Algumas ideias para o novo ministro da Educação

Uma coletânea de textos no Medium Brasil,
para um Brasil melhor.

Tomou posse hoje o novo ministro da Educação do Brasil. O professor aposentado da Universidade de São Paulo, Renato Janine Ribeiro, foi aclamado nas redes sociais, como há muito não se via.

Nós do Medium Brasil selecionamos alguns textos publicados por aqui. São reflexões sobre educação e educadores. Todos os textos são autorais, e foram escritos espontaneamente por gente que gostaria de ver o país refletir sobre o tema. Apreciem e, se gostarem, cliquem no botão Recommend, no rodapé. Fazendo isso, vocês ajudam os textos a serem encontrados por mais pessoas, colaborando com a difusão de ideias e discussões.


“Logo nos primeiros anos de vida, inserimos as crianças em um sistema educacional que as converte em adultos consumidores, e não criadores de conhecimento. Adultos que deixam de explorar seus talentos para se enquadrar em padrões medianos. Adultos que tiveram sua criatividade tolhida e seu pensamento crítico inibido. Adultos que não buscam ideias e conhecimentos por conta própria.”

“Tirando uma disciplina, uma turma e um professor ou outro, a universidade se transformou numa máquina de produção de gente que nada questiona e pouco evolui. O diploma como única finalidade, fruto de uma exigência oca e sem sentido, precisa ser repensado.”

“Nosso ensino de ciências, há tempos, é apenas baseado em simples reprodução de conceitos e resolução de problemas. São raras as aulas que abordam os conceitos científicos como base de nossas tecnologias em nosso cotidiano.”

“Não acho que esse quadro seja culpa dos professores. São profissionais mal pagos, que não raramente lidam com cerca de oito turmas, totalizando duzentos alunos e sofrem ameaças dos mais diversos tipos quando tentam qualquer mudança no modo de avaliação. Exigir que alguém com um livro e um giz altere essa realidade é pura utopia.”

. Escreveu algo sobre Educação aqui no Medium?
Dê dois cliques em qualquer parte do texto e comente, deixando o link.

. Escreveu algo sobre Educação fora do Medium?
Que tal fazer login clicando aqui e republicar seu texto para nossa comunidade? Vá na função import story e veja como é fácil.

. Quer escrever uma resposta a esta coletânea?
Clique em write a response logo abaixo e conte sua história.


Siga o Medium Brasil | TwitterFacebookRSSCanal oficial