Quais são os perfis de profissionais na indústria de Chat & Voice Bots no Brasil?

Nossa pesquisa para ajudar o mercado a se conhecer melhor

Caio Calado
Bots Brasil
3 min readNov 3, 2020

--

“Sem dados você é uma pessoa qualquer com uma opinião.” – W. Edwards Deming

Faz um tempo que a gente vem falando sobre a importância da diversidade nos times que constroem essas experiências conversacionais. E que é importante criar um time multidisciplinar (conhecimentos tácitos e habilidades) para criar experiências de sucesso, mas será que o nosso mercado é diverso ou multidisciplinar?

Outras perguntas que a gente também está buscando as repostas:

  • Como andam os planos de carreira?
  • E as satisfações pessoais e profissionais dessas pessoas?
  • Qual a visão de futuro coletiva da indústria como todo? (desafios e oportunidades)
  • Existe diversidade nas indústrias de Chat e Voice Bots?

De acordo com um relatório publicado pela McKinsey com título“Entregando através da Diversidade” a diversidade étnica, cultural e de gênero pode sim ter ser um fator de sucesso nas empresas (influenciando desde na lucratividade das empresas até na percepção de valor criado pelas empresas). Leia mais sobre este estudo neste link.

Temos algumas opiniões formadas sobre essas perguntas, muitas são baseadas nas nossas vivências ao longo dos últimos anos e conversas com as pessoas das comunidades e que trabalham para inúmeras empresas em todo o Brasil, mas faltam evidências e uma fotografia que indiquem como as coisas realmente estão.

Pensando nisso, resolvemos criar o nosso 1º Mapeamento de Perfis de Profissionais das Indústrias de Chat & Voice Bots no Brasil 2020.

Uma fotografia do mercado brasileiro no formato relatório com algumas análises e percepções da nossa indústria. Nele, vamos analisar o ponto de vista de profissionais e as suas percepções em relação à:

  • Papéis e habilidades
  • Satisfações (com suas carreiras)
  • Opiniões sobre a indústria (onde trabalham, que cara tem a nossa indústria, e futuros e desafios)

Para participar da pesquisa de forma anônima, basta acessar e preencher o formulário no link: bit.ly/botsbr-panorama2020-form

Aproveito para reforçar algumas coisas que estão no formulário:

  • Para tonar anônimo, utilizamos uma chave individual para preencher o formulário– se por acaso você quiser remover os dados da pesquisa antes da criação do relatório, só enviar um email para ola@botsbrasil.com.br informando a sua chave individual.
  • Garantimos o anonimato da pesquisa e não vamos compartilhar os dados dessa pesquisa de forma pública, apenas a nossa análise e percepções da amostra coletada com os devidos cuidados de proteção aos dados.
  • Todos os dados serão excluídos após o dia 31 de janeiro de 2021; ficando apenas disponível publicamente o relatório como uma “fotografia” da indústria. O relatório ficará disponível publicamente e uma vez publicado, podemos fazer algumas revisões e atualizações antes do prazo de exclusão.
  • Vamos desenvolver parcerias com comunidades, empresas e outras iniciativas para nos ajudar na ampliação e divulgação tanto da pesquisa quanto do relatório final. As comunidades terão uma participação especial na criação desse relatório final fornecendo feedbacks, revisões, citações e outras mentorias durante o processo.

Se por acaso você tem alguma dúvida ou sugestão, por favor, entre em contato no email ola@botsbrasil.com.br.

Nosso objetivo é ajudar as pessoas e as empresas a entender, recrutar e desenvolver melhor profissionais que fazem parte da nossa indústria.

--

--

Caio Calado
Bots Brasil

Conversational Experience Designer Consultant and Advocate // Community Manager @ Bots Brasil