Academia, docência e o mercado

Angelo Luz
Brainny Smart Solutions
5 min readDec 4, 2019

Neste artigo conto um pouco da minha trajetória acadêmica até chegar na docência e então conciliar sala de aula, coordenação dos cursos de graduação e pós graduação da Faculdade Senac e as minhas atividades enquanto CTO da Brainny.

O Bacharelado em Ciência da Computação

Em 2003, saindo direto do ensino médio, sem saber muito o que fazer, acabei optando pelo curso de Ciência da Computação, afinal, eu gostava de computadores. Família de caminhoneiros, de pouco estudo, em mim era depositada a esperança de alguém na família fazer uma Faculdade. Oriundo de uma formação básica precária, iniciei o curso com uma pegada matemática que, para mim, era pesada. Conteúdos que eu desconhecia, pois não tinha tido muitas das aulas do ensino médio que eram abordados como pré-requisito em disciplinas, o que de fato deveriam ser, mas que dificultaram bastante o meu start em uma área que entrei pensando que iria consertar computadores.

Após passar um pouco de trabalho, nivelar os conhecimentos necessários e aceitar que o curso era algo bem diferente do que eu havia imaginado, encontrei na programação, em especial quando entrei em disciplinas de orientação a objetos e banco de dados algo que me motiva a continuar no curso e me instigou a ir atrás de mais conhecimento. Em 2008 finalizei minha graduação, na qual desenvolvi uma ferramenta que aplica uma técnica de segmentação de imagens chamada “ snake” para analisar a eficiência de medicações em áreas necrosadas quando aplicadas em cobaias.

O Mestrado

No início de 2009 fui convidado a fazer o mestrado em Ciência da Computação com uma bolsa de pesquisa, para trabalho com algoritmos para redução de consumo de potência em dispositivos móveis, aplicando Algoritmos Genéticos, Colônia de Formigas, Bellmore e Nemhauser, Multistart e um algoritmo desenvolvido por mim, intitulado Anedma, que para o problema atacado se mostrava mais eficiente do que todas as outras soluções. Ainda, em paralelo ao mestrado realizava alguns freelas. Ao contrário da graduação, já mais maduro e com conhecimentos técnicos e científicos já consolidados, acompanhado por orientadores excelentes, realizei uma jornada mais tranquila e cheia de experiências ricas: 3 publicações nacionais, 4 internacionais, algumas viagens e muita experiência adquirida.

A Faculdade de Tecnologia Senac

Em 2011, ao concluir o meu mestrado, participei do processo de seleção para docente na Faculdade de Tecnologia Senac Pelotas e, após a desistência do participante que havia sido selecionado, acabei sendo chamado às pressas para iniciar em 7 dias a ministrar uma disciplina de Sistemas de Informação e outra de Fundamentos de Informática. Para quem nunca tinha dado aula que não fossem aulas pontuais que eram requisito do mestrado, foi um desafio e tanto, alguns acertos e muitos erros mas bastante disposição para fazer dar certo. Assim iniciou minha caminhada na academia. Enquanto isso, seguia trabalhando com pesquisa junto ao grupo de pesquisa que participava.

Logo assumi algumas disciplinas mais técnicas de desenvolvimento de software: Aplicações para banco de dados, Programação orientada a objetos e Programação para Internet… e três anos depois, em 2014, fui convidado a assumir a coordenação do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, já não conseguia mais me envolver com o grupo de pesquisa e já me afastava de outras atividades quaisquer de mercado, passei a me dedicar exclusivamente a Faculdade. Em 2017 passei a coordenar também o curso tecnólogo de Tecnologia em Redes de Computadores.

Em 2017 e 2018, na Faculdade Senac, tivemos muitas conquistas e destaques. Destaque em eventos regionais e notas de excelência junto a avaliação do ENADE, tendo o único curso da área de TI da região Sul a atingir nota máxima na avaliação, feito alcançado por apenas 5% dos cursos de todo o Brasil. Ainda, esses anos marcaram a aproximação dos eventos da instituição com as empresas locais e regionais. Nasce a SAJIC — Semana Acadêmica e Jornada de Iniciação Científica, cuja edição de 2018 já contou com 12 empresas patrocinadoras. Nasce também o 1º Hackathon da Faculdade Senac, com mais de 20 empresas envolvidas e participantes das principais instituições de ensino superior da cidade.

A Brainny

Em 2018, junto com meu colega professor e amigo Carlos Vinicius Rasch Alves, decidimos em paralelo a academia, unir forças e empreender na área de desenvolvimento de software, afinal, se como professores, preparamos o aluno para o mercado de trabalho e acreditamos no trabalho que realizamos, voltar a enfrentar o mercado aumenta nossas habilidades como docentes e da academia podemos extrair colaboradores de alto potencial técnico e comportamental. Um casamento perfeito.

Assim, em fevereiro de 2019, nasceu a Brainny, formada por 8 colaboradores que foram nossos alunos, os quais tínhamos certeza de que montariam um time de alto desempenho técnico, auto organizado e com uma sinergia que conceberia um time diferenciado. Em paralelo a isso, assumi a coordenação geral dos cursos de graduação, pós-graduação e extensão das áreas de tecnologia da informação e também de gestão de negócios.

Enquanto software house, trabalhamos com metodologias ágeis que valorizam e empoderam o time, aumentando assim as suas responsabilidades mas principalmente o seu sentimento de pertencimento com relação a empresa e pelos produtos que estão desenvolvendo, onde o time tem a liberdade para utilizar as tecnologias mais modernas de desenvolvimento de software que encontrarem, desde que atendendo às necessidades dos clientes.

A Brainny e a Faculdade Senac

Na Brainny consolidamos tudo que ensinamos na academia. Para a academia levamos nossas experiências com o mercado. Assim vamos alimentando essa parceria que é fundamental para a nossa busca pela excelência nas duas frentes. Assim, vamos fazendo da Faculdade Senac uma exceção com relação ao famoso distanciamento entre academia e mercado.

Tenho orgulho de dizer que nossos alunos são, sim, preparados para o mercado de trabalho e que a Brainny hoje é composta por um time de ex-alunos da Faculdade Senac. Um galera treinada pelo meu time de professores, que atende com excelência as minhas necessidades enquanto empresário.

--

--

Angelo Luz
Brainny Smart Solutions

Co-founder & CTO na Brainny/ Professor e Coordenador dos cursos de Graduação e Pós na Faculdade de Tecnologia Senac.