Aproveitando as transferências no Brasfoot 2018 — Parte I | Negociações 03

Kaique Lira
Brasfooteiros
Published in
5 min readMay 16, 2018

O Brasfoot 2018 foi lançado faz poucas semanas e tivemos duas grandes novidades nesse lançamento, as habilidades dos jogadores e as transferências mais ativas de times não humanos. Mas muitas pessoas me perguntaram e podem estar se perguntando, o que realmente vai mudar com as transferências dos outros clubes?

Este texto faz parte da série #Negociações. Nessa série abordamos as diversas características da principal sistemática do Brasfoot.

Para acessar os outros artigos, clique nos links abaixo:

#Negociações 01–10%
#Negociações 02 — Comprando novamente

Caso você queira ir ao que interessa, busque o tópico: Tirando proveito das transações.

POR QUE MUDOU?

Em versões anteriores os clubes realizavam poucas movimentações durante o período de janela e após muitas temporadas os times permaneciam praticamente os mesmos, com apenas poucas mudanças e a inclusão de jogadores da Academia de Juniores.

Essa mudança se tornou necessária, pois na realidade sabemos como funciona o mercado da bola, clubes realizam diversas transações durante o ano, incluindo verdadeiros desmanches. Por exemplo, após o rebaixamento da Ponte Preta para a Série B do Campeonato Brasileiro deste ano, o clube dispensou 16 jogadores, incluindo o ídolo Aranha e o atacante Emerson Sheik.

O Brasfoot é um jogo simples, mas que sempre busca ter o máximo da realidade implantada dentro da realidade.

O QUE MUDOU?

O Emmanuel dos Santos atendeu aos pedidos dos seus sócios e implantou a mudança na sistemática das contratações, vemos atualmente mudanças sutis, mas muito significativas dentro do jogo.

· Atualmente podemos ver grandes jogadores se transferindo para mercados emergentes, como Ásia e países Árabes.

· Grandes jogadores indo para outros clubes do mesmo país

· Clubes realizando investimentos pesados na contratação de melhores jogadores.

Mas ainda assim vemos alguns pontos que precisam ser modificados, entre eles:

Transferências bizarras continuam acontecendo — O mesmo problema dos anos anteriores permanece, alguns casos são legais de se ver, mas outras são bizarras. Como por exemplo, Matip no Alianza Lima.

Jogadores se transferindo para rivais — Emmanuel poderia voltar com o sistema de rivais dentro do jogo, impossibilitando que os clubes rivais negociem entre si.

Por exemplo: Corinthians e Palmeiras, Real Madrid e Barcelona.

Estrelas dificilmente são vendidos — algo que sabemos que acontece com muita frequência é que grandes jogadores dos times principalmente das Américas são vendidos após boas temporadas para equipes e países melhores. Contudo, no Brasfoot isso não acontece, então dificilmente vemos o Vinicius Jr, Arrascaeta e o Mateus Vital sendo vendidos após conquistarem a bola de ouro ou a artilharia do Brasileirão.

Top Mundiais não são negociáveis — Temos nessa versão a possibilidade de que jogadores possam conquistar o status de top mundial (estrela mundial) se atuarem bem no Campeonato Nacional. Além dessa possibilidade, temos outros jogadores que já vem pré-configurados no jogo com esse status.

Entretanto, percebemos que a IA do jogo não realiza transferências desses jogadores, o que deixa o jogo com uma divergência discrepante com a realidade. Afinal, dificilmente um jogador que conquistou várias bolas de ouros ou artilharias no Brasileirão não são transferidos para a Europa ou Ásia.

TIRANDO PROVEITO DAS TRANSAÇÕES

ANALISANDO A JANELA DE TRANSFERÊNCIAS

A influência da reputação do clube

Como dito anteriormente, a nova sistemática de transferências nos apresentou diversas possibilidades e a principal delas é a compra de jogadores analisando o mercado.

