Marca nova para a união de duas empresas: conheça a Packem

Brand Gym
Brand Gym
Published in
3 min readJun 14, 2021

--

A partir da união da Junior e da LGD, empresas irmãs do ramo de confecção de embalagens para o mercado agro e outros segmentos, surgiu a Packem. Foi fundada por três experientes executivos do setor que tinham o desejo de empreender. Encontraram nesses dois negócios a oportunidade perfeita para unir as habilidades e a prática dos funcionários das fábricas, ao seus conhecimentos, visão estratégica e tino comercial.

Em um mercado totalmente pautado em produto e com um discurso já saturado de tradição e qualidade, havia ainda muita oportunidade para inovar com a Packem.

Eles chegaram até a Brand Gym com esse desafio de branding: uma marca para evidenciar essa nova fase do empreendimento, sob a nova direção, se diferenciar da concorrência já estabelecida e fazer uma transição suave e positiva, tanto para dentro quanto para fora.

O projeto de branding

Primeiro, fomos entender como funciona o setor de embalagens, principalmente Big Bags, que é o principal produto da Packem hoje. Foi um produto que passou praticamente ileso pela crise que começou com a pandemia: por estar diretamente ligada ao mercado agro, foi um setor ainda mais demandado. As embalagens de ráfia da Packem ajudam a transportar fertilizantes, sementes e outros materiais da indústria agrícola, para as fazendas que vão utilizá-los.

Nessa imersão, percebemos que a embalagem representa pouco do valor do produto final, mas tem um grande impacto na produção do cliente e na experiência de quem usa.

Entendemos que o grande valor nesse setor está no serviço. E, apesar de ser uma marca nova, a Packem carrega a herança de anos de boa imagem da Junior e da LGD. Outro ponto positivo que precisávamos explorar na estratégia da marca era a jovialidade e renovação trazidas pela nova gestão. Com muito mais energia para inovar e pensar em novas soluções, em um setor dominado por marcas frias, técnicas e pouco inovadoras. Por ser uma empresa com força de trabalho intensiva e muito relevante para a economia nas cidades em que está instalada, era preciso ter uma marca inspiradora e uma cultura forte, que dessem orgulho aos funcionários.

Com todo esse contexto, criamos o conceito de renovação, para posicionar a Packem como a marca que, assim como a resina, se renova a cada ciclo, se adaptando e ganhando uma nova função. A marca que renova a indústria e a desafia a ser melhor para a sociedade e para o planeta. E que também renova seus compromissos com clientes e com a sua comunidade. Tudo isso, para ser a empresa de embalagens de ráfia preferida pelas pessoas com quem a Packem se relaciona, porque no centro de tudo estão as pessoas.

Já como posicionamento para a marca, era importante destacar a qualidade do produto, mas queríamos dar protagonismo aos produtos dos clientes de Packem.

Por esse motivo a tagline: Contém a qualidade. Falamos da qualidade da própria embalagem que contém produtos de qualidade.

Para o visual, trouxemos elementos para evidenciar a atuação da empresa e apoiar a comunicação da marca. São tramas que representam as embalagens. Grafismos geométricos que transmitem exatidão e qualidade e, principalmente, a cor laranja, forte, energética e que se distancia da concorrência.

O logo, também inspirado em uma trama em diagonal, também pode ser percebido como uma embalagem, um cubo, desconstruído. E a tipografia em caixa baixa, torna a marca mais próxima e mais digital. Marca pronta para um novo momento: de renovação.

--

--