar o fluxo!

A partir daí, basta clicar em “testar no sandbox” e tocar para o fundo do gol!

No caso de automações ativas, o Sandbox te pedirá para realizar a configuração do template e preparar o disparo:

E, no app, já será possível conferir o resultado em tempo real:

No caso de fluxos receptivos, você deverá receber orientações de como iniciar o bate-papo:

Basta começar uma interação para ser envolvido imediatamente pela facilidade do casamento Sandbox + Flow!

6. Parabéns!

Você acabou de criar automações no WhatsApp de forma gratuita e rápida, com liberdade para integrar, inovar e testar de um jeito simples!

Se tiver ficado alguma dúvida, basta deixar um comentário por aqui que terei o maior prazer em te ajudar!

🎉

--

--

Felipe Magalhães Bonel
Bots Brasil

An uneasy brazilian on a mission to make bots listen, think, and talk.