Eu torço para outro time
Reflexões de quem escolheu torcer para um time que não viria à sua cabeça em um texto sobre futebol.
Há cinco anos mudei de cidade. Vim morar em São Paulo. Foi quando passei a prestar mais atenção nos motivos que me levaram a torcer para o meu time de coração. A reflexão veio depois de muito me perguntarem não pra quem eu torço, mas porquê eu torço pra esse time. Ou melhor, para outro time.
Existe uma regra oculta criada após anos de transmissões dos jogos de Flamengo e Corinthians para todo Brasil. Torcer para times fora do eixo Rio-SP é quase uma heresia. Tudo bem torcer para outro time, mas qual é o seu time do Rio? Ou de São Paulo?
Nenhum.
Torcer para outro time, e somente ele, é o que nos identifica. Chegamos até a olhar torto pros nossos conterrâneos que escolhem um time de outro estado. Mesmo sabendo ser comum muitos se deixarem levar pelo espaço dedicado aos mesmos de sempre nas transmissões dos jogos na TV.
Aliás, se você torce para outro time, ver um jogo na TV sem pagar pay-per-view será tão frequente quanto ver um eclipse lunar. Tá bom, não vou ser injusto. As chances aumentam duas vezes por ano. Uma quando joga contra o Flamengo. Outra contra o Corinthians. Fora de casa.
Sim, eu sei, existe um rancorzinho com a imprensa nas entrelinhas dos parágrafos anteriores. É que todo torcedor de outro time que se preze critica a imprensa esportiva nacional. Se coloque no nosso lugar e comece a reparar nas manchetes e análises dos sites, jornais, revistas e programas de TV esportivos.
“Corinthians tropeça e deixa escapar três pontos”
“Flamengo sofre virada e perde para outro time”
O outro time nunca vence, são os adversários que são derrotados. Não interessa se foram pressionados o tempo todo, se o outro time foi superior. Se perderam é porque tem alguma coisa errada com eles. E por não ter nossas glórias valorizadas dividimos nosso tempo após o jogo entre comemorar a vitória e criticar a imprensa.
Outra coisa que incomoda um torcedor do outro time é a divisão das cotas televisivas. Quem torce para outro time sonha que o critério dessa distribuição fosse repensado. Que regras como as da Premier League fossem adotadas no Brasil e a meritocracia tivesse tanto peso quanto a audiência.
Se não do que adianta ganhar um campeonato além de uma estrela e a euforia do momento? Com a merreca que sobra para os outros times fica difícil pensar em um futuro promissor sem ter muita sorte.
Por essas e outras que já é praxe: no final do ano 90% do time vai embora. Só fica quem não se destacou. Quem vai embora você passa a acompanhar de longe, principalmente se for da base. Aquele goleador da Série B pode virar um craque na Europa. O lateral que foi embora muito cedo pode ser convocado para a Seleção Brasileira. Tudo é motivo para se orgulhar. "O Fulano foi formado na base do meu time".
Mais orgulho que isso só dos nossos ídolos. Ao contrário da maioria de forasteiros, eles honram o manto sagrado e fazem história. São figuras cada vez mais raras nos outros times, mas quando aparecem viram seres mitológicos.
Quem torce para outro time tem tantos motivos quanto os mesmos times pra comemorar, se emocionar e se divertir. Subir pra primeira divisão é o nosso título nacional. Ganhar um título nacional, uma glória rara, motivo de feriado estadual. Libertadores? Um milagre distante que vivemos para testemunhar um dia.
Alguns outros times chegaram lá. Atlético-PR foi campeão brasileiro, São Caetano, finalista na Libertadores. Atlético Mineiro, Cruzeiro, Grêmio e Inter, mostram que um outro time pode chegar lá com mais frequência que imaginamos.
No final, a gente escolhe torcer para outro time pelos mesmos motivos que escolhem torcer para qualquer time. Influência dos pais, família, amigos da escola. A diferença é que, enquanto todo mundo tem um time, nós temos outro.
Obs 1: Tem torcedor de outro time que é tão fanático que tem até site sobre ele. Sim, é o meu caso: www.meufigueira.com.br. Quebra tudo, Figueira!
Obs 2: Muitos vão se identificar. Outros não. Seja qual for o seu caso, compartilhe o link do texto e faça um torcedor de outro time feliz. ;)