6 maneiras de matar os seus sonhos

Sou uma empreendedora e escritora do Brasil. Eis aqui o que eu não fiz para chegar onde cheguei.

Bel Pesce
6 min readApr 22, 2015

por Bel Pesce

Todos nós queremos deixar nossa marca no universo. Mas por que tantos de nós desistem dos projetos que deveriam ser os mais importantes de nossas vidas? Nas viagens que fiz nos últimos anos, fiz questão de perguntar às pessoas sobre seus projetos e por que eles fracassaram. Após centenas de conversas em todo tipo de empresa, em mais de 30 países, tenho uma boa ideia dos motivos que levam as pessoas a destruírem seus sonhos. Aqui estão seis deles.

1. Acreditar em sucesso imediato.

Você conhece a história: um cara de 20 e poucos anos criou um aplicativo para celular que foi vendido por milhões de dólares em questão de poucos dias. A história pode parecer real, mas se você olhar com mais atenção, certamente vai descobrir que o cara já havia criado 50 apps e que talvez tenha um mestrado ou doutorado nesse campo. Há anos ele vem pensando no problema e nas soluções em potencial. Não existe esse negócio de sucesso imediato. Quando eu criei a FazINOVA, uma escola de administração para aspirantes ao empreendedorismo, percebi que leva meses até cada produto se tornar o que eu quero que ele seja. Toda “história de sucesso imediato” é o resultado de tudo o que você fez na sua vida até aquele momento.

2. Deixar que outros decidam qual caminho você deve tomar.

Se dermos sorte, vamos encontrar em nossa área pessoas com mais experiência do que nós. Quando você está construindo um projeto e pessoas com experiência oferecem conselhos, não deixe de escutá-las. Aprenda com elas, agradeça pelos conselhos. Mas no fim, quem vai decidir os passos a serem dados é você. Por exemplo, eu levo muita fé em digital e mobile, e acredito que devemos focar em uma coisa só, mas no ano passado tomei a decisão de, além de oferecer cursos digitais, oferecer cursos offline ao vivo na FazINOVA para melhor atender às necessidades dos consumidores — e têm sido um grande sucesso.

Pense na sua vida como um sistema de tubos. Você pode escolher muitos rumos, mas para chegar a um lugar que está de acordo com o que você acredita, deverá fazer escolhas por conta própria. Sim, você vai bater a cabeça algumas vezes. Mas é uma parte de encontrar o seu caminho.

3. Achar que “trabalhar com o que você ama” significa jamais fazer o que você não ama.

Isto é muito importante. É claro, é ótimo trabalhar com o que você ama. O problema é que, quando você faz algo que ama, precisa constantemente fazer coisas que não ama. Minha irmã trabalha comigo, e sempre fomos grandes amigas. Antes de ser minha colega no trabalho, ele me via em casa, fazendo coisas, criando projetos, me divertindo — e ela presumiu que meu cotidiano na empresa dos meus sonhos era a mesma coisa. Agora, ela sabe que minha rotina no escritório inclui uma série de coisas que não são exatamente divertidas, como me certificar de que estamos seguindo corretamente as regras da empresa e lidar com assuntos de outras pessoas. Para ter sucesso de fato em algo que você adora, é preciso amar aquilo de tal forma que você terá a disciplina de trabalhar no que não lhe agrada.

4. O crescimento é garantido? Decidir que é hora de se acomodar!

OK, você trabalhou demais. Nos últimos cinco anos, passou dia e noite focando em um importante projeto, e o projeto cresceu. Você tem uma equipe muito responsável, em quem você tem uma confiança implícita. Ótimo! O trabalho que você tem feito até aqui tem sido tão bom que, mesmo se você não fizer nada, a empresa continuará a crescer. É hora de descansar um pouquinho.

Não! Se você consegue ver que chegou no topo agora, então é hora de trabalhar como nunca para encontrar um novo topo. Sempre que você fizer parte de um projeto que está indo bem de uma forma orgânica, pense no quanto o trabalho duro poderá acelerá-lo. Em 2012, eu publiquei um e-book gratuito que se tornou viral e teve mais de 2 milhões de downloads. Quando publiquei outro em 2014, o crescimento era garantido. Mesmo se eu não fizesse muito para promovê-lo, o sucesso do primeiro e-book geraria uma grande quantidade de tráfego para o segundo. Eu me acomodei? Não, eu fiz o contrário. Para lançar o livro, visitei todos os 26 estados do Brasil — um estado por dia. Eu rapidamente enxerguei outro topo.

5. Colocar a culpa nos outros.

Tenho amigos que dizem: “Eu fiz o melhor produto de todos os tempos, mas as condições do mercado estão terríveis. Ninguém quer comprar nada.”. Ou ainda: “Eu tenho a melhor ideia de todos os tempos, mas nenhum investidor tem a visão para entender essa ideia.”. É fácil colocar a culpa nos outros. OK, as condições do mercado podem estar ruins. Sim, os investidores podem ter uma visão diferente da sua. Mas se ninguém está comprando o seu produto e nenhum investidor consegue entender a sua visão, provavelmente há um problema aí. Mude o produto, mude a equipe, mude o approach, mude o plano. Não espere que uma mágica caia do céu para tornar o seu sonho em realidade. Não vai acontecer. Você tem sonhos? Seja responsável por eles. Nenhuma outra pessoa será.

6. Valorizar a realização de um sonho e nada mais.

Uma vez, vi um comercial que mostrava amigos subindo uma montanha. Era uma caminhada difícil, eles estavam cansados, mas seguiram em frente. Depois de algumas horas, eles finalmente alcançaram o topo. Comemoraram. Dois minutos depois, disseram uns para os outros: “OK, vamos descer”. As pessoas têm a fantasia de que, quando atingem uma meta, encontram automaticamente a felicidade. Conquistar um objetivo é fantástico, mas é uma sensação momentânea. Sua vida não é momentânea. A vida nunca gira em torno das metas em si — gira em torno da jornada. A melhor forma de atingir suas metas é aproveitar plenamente cada passo rumo a essa meta. Você irá tropeçar às vezes. Torne isso em uma oportunidade para aprender. Às vezes, você vai acertar em cheio. Não esqueça de comemorar. Se você transformar cada passo em uma comemoração ou em uma chance para aprender, terá muitas oportunidades para atingir o sucesso.

Leia o e-book de Bel Pesce, “A Menina do Vale”, e assista abaixo à sua palestra no TED “5 maneiras de matar seus sonhos”, que serviu de inspiração para este artigo.

O programa TED Fellows seleciona inovadores ao redor do mundo para ampliar o conhecimento do seu trabalho em nível internacional e maximizar o seu impacto.

Gostou do texto? Então clique no botão Recommend, logo abaixo.
Fazendo isso, você ajuda esta história a ser encontrada por mais pessoas.

Não tem conta no Medium? Que tal fazer login clicando aqui? Leva um segundo. Após fazer isso, você pode seguir a publicação oficial do Medium Brasil e receber todos os dias nossas atualizações. Clique e siga o Medium Brasil. ☺

Siga o Medium Brasil | TwitterFacebookRSSCanal oficial

--

--

Bel Pesce

Empreendedora apaixonada. Fundadora da Escola FazINOVA e da Enkla Editora. Autora de 4 bestsellers e considerada uma das 100 pessoas mais influentes do Brasil.