Retrospectiva 2017: Chatbot Brasil

Uma comunidade de pessoas interessadas em Bots, Inteligência Artificial, Interfaces Conversacionais e assuntos relacionados.

Foto do nosso último meetup do ano.

Demorou um pouco, mas enfim chegou: nosso primeiro ano.

2017 marcou nosso primeiro ano de ações. Foi um ano muito rico para toda a comunidade e conseguimos ter várias conquistas para todo o ecossistema nacional.


Vou dividir essa conversa em 3 etapas:

  1. 📊 Dados sobre a comunidade e nosso crescimento
  2. 🤖 Cases de mercado que se destacaram
  3. 🌟 Indicativos que nosso ecossistema pode ser referência no mundo;

Sei que às vezes é difícil acreditar, mas espero que ao longo desse texto você possa perceber que o ecossistema brasileiro, mesmo com poucos holofotes (da própria mídia nacional) e crença das próprias pessoas brasileiras, é um destaque mundial nesse rolê de “chatbots” ou melhor, interfaces conversacionais.

Aprendemos muita coisa ao longo de 2017, isso tudo por conta da sua contribuição e interesse em bots. #gratidão

Nosso 1º meetup em dez/2016 na ThoughtWorks Brasil.

1) 📊 Dados

A comunidade teve um grande crescimento devido às pessoas incríveis que fizeram parte dela. Seja participando de um dos nossos meetups, escrevendo um post no nosso blog, gerando discussões interessantes na comunidade ou até mesmo só chegando junto no grupo.

Sem o apoio dessas pessoas ou de empresas parceiras, a comunidade poderia não ter crescido tanto assim.

Assim como a comunidade, toda tecnologia depende de pessoas para dar certo. Contamos com a sua ajuda para que 2018 seja um ano ainda melhor.

Aqui vão alguns dados bem legais sobre nosso crescimento ao longo de 2017:
Crescimento do grupo Chatbot Brasil no Facebook nos últimos 6 meses.
  • A comunidade cresceu 2.141%…
    Saímos de 350+ (nov/2016) para 7,500+ pessoas (dez/2017).
  • Taxa de engajamento de 86%…
    Cerca de 86% das pessoas da comunidade comentaram, curtiram, compartilharam ou apenas se fizeram presentes no grupo do Facebook nos últimos 60 dias;
  • Realizamos 10+ meetups… 
    Conseguimos realizar meetups em 3 cidades do Brasil (BH, SP e RJ) e conseguimos incentivar outros grupos #ChatbotPE. Inclusive, ajudamos a organizar um meetup em San Francisco logo após o Facebook F8 — contamos com 9 países para falar de como é o seu ecosistema de bots.
  • Iniciamos um blog…
    Neste momento, o blog conta com 60+ artigos (e várias postagens com resumos semanais de notícias) em Português. Além disso, contamos com 10k+ views/mês e cerca de 200 pessoas/dia.
  • Realizamos nossa 1ª conferência…
    De maneira bem enxuta, conseguimos juntar 200 pessoas e várias empresas para discutir e trocar conhecimentos em relação a chatbots.

Fotos do nosso 6º Chatbot Brasil Meetup com o tema “como criar chatbots bons de papo”— contamos com 4 pessoas de 4 empresas diferentes no palco. Além disso, também contamos com a presença do incrível Fabricio Teixeira (diretamente de San Francisco/CA).

2) 🤖 Cases de mercado que se destacaram

Embora seja legal movimentar e organizar os eventos, os negócios não existem apenas por conta desses encontros, mas sim por conta de pessoas.

O mais legal de tudo isso é facilitar a troca de conhecimento entre essas pessoas para que elas possam criar cases ainda melhores em suas empresas.

Durante nossos encontros, buscamos trazer as pessoas que foram facilitadoras desses cases para conversar com a comunidade. Tivemos tanto a presença dos estrangeiros Peter Buchroithner, Emanuele Capparelli e Joe Toscano⚡️ quanto a presença de pessoas que mexem com bots desde 1984 — né Rodrigo Siqueira.

Aqui vão alguns cases:


Foto no final da nossa 1ª Conferência Bots Brasil

🌟 Indicativos que nosso ecossistema pode ser referência no mundo

Bem… esse ponto é ainda um pouco difícil de argumentar, mas o mercado brasileiro amadureceu bastante ao longo de 2017 e tivemos várias empresas entrando nessa nova onda de chatbots.

Recentemente, a MobileTime realizou um mapeamento do ecossistema de empresas que trabalham com chatbots no Brasil. No final da pesquisa, a revista constatou que o Brasil tem cerca de 8 mil bots que trafegam 500 milhões de mensagens por mês →

Se a apresentação/citação do VP da maior plataforma do mundo para chatbots (2x), um Cannes, redução de custos em R$ 1.5 milhão/mês e vários outros cases de engajamento não te convencer.. te convido para participar de um dos nossos eventos e nos ajudar a transformar o ecossistema brasileiro referência no mundo inteiro.

Vamos construir o melhor ecossistema de bots do mundo?

Ano que vem estamos planejando vários eventos, conteúdos e ações para fomentar ainda mais o nosso ecosistema. Contamos com a sua ajuda. #GiveFirst #GiveBack


Inclusive, estamos escolhendo os melhores bots de 2017:

Link para votação: http://bit.ly/bots-bba17

Veja como fazer parte:

One clap, two clap, three clap, forty?

By clapping more or less, you can signal to us which stories really stand out.