A Trybe evoluiu e a marca precisou acompanhar

Brand Gym
Brand Gym
4 min readDec 15, 2020

--

Original publicado no LinkedIn por Ana Attie, líder de branding da Trybe.

A Trybe foi fundada em agosto de 2019 e, desde então, fazemos melhorias contínuas na nossa estrutura, produto, processos e comunicação. No segundo semestre de 2020 entendemos que, com todas essas mudanças, precisávamos amadurecer nossa marca. Sempre fomos pessoas muito gratas por tudo que nossa marca anterior nos trouxe. Foi uma trajetória e tanto. Mas, temos a plena consciência que nosso sonho é grande e que o que fizemos até agora não nos levaria até onde queremos chegar. Para crescer, evoluir é preciso.

Temos uma cultura muito forte e, até então, só Trybers — seja pessoas estudantes ou colaboradoras — realmente conheciam o significado de fazer parte. Como uma tribo, a Trybe sempre teve o seu funcionamento próprio, fatos e gestos conhecidos pelo grupo. Mas quem estava de fora não tinha a real dimensão disso tudo.

Precisávamos vestir a marca com atributos e expressões que traduzissem quem a Trybe realmente é e o que ela representa para as pessoas: a conquista. O DNA da nossa marca está no encontro das pessoas com o sucesso. É por isso que ela vive e isso precisava ficar mais evidente, na marca e na identidade da Trybe.

Para nos guiar nessa jornada, contamos com a Brand Gym, uma agência focada em branding para startups. E, para chegar à nossa essência, estratégia e identidade da marca, foram 4 meses de muito trabalho.

4 meses intensos, mas recompensadores.

Como toda jornada de branding, a nossa começou com uma pesquisa profunda. Iniciamos o projeto ao final de agosto, com um processo de entrevistas e imersão no desafio. Logo no início de setembro, já tínhamos horas de gravação, grandes reuniões e muito compromisso e energia envolvidos.

Chegamos em outubro com toda força e motivação para encarar 5 dias inteiros de Sprint visando a definição de estratégia de marca, posicionamento, design, território visual e tom de voz. Tudo isso em tempo recorde. Essa foi a semana mais intensa e importante para todo o projeto. Criamos, dentro da Trybe, um comitê de marca e fizemos inúmeras reuniões de trabalho com a Brand Gym. Discussões, insights e brainstormings que culminaram em decisões estratégicas para a Trybe e nossa nova marca.

Após essa semana, saímos com várias definições e fizemos um processo de refino. Essa etapa é super importante. Saímos um pouco do comitê formado, e levamos o resultado para outras pessoas da Trybe, de diferentes áreas, que puderam construir junto com o time da Brand Gym também. Queríamos saber se tínhamos algum impedimento que não estávamos enxergando e fazer valer um dos nossos valores mais importantes, que é a transparência. Tínhamos um canal público no Slack em que qualquer pessoa da empresa tinha visibilidade para acompanhar a evolução do projeto.

Em novembro, já estávamos elaborando o brandbook e nos preparando para lançar a nova marca. Fizemos isso em etapas:

  • Lançamento para o time interno (20/11);
  • Lançamento para nossas pessoas estudantes (1/12);
  • Lançamento para o mercado (7/12).

Grandes números:

35 entrevistas com pessoas do time Trybe

20 entrevistas com pessoas estudantes e prospects

5 entrevistas com as principais lideranças Trybe e investidores

15 profissionais multidisciplinares envolvidos em todo o processo de criação (Brand Gym e Trybe)

Desde o início já sabíamos que a Trybe era uma marca que vive e trabalha para garantir o trabalho de suas pessoas estudantes. Todas as pessoas que trabalham aqui, acordam cedo para garantir isso.

Para refletirmos isso na marca, algumas mudanças foram necessárias.

DE: Uma marca com discurso indefinido e nada padronizado sobre quem é.

PARA: Uma marca bem posicionada e consistente.

DE: Uma marca focada nos benefícios financeiros do MSC, modelo de pagamento baseado em sucesso compartilhado pela Trybe e pessoas estudantes.

PARA: Uma marca que foca no MSC pelo viés do seu alinhamento de interesses genuíno entre a Trybe e a pessoa estudante.

DE: Uma marca objetiva, direta e transparente que fala de si.

PARA: Uma marca objetiva, direta, transparente e que, por meio do seu comprometimento e senso de pertencimento, cria uma esfera de confiança entre os que fazem parte dessa tribo. Surge daí uma das principais diretrizes da marca: falar menos sobre si mesma, e trazer mais pessoas estudantes para falarem por suas histórias, como protagonistas das conquistas da Trybe.

DE: Uma logo com alguns problemas técnicos de aplicação.

PARA: Uma logo estratégica e de amplo significado para a marca, representando o alinhamento genuíno da Trybe — com suas pessoas estudantes e com o mercado — e o ensino completo, de qualidade.

Uma marca que fala de pessoas e para pessoas, mostrando o valor da conquista das nossas pessoas estudantes.

Costumo dizer que o trabalho de marca não acabou, mas que acabou de começar. Chegou a hora de garantir que todas as nossas ações estejam alinhadas com nossa marca, para assim, termos consistência.

#VQV que foguete não tem ré e a nossa missão é gerar oportunidade para cada vez mais pessoas!

Confira nosso vídeo manifesto e comente aqui o que achou ❤

--

--