Foguete não tem ré: como se preparar para o lançamento da sua marca?

Marina Riecken Monteiro
Brand Gym
Published in
4 min readNov 4, 2020

Pra quem não sabe ou não me conhece, aqui na Brand Gym, atendo nossas queridas startups e sou responsável pela qualidade do projeto de branding e por apoiar o lançamento de marca. Apesar de serem startups de mercados diferentes com produtos totalmente diferentes, conseguimos trabalhar numa metodologia que pode ajudar toda e qualquer pessoa, empresa ou startup que tem uma marca pra ser lançada — e compartilhamos num mini treinamento. Não conseguiu ir? Não deu tempo de anotar?

Não se preocupe! Separamos aqui os principais hightlights pra que você possa fazer seu lançamento da melhor forma possível!

A pergunta:
Fiz um projeto de branding (ou não);
Criei nome;
Criei marca;
Tá tudo pronto, e agora?

Para todo lançamento de marca precisamos perseguir alguns objetivos:
O que queremos?
Explicar o que fazemos, o que a nossa marca é e nosso business, transformar nosso time e parceiros em embaixadores e defensores da marca e conquistar (novos) clientes.
E… O que não queremos?
Desperdiçar a oportunidade
de fazer um burburinho com a nossa novidade, que o cliente não entenda o porque estamos fazendo a mudança de marca ou quem somos nós e perder a nossa base de clientes (ou parceiros, ou fãs).

Tá bom, Marina, mas como a gente faz isso acontecer?

Aqui vai nossa metodologia e as minhas dicas para o lançamento:

Antes de qualquer coisa defina seus públicos (com quem você fala). Parece óbvio, mas o ideal é você pensar em todos-todos, vou listar aqui alguns deles pra ajudar: clientes, advisors, anjos, fornecedores, time.

Etapas de lançamento: definimos 4 etapas numa timeline para facilitar as conversas e brainstorm de ações das marcas que vamos lançar. São elas:
Etapa 0: Onde definimos quais são os públicos e quando vamos contar a novidade pra eles. E onde preparamos a casa — fazemos os materiais institucionais básicos e garantimos que temos a base de conteúdo para desdobrá-los.
A partir das etapas abaixo recomendo fazer brainstorm de ações que podem ser feitas por público. E outra recomendação? Pense em coisas absurdas! Depois a gente tem um momento pra filtrar o que fica!
Etapa 1:
É quando a gente conta pra quem é mais próximo da gente sobre a nova marca. São pessoas que precisam sentir que são especiais e que têm a novidade em primeira mão. Por exemplo: se estou lançando uma marca e já tenho clientes, eles precisam saber da minha mudança de marca antes do público em geral. Podemos enviar um welcome kit, fazer algum evento de pré-lançamento etc.
Etapa 2: É quando a gente bota nossa marca na boca do povo! É a hora que a gente de fato se veste de nova marca e faz barulho pra valer! Aqui é quando a gente coloca site no ar, app, instagram. Também podemos ter eventos, talks, patrocínios. O que a sua marca permitir! O céu é o limite.
Etapa 3: Sustentação. A gente define as ações e comunicações que serão constantes para garantir que a marca seja consistente a médio — longo prazo.

Aqui o one page com tudo o que falei antes. Essa curva amarela é esforço de lançamento (de time e quantidade de ações).

Com todo o brainstorm feito por etapa e público, é chegada a hora de priorizar o que fazer. Pra isso, a gente tem uma matriz maravilhosa:

Você vai ver que o quadrante 1 é um ótimo quick win — de ações que com pouco, você gera impacto positivo no seu público. E que talvez as ações do quadrante 4 você pode deixar de priorizá-las.

Claro que a matriz é uma maneira simplificada de priorizar as demandas e ações, e isso não quer dizer que você precisa fazer tudo na ordem dos quadrantes. Ela é só um mapa que dá apoio na decisão de matar, definir quais ações ficam e em qual momento devem ser executadas.

Matriz feita?
Agora é plotar todas as ações em um Trello (ou cronograma como você preferir), considerando as etapas de lançamento e garantindo que as ações ocorram de acordo com o cronograma previsto para sua marca :).

Boa sorte para o seu lançamento!

(Algumas dicas para o lançamento, porque eu não me aguento)
1. Esteja preparado para "trocar a roupa" de uma vez.
2. Cuidado e atenção com quem já é próximo.
3. Conquiste pela experiência, mimo e comunicação.
4. Alinhe discurso. Consistência sempre!
5. Celebre!

Dúvidas?

Entra lá na nossa comunidade que a gente troca uma ideia! :)

--

--

Marina Riecken Monteiro
Brand Gym

Designer e gestora de projetos da minha própria vida e de projetos de inovação, branding e impacto.