#Negociações 01 — 10%

Kaique Lira
Brasfooteiros
Published in
4 min readFeb 8, 2018

A importância de negociar

Todos sabem, as negociações ocuparam o cenário do futebol nas últimas décadas. Compras e vendas de atletas, negociações por patrocínios, cotas, são frutos de diversas reportagens e debates nos — terríveis- programas esportivos. Não é difícil lembrar que o Neymar Jr foi vendido ao PSG em uma negociação que ninguém acreditava que seria possível, ou o ‘jogo-duro’ que o Liverpool fez para vender Philippe Coutinho ao Barcelona.

E no Brasfoot não é diferente, tenho a plena certeza de dizer que muitos brasfooteiros passam mais tempo negociando do que disputando partidas em suas carreiras e sinceramente essa é a graça do jogo.

A origem da palavra ‘negociar’ nos remete a algo sem descanso, algo continuo, é necessário entender que enquanto se joga Brasfoot se negocia sempre. Mais do que isso, caso não negocie, você não está desfrutando de tudo que o jogo oferece.

Negociar oferece muitas possibilidades dentro da alçada de um manager e precisamos conhecer e entender todas as sistemáticas existentes para assim aproveitarmos ao máximo dos benefícios de ser um bom negociador.

A venda de um jogador no Brasfoot

Para que nossas equipes se desenvolvam e alcancem melhores resultados é necessário ajustar o time com a venda e a compra de atletas. Mesmo que você não seja fã de grandes reformulações em seu elenco, cedo ou mais tarde estaremos negociando.

O problema é que pouca gente que sabe vender, pessoas que não conseguem extrair ao máximo as possibilidades que uma venda pode trazer ao clube, tanto financeiramente, quanto tecnicamente.

O jogador pode ser vendido por qualquer fator: ranço, falta de qualidade técnica, idade, necessidade ou possibilidade financeira, enfim, o jogador é do clube e você como manager pode decidir o que bem entender com ele.

É necessário antes de toda a venda refletir na real necessidade da equipe, se esse jogador é uma peça fundamental dentro do time, se existe forma de reposição ao jogador e o contrato do atleta, mas se mesmo assim você precisa colocar uma coisa na sua cabeça.

A questão é: como eu vou lucrar em cima do passe do jogador?

[…] muitos brasfooteiros passam mais tempo negociando do que disputando partidas em suas carreiras e sinceramente essa é a graça do jogo.

Conhecendo a fórmula do 10%

Desde as versões mais antigas foi anexado e estipulado pelo Emmanuel dos Santos, que o valor máximo permitido para acréscimo em um passe de venda é de 10%.

Exemplificando: um jogador que tem passe fixado em $20milhões pode ser vendido por até $22milhões ($20m passe fixo + 10%= $2m de lucro)

A consciência de ter perdido milhões em negociações

Muitas vezes seguimos o que aprendemos a muito tempo atrás, onde nos ensinaram que devemos vender por até 200, 300 mil a mais que o valor estipulado de passe do nosso jogador. E isso está errado, vender sem conhecer um produto é um tiro no pé comercial, pois, muitas vezes o jogador pode render ao caixa do clube muito mais do que imaginávamos.

Muitas vezes nós não avançamos financeiramente por vendermos e jogarmos Brasfoot de uma maneira equivocada, é preciso esquecer de tudo isso e começar a entender que existe muito mais para descobrir e aproveitar no Brasfoot.

Mais do que descobrir é preciso desfrutar do que já existe, por isso, aproveite essa dica e prospere financeiramente.

Calculando 10%

Sim, caso você não saiba como descobrir 10% do valor de alguma coisa você pode pesquisar no Youtube e lá você encontra diversas formas de se aprender porcentagem, de uma maneira simples, direta e flexível com seu nível de conhecimento.

Mas eu posso te ensinar de um jeito fácil e que eu sigo é esse:

● Divida por 10 o valor original: caso o valor seja 7,543 milhões divida por 10 (754,3 mil)

● Some a divisão (754,3 mil) com o valor original do passe (7,543milhões) e chegue ao valor de venda do atleta.

● Neste caso o jogador pode ser vendido por até 8.297 milhões, anexado seu 10% de lucro.

Dicas do Especialista

● Espere o jogador encerrar seu contrato para vendê-lo, assim você evita de pagar uma multa salgada de rescisão de contrato.

● Caso o jogador tenha feito uma boa temporada ou sua equipe vem em ascensão é importante esperar a próxima temporada para que o passe do jogador seja valorizado, assim como o Julio, meu filho.

Notas do Editor

● Esse texto faz parte da coletânea publicada neste site sobre Negociações, leia o restante da série clicando no link abaixo:

● Participe agora do melhor Grupo do Brasfooteiros e fique por dentro das nossas postagens e discussões com os outros membros sobre o lançamento do Brasfoot 2018.

#Negociações 01 — 10%

--

--