Para se jogar Brasfoot muitas pessoas acreditam que o Brasfoot é apenas um jogo de escalar, vender e comprar, mas esses indivíduos esquecem que dentro dessas três atribuições do jogo existem sistemáticas que precisam ser analisadas. E, particularmente a principal característica que você precisa analisar na hora de contratar um jogador é analisando a reputação da equipe.

Em outra oportunidade poderei estar abordando este tema com mais profundidade, mas no momento você precisa entender que muitas sistemáticas do jogo estão ligadas ao nível de reputação do time e seu desempenho nas competições.

O valor do passe dos atletas, o quanto o time recebe de patrocínios, cotas de sócios torcedores é totalmente influenciado por esses dois fatores e é nesse momento que analisar a janela é muito importante para sua equipe.

Níveis de reputação de equipes no Brasfoot:

Mundial
Continental
Nacional
Regional
Estadual
Municipal

Para explicar melhor o quão importante é analisar o mercado de transferências, vamos relembrar de uma frase lá do início do texto:

· Atualmente podemos ver grandes jogadores se transferindo para mercados emergentes, como Ásia e países Árabes.

· Grandes jogadores indo para outros clubes do mesmo país

· Clubes realizando investimentos pesados na contratação de melhores jogadores.

Como relembramos os clubes estão investindo nas contratações, onde podemos ver jogadores de grandes equipes se transferindo para equipes de menor reputação ou para mercados menos influentes.

É praticamente impossível analisar todas as transferências realizadas durante a janela, mas é possível diminuirmos o tamanho da busca concentrando ela em fatores mais importantes para a nossa equipe.

Exemplificando melhor, se o seu time estiver na Série A, você deve analisar as transações de times com reputação Mundial e Continental.

Quer mais exemplo? Vamos lá.

O Real Madrid é uma das melhores equipes do mundo e seus jogadores são supervalorizados, entretanto após serem negociados com outros times o valor de mercado deles abaixa, afinal eles estão indo para equipes menores que o Real Madrid.

No Brasfoot vemos times menores da Espanha contratando o Sergio Ramos, o Asensio onde o passe está extremamente valorizado e após uma temporada em um time menor, o passe dele diminui consideravelmente.

É nesse momento que você deve agir.

Marco Asensio é um dos exemplos mais claros de valorização de um jogador, ele foi comprado por 3,5 milhões de euros junto ao Mallorca e hoje seu valor de mercado é de 75 milhões de euros. Impressionante, não é mesmo?

São só negócios

É preciso aproveitar essa oportunidade para realizar negociações, contrate os jogadores que você observou, após o final da temporada na equipe menor e tenha um jogador bom, com passe baixo e com possível probabilidade de revenda.

É essencial se vender jogadores em busca de retorno financeiro e a melhor possibilidade de lucro é essa: comprar jogadores de clubes pequenos e revendê-los após 1 ou 2 temporadas.

Não se apegue a jogadores, você é um manager e pode aproveitar muito bem a sistemática Venda & Compra, Compra & Venda.

Este texto tem Parte II, acesse ela por meio desse link:

Você conhece o Grupo Brasfooteiros? O Grupo Brasfooteiros foi a primeira comunidade aberta para brasfooteiros no Facebook. Lá você tem acesso imediato a informações do Brasfoot, como novidades do jogo, lançamento de patches e atualizações e acesso a discussões sobre o jogo direto do seu Feed.

O Grupo é aberto, nos conheça e participe com a gente!

www.facebook.com/brasfooteiros

Você gostou desse texto? Colabore com a nossa publicação dando claps na publicação, dessa maneira você ajuda que o nosso trabalho chegue a outros usuários da plataforma.

Você pode dar quantos claps quiser, sinta-se a vontade e não esqueça de seguir a nossa publicação.

Este texto é de autoria de Kaique Lira e sua reprodução parcial ou integral deve ser feita após autorização do autor.

Para contato: kaiquelira1@outlook.com ou procure nas redes sociais: Kaique Lira.

--

--