Por que você deve abraçar os Chatbots
Facebook Developer Conference: F8
O Facebook na semana passada (18 e 19 de abril) anunciou no seu evento anual Facebook Developer Conference: F8, que 1.2 bilhões de usuários estão usando o Messenger e que a plataforma possui 100.000 bots. Mencionou também que muitas marcas estão usando o Messenger para adquirir novos clientes, oferecer melhor atendimento, permitir comércio e transações financeiras. Além disso, ressaltou que as marcas que utilizam o Messenger tem melhor comunicação com seus clientes.
O chefe de produto do Messenger, Stan Chudnovsky, comentou que o Facebook já tem 60 milhões de empresas no ecossistema e uma grande quantidade delas está no Messenger. O chefão citou, inclusive, que a ferramenta de bate-papo é “a nova sala de estar social para o mundo”.
Um dos principais usos dos chatbots atualmente é o atendimento ao cliente. Bom atendimento é a chave para ganhar clientes leais e repetitivos (que gastam) — chega ser um clichê. Nesse esforço para oferecer o melhor serviço, empresas estão começando a aproveitar as vantagens de ter um chatbot (*).
(*) Quando eu falo de chatbot não estou mencionando essas porcarias que as empresas de telefonia(principalmente) utilizam. Estou falando deste tipo de chatbot aqui KAYAK e Mastercard.
Antes de mais nada. O que é um Chatbot?
Chatbots são programas de computador que usam inteligência artificial para se comunicar com os humanos e servi-los com as informações necessárias. Ele é projetado (de certa forma) para personificar outro ser humano e dar respostas amigáveis usando o processamento de linguagem natural (NLP) e aprendizagem de máquinas.
Alguns exemplos onde os chatbots estão sendo utilizados:
Varejo: Absolut , Metro , eBay , SnapTravel
Atendimento: KLM , Globe , Rogers , Hyatt
Finanças, Planejamento e Serviços Financeiros: American Express , PayPal , MoneyGram , Western Union , Wells Fargo , MasterCard
Outros: Activision , Tommy Hilfiger
Curiosidades
- Rogers, maior operadora de telefonia celular do Canadá, viu um aumento de 60% na satisfação do cliente ao fornecer serviços no Messenger.
- Microsoft, Oracle, Google, Twitter e IBM estão em negociações para improvisar a experiência de seus clientes com chatbots. Eles planejam implementar a Inteligência Artificial no segmento de atendimento ao cliente até 2020.
- Globe nas Filipinas aumentou a produtividade dos funcionários em 3,5x adicionando automação via Messenger.
- Em 2 meses de operações o Paypal se conectou com 2 Milhões de contas no Facebook — e o números não param de aumentar.
Concluindo
Existem aproximadamente 100.000 chatbots ativos no Messenger (Daaaaammmmnnnnnn!!!).
Existem aproximadamente 100.000 chatbots ativos no Messenger. Este número explica a tendência crescente da inteligência artificial. A influência desta tecnologia sobre as pessoas é inevitável, o que obriga as empresas a se adaptar a eles. Com base nisso, é melhor ser pioneiro nesta tecnologia e ganhar uma vantagem competitiva.
Pequena observação
Qual o principal App de comunicação hoje? Então! O Facebook já está desenvolvendo API’s para implementar chatbots no WhatsApp.
Recomendação de leitura
O que os chatbots oferecem para as marcas? — Think with Google
Facebook F8 2017 — As principais novidades apresentadas no evento
Referencias
Messenger Platform 2.0 Debuts at F8
Facebook Developer Conference: F8
Mastercard Releases Masterpass Chatbot for Intuitive Consumer Experiences
Chatbots as Loyal Friends to Humans: Age of Artificial Intelligence (AI)
Chatbots: Um mundo de possibilidades para empresas e consumidores
Meus outros canais
www | linkedin | twitter | pinterest
Gosto de ouvir opiniões, se tiver alguma; estamos aí!
No bullshit. No gimmicks. You got it!