História
O judô é uma arte marcial japonesa criada por volta de 1880 por Jigoro Kano. Ele combinou outros estilos e incorporou regras do jujitsu, que usa a força do próprio corpo em defesa e ataque.
Primeiro esporte asiático a entrar nos Jogos, fez sua estreia em Tóquio 1964. Ficou fora dos Jogos da Cidade do México, em 1968, e retornou definitivamente em Munique 1972. As mulheres competem desde Barcelona 1992.
O Brasil é um dos países mais vitoriosos no judô em Jogos Olímpicos, tendo conquistado até hoje 19 medalhas — três delas de ouro.
Regras
Atualmente há sete categorias de peso no masculino, e igual número no feminino. As lutas duram até cinco minutos e acontecem sobre tatames sintéticos. O objetivo é projetar o adversário de costas no solo, finalizar com chave de braço ou estrangulamento ou imobilizar o oponente no solo. Os lutadores pontuam de duas formas, em ordem crescente de valor: wazari e ippon — este último faz a luta acabar a qualquer momento.
As penalizações podem acontecer por falta de combatividade, postura muito defensiva ou falso ataque. Em caso de empate, eles fazem o chamado “golden score”, uma disputa sem limite de tempo na qual quem pontuar primeiro leva o combate. Se o placar de pontos e penalidades de ambos seguir igual, a decisão fica por conta dos árbitros.
Para descobrir mais
Confederação Brasileira de Judô
http://www.cbj.com.br