Solicitando histórias para publicações: passo a passo.

Como localizar autores e pedir para que enviem seus trabalhos

Hilton Lima
5 min readJul 5, 2016

por elizabeth tobey

As publicações do Medium trazem histórias de uma variedade de autores sobre uma infinidade de tópicos, gostos e temas. Vão desde iniciativas de empresas até centros de conteúdo organizados por uma comunidade de pessoas. Não importa o seu interesse, provavelmente já existe uma publicação para você ler ou mandar seus textos. E se não existir?

Você pode criá-la.

falamos sobre como fazer uma publicação (e deixá-la com uma aparência incrível). Agora, vamos falar sobre as melhores formas de encontrar histórias e pedir para que os autores adicionem suas criações à sua publicação.

1º passo:

Mergulhe no Medium

Não importa o foco de sua publicação: você vai precisar encontrar boas histórias para seus seguidores. Siga pessoas que são lideranças no pensamento de tópicos que interessam a você, e não apenas leia o que essas pessoas estão escrevendo, mas também o que elas estão lendo, comentando e destacando. Essas são muitas vezes as pérolas que vão abastecer a sua publicação, as histórias menos conhecidas que estão no oceano de conteúdo excelente — e muitas vezes não lido — do “Deep Medium”

Além de manter-se conectado a estas pessoas, utilize tags. Siga os principais termos e interesses que são importantes para a sua publicação. Então, ao ler, vá adicionando mais termos para as tags que você segue conforme for encontrando boas tags com textos relevantes. Vá plantando e tirando o mato, como se fosse um jardim: corte aqueles termos que não servem mais e acrescente outros regularmente.

2º passo:

Entre em contato e solicite a história.

Quando você encontrar um bom texto no Medium que é interessante para sua publicação, o próximo passo é perguntar ao autor se ele gostaria de enviar o seu trabalho para publicação.

Na parte inferior da história, clique no ícone “…” e selecione “Request story” (Solicitar história) no menu. Em seguida, uma caixa vai aparecer com o texto pré-escrito que você pode utilizar como base para criar o seu próprio e-mail personalizado pedindo permissão ao autor da história para acrescentá-la à sua publicação.

A personalização é fundamental. Embora nosso template seja bom (sem querer se gabar), não é específico para as suas necessidades.

Abaixo, uma lista útil de itens que eu confiro antes de mandar meus emails solicitando histórias:

  1. Faça uma apresentação personalizada. Use o nome do autor (ou o login do Medium, se não souber o nome da pessoa). Ninguém gosta de e-mails com um aspecto anônimo ou de algo enviado em massa.
  2. Faça uma apresentação clara. Diga ao destinatário quem você é e o que faz para que ele saiba por que você está editando uma publicação e por que ele teria interesse em trabalhar com você.
  3. Escreva uma descrição breve, mas detalhada, da publicação. Explique a sua missão. Isso fará com que qualquer autor entenda se deve ou não fazer parte do que você está fazendo, ajudando a aumentar as chances de que ele irá aceitar o seu convite.
  4. Peça explicitamente para que o autor aceite o seu convite. Ei, é o que você mais quer que aconteça. Portanto, não tenha vergonha de colocar isso em palavras no fim do email.

3º passo:

Publique imediatamente ou explique de forma proativa a sua agenda de publicações.

Após o autor aceitar o seu pedido, ainda há uma última etapa antes da história aparecer em sua publicação.

Há duas maneiras de aceitar uma história na sua publicação depois do autor aceitar seu pedido:

1. Aceitar o envio através de um email que será enviado a você, assim que o autor aceitar seu pedido.

2. Ir na guia publicações (que pode ser acessada clicando na sua foto de perfil no canto superior direito) diretamente do Medium na web para gerenciar e aceitar os envios da sua publicação.

Publicações populares às vezes têm um acúmulo de conteúdo na fila aguardando publicação. Se você estiver nesta situação e não conseguir publicar a história num período de tempo relativamente curto após aceitá-la, informe isso proativamente aos autores. Não deixe que eles fiquem em um limbo imaginando se você ainda gosta do que eles criaram. Você pode dizer isso na solicitação inicial por e-mail ou depois (pode até mesmo deixar uma nota particular na história, se quiser!).

4º passo:

Quando estiver em dúvida, consulte a Central de Ajuda.

Tanto os editores das publicações como os autores devem usar a seção Publicações da central de ajuda como sua fonte de verdade.

Lá, você pode encontrar excelentes artigos com o passo-a-passo para guiá-lo em praticamente qualquer coisa relacionada às publicações. Aqui estão alguns dos meus favoritos (em inglês):

Como incluir uma história em uma publicação?

Como faço para apresentar ou enviar uma história para uma publicação?

Qual a diferença entre editores e escritores de publicação?

Os editores podem fazer alterações na história que enviei?

Compartilhe suas melhores experiências

Independentemente de você ser alguém que administra uma publicação ou alguém que escreveu textos que foram aceitos em uma publicação, gostaríamos muito de ouvir sobre as suas melhores experiências solicitando histórias. Também adoraríamos ouvir o que você acha que os administradores de publicações devem evitar.

Deixe registrado nas respostas o que funciona — e o que não funciona também — e sinta-se à vontade para mostrar as suas publicações favoritas.

--

--