O Futuro do Emprego:

Criando Organizações Movidas por um Sentido

É hora de mudar a forma como trabalhamos.


Não me refiro a um sistema de gerenciamento de tempo revolucionário, ou uma quebra de paradigma da produtividade. Estou falando sobre a introdução de um significado ao local de trabalho.

Apesar de "descobrir o seu sentido" poder soar como um chavão inacessível, é realmente um caminho viável para revolucionar as empresas e o mercado de trabalho que as coloca para funcionar.

O que “ Encontrar um Sentido no Emprego” significa?

Encontrar um propósito para o seu trabalho não se trata de ir trabalhar nas florestas tropicais da Amazônia para proteger a vida selvagem. Um objetivo pode ser encontrado em qualquer lugar, tem mais a ver com a forma que você aborda um trabalho, não a natureza específica dele.

Para saber mais sobre esta nova abordagem do trabalho conheçamos a Imperative, uma organização iniciada por Aaron Hurst que se dedica a mudar a natureza do trabalho ao entrelaçar intimamente um objetivo a ele. A Imperative acredita que o sentido no trabalho pode ser encontrado em três categorias:

  1. Criando um impacto positivo: produza um impacto imediato e de longo prazo no mundo
  2. Comunicando-se com o outro e construindo relacionamentos significativos: trabalhe com e ajude os outros que lhe valorizam
  3. Conquistando crescimento pessoal contínuo: obtenha apoio para explorar os seus objetivos e interesses pessoais
Imagem cortesia da Imperative.

Se os líderes se concentrarem na criação de uma cultura organizacional que promova estes três pilares, funcionários, empresas e líderes poderão se beneficiar. Então, por onde se pode começar?

Como os líderes podem começar a agregar um sentido a suas organizações?

No nível básico, líderes podem definir primeiro os seus valores pessoais e, em seguida, passar a esclarecer os valores e propósito da sua organização, e, finalmente, olhar para a organização como um todo através desta ótica de atrair, contratar e reter seus talentos. Os líderes devem fazer do sentido uma peça fundamental de cada passo dele próprio e de sua equipe no ciclo de vida de um talento.

Mas o que os líderes podem fazer além do básico?

Eu tive a oportunidade de dar uma olhada mais aprofundada na forma como os líderes podem integrar um sentido a suas organizações quando a Imperative organizou um encontro no centro NYC WorkLife da Steelcase com 50 pesquisadores e líderes. O objetivo foi o de projetar um trabalho que melhor sirva pessoas, organizações e sociedade.

Tive a honra de ser um dos 50 participantes do encontro. Juntos, exploramos maneiras tangíveis nas quais os líderes poderiam criar uma organização voltada para um sentido. Aqui estão quatro dessas ideias. Estas, acredito, podem realmente transformar uma organização.

Quatro formas de criar organizações que tenham sentido

  1. Crie uma “avaliação de sentidos” além de uma avaliação de performance como uma forma de saber se o empregado ainda sente motivação com o trabalho e vê sentido nele.
  2. Encontre maneiras de melhorar a confiança e transparência organizacional, na qual os erros são elogiados e as conversas difíceis valorizadas.
  3. Atraia, contrate e mantenha possíveis empregados e freelancers enfatizando a importância do seu crescimento, impacto e relacionamento com os colegas.
  4. Redefina o quadro organizacional e o espaço do escritório de forma que estimule conversas levadas por significado ao invés de apenas conversas entre departamentos.

Para explorar mais este tópico, dê uma olhada no valioso relqatório que a Imperative lançou após o encontro, Purpose at Work: 50 Leaders Creating a New Vision For Work (em inglês). Eu recomendo o relatório a todos os líderes que têm como propósito transformar as vidas das pessoas que comandam.

Para começar a sua jornada no caminho de viver e liderar com um sentido, desafiamos a dar uma resposta cuidadosa a esta pergunta: O que é sentido para VOCÊ?

Eu realmente anseio ler suas respostas. Se você gostaria de compartilhar, por favor, deixe um comentário abaixo, envie-me um email ou encontre-me no Twitter.