Os 5 sentidos: como o tom de voz da sua marca ganha vida

Dri Kimura
Brand Gym
3 min readMar 11, 2021

--

Cada vez mais, as marcas ocupam os mesmos espaços no meio digital, disputam pela mesma atenção, oferecem soluções e propostas de valor semelhantes. Para realmente diferenciar uma startup das demais, é importante oferecer mais que um bom produto, com suas features e logística. É preciso mostrar a que veio, no que acredita, o que representa e defende. Ou seja: é necessário que a marca tenha uma personalidade marcante.

Por isso, com base na criação de uma persona, são determinadas as diretrizes de tom de voz. O jeito de falar de uma marca pode ser literal, descontraído, autoritário, informativo, espontâneo, poético… Mas, para além do brandbook, o tom de voz está nas conversas que a marca tem com seu público, nos temas que ela representa e na maneira como responde a quem interaja com ela. O tom de voz é responsável por garantir que todos os pontos de contato com a marca contribuam para uma única narrativa, com a mesma abordagem.

Pensando do lado de dentro da empresa, o desafio é fazer com que o tom de voz tenha consistência na prática e vá além do time de marketing, para que também possa fazer parte da concepção do produto, da construção da experiência e do perfil de atendimento. Para que isso aconteça, as diretrizes de voz devem contribuir para todas áreas da empresa, oferecer ideias e aplicações nos 5 sentidos:

Na criação

Escute com atenção antes de regrar, perceba as palavras que você e seu time já falam e que podem tornar seu território verbal único ao expressar a personalidade da marca. Partindo da essência, defina o conceito principal da marca e faça o necessário para incorporá-lo à sua linguagem, da criação do manifesto à escolha de palavras e pontuação.

Na comunicação

Defina o tema central e o campo semântico da marca. Sobre quais assuntos ela fala? Como expressar seus diferenciais e seu posicionamento? Determine quais conversas essa marca irá puxar com seu público, quais pensamentos ela lidera e como fala sobre eles.

Na performance

Trabalhe nos exemplos de botões CTA, títulos para site e blog, nomes para produtos, linguagem do aplicativo, expressões para email-MKT. Sua marca convida ou convoca as pessoas? Ela faz sugestões ou recomendações? Explica detalhes ou vai direto ao ponto? Direcione a voz de vendas.

No relacionamento

Crie diretrizes de conversa com base nas perguntas mais frequentes dos seus clientes e nas principais dores do seu público. Se a sua marca se propõe a diminuir a burocracia, vá direto ao ponto. Se sua solução revoluciona o mercado, traga boas novas!

Na experiência

Pensando nos seus principais pontos de contato, como garantir que a marca faz o que fala? Como nossos temas, princípios e atributos de personalidade se tornam ações e rituais?

Um sexto sentido bônus:

É importante ter em mente a combinação dos 5 sentidos. Na prática, é assim que acontece com marcas de consistência. Você não sabe bem se foi o que ela disse, fez ou parece, mas existe uma personalidade ali. Um tom inconfundível.

--

--