Inovação nos Setores Imobiliário e de Construção no Brasil

--

Nos últimos 10 anos os setores imobiliário e de construção passaram por um significativo processo de expansão no Brasil, com o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do setor superando o do país, afirma a Firjan.

Mesmo considerando os efeitos da crise internacional, esse dinamismo vem sendo sustentado, o que implica novos desafios em relação à inovação, tecnologia, qualificação profissional e ao estabelecimento de ambientes de negócios que favoreçam a produtividade, a competitividade empresarial e o desenvolvimento do país.

Diferencial entre o PIB da Construção Civil e o PIB do Brasil. Fonte:FGV e CNI — Estudo Firjan 2020

A cadeia da indústria da construção como um todo, historicamente, é resistente a inovação, embora alguns segmentos sejam mais intensivos na aplicação da tecnologia. Conforme se apresente como uma indústria pujante e com estruturas robustas de gestão, mas que está pressionada por fatores internos, relacionados, por exemplo, a produtividade e a crises de reputação, e ao contexto macroeconômico, tais como preço de commodities e salários.

No entanto, ainda é carente de soluções que industrializem seus processos. Além disso, a alta taxa de informalidade, burocracia, pouca padronização, e a baixa qualificação da mão de obra, acabam por gerar mais entraves ao desenvolvimento do setor. Apesar das dificuldades, diversas oportunidades para que as empresas proponham novas soluções para aumento de produtividade, industrialização e digitalização.

O fato de o setor está inserido em um ecossistema de negócios mais amplo, uma vez incorporando empresas de diversos segmentos, inclusive tecnologia, tende a abrir nesse momento suas fronteiras para a importância da inovação para o seu desenvolvimento. Com isso surge em grande escala as construtechs, empresas de tecnologia voltadas para o setor de construção civil. Ou seja, são organizações que estão estruturando processos e procedimentos para ampliar a sua atuação e atingir um fluxo de caixa positivo.

Com isso, inteligência artificial, ferramentas de big data e analytics estão entre as tecnologias que mais as organizações tradicionais da construção civil utilizam quando dinheiro não é um fator limitante. Uma alternativa a isso são as ofertas públicas com o uso da plataforma da BRAAIM para captação de investimentos para essas incorporações.

Essa associação gera um grande insight tanto para o investidor que ao adquirir o título consegue rentabilizar diariamente seu investimento, como para a empresa emissora que adquire capital para investir na sua operação. Todavia, a tecnologia precisa ser aplicada de maneira integrada e produtiva, para esses recursos se traduzirem em inovação, especialmente em um setor abrangente e competitivo.

Portanto, a evolução da tecnologia voltada ao setor de construção e a sua consequente integração, faz com que a inovação tenda a se tornar um elemento constitutivo. Ademais, a verdadeira vantagem competitiva do setor em questão residirá na capacidade de geração de valor das inovações, por meio do engajamento da liderança, da criatividade para a transformação do negócio e da promoção da convergência tecnológica.

--

--

Braaim - Brazilian Alternative Investment Market
bra_aim

Somos uma #Fintech de #InvestimentosAlternativos autorizada pela #CVM.