Dicas e truques para quem escreve no Medium

Usando o editor

Crie listas. Você pode criar uma lista com marcadores digitando um traço ou um asterisco antes de digitar o seu primeiro item. Depois que você apertar enter, a lista será reformatada para você. (Para começar uma lista numerada, digite “1” e depois coloque o primeiro item.)

Dois tipos de citações. Selecione qualquer parte do texto no editor e clique no ícone de aspas no menu para criar uma citação em separado. Clique no ícone de aspas novamente para criar uma citação mais destacada, que aparecerá numa fonte maior.

Capitulares. Selecione a primeira letra do parágrafo e uma opção para transformá-la numa capitular aparecerá no seu menu de formatação.

Mencione pessoas. Digite uma @ e depois o username da pessoa que você quer mencionar. Mencionar uma pessoa fará com que o perfil dela seja linkado e, quando você publicar seu texto, ela receberá uma notificação.

Incorpore tuítes. No editor do Medium, você pode embedar um tuíte na sua história: basta colar o link dele e pressionar enter.

Incorpore outras histórias do Medium. No editor do Medium, você pode dar o link para outra história do Medium: basta colar o link dela e pressionar enter.

Atalhos de teclado no editor. Use o editor do Medium como um profissional: aperte Ctrl+? ou ⌘+? enquanto estiver escrevendo para ver a lista de atalhos de teclado.

Deixe notas para você mesmo. Você pode deixar lembretes privados para si mesmo em qualquer ponto do texto, com coisas que você precisará fazer mais tarde. O Medium vai detectar essas notas e te avisar se você tem algo a resolver antes que você publique o texto.

Veja sua contagem de palavras. No editor do Medium, selecione a história inteira (Ctrl+A ou ⌘+A) ou qualquer parte do texto para ver a contagem de palavras na parte superior da página.

Escreva ou edite usando o celular ou o tablet. Você pode baixar os aplicativos do Medium para iOS ou Android e escrever — ou editar — em movimento.


Imagens

Opções de imagens. No editor do Medium, clique em qualquer imagem para fazer com que apareça o menu que permite que você mude o tamanho ou a posição da imagem.

Grades de imagens. Você pode criar uma grade de imagens se você inserir duas ou mais imagens na sua história ao mesmo tempo. Faça isso segurando Ctrl/⌘ ou Shift enquanto você estiver selecionando os arquivos de imagens.

Arraste e solte imagens. Você pode arrastar e soltar uma imagem — ou várias delas de uma vez — da sua área de trabalho ou de outras janelas para colocá-las na sua história.

Imagens com links. Clique em uma imagem no editor e aperte Ctrl+K ou ⌘+K para colocar um link na imagem.


Publicando a sua história

Histórico de revisão. Clique no […] que fica no canto superior direito do editor e, em seguida, clique em Revision history para ver as versões da sua história. Você poderá ver as versões anteriores do seu texto e retornar a elas se desejar.

Publicar como não listado. Você não tem que publicar tudo para que o mundo inteiro possa ver. Você também pode publicar uma história como não listada — ela ficará visível somente para quem tiver o link do texto e não aparecerá no seu perfil ou nas páginas públicas do Medium.

Personalize o título e o subtítulo da sua história. Depois de acabar de escrever a sua história, clique no botão […] e selecione Title/subtitle. Depois selecione Custom title. Você obrigatoriamente precisa ter um título, mas o subtítulo é opcional.


Checando e influenciando o impacto da sua história

Destaque uma história no seu perfil. Clique no triângulo ao lado de cada história no seu perfil para destacá-la, assim ela aparecerá em primeiro lugar.

Tagueie sua história. Se você adicionar tags à sua história, ela aparecerá em páginas de tags relevantes, o que aumentará a vida útil dela e fará com que ela se conecte a outras histórias do Medium que tiverem a mesma tag.

Sua página de estatísticas. Vá até a sua página de estatísticas para ver um resumo atualizado de como as suas histórias estão se saindo (incluindo o número de pessoas que viram o texto, quantas o leram e quantas o recomendaram).

Referências em sua página de estatísticas. Na sua página de estatísticas você pode ver os sites que linkaram a sua história clicando em Referrers abaixo do nome da história.

Veja o que estão falando sobre a sua história no Twitter. Na sua página de estatísticas, clique Referrers abaixo do nome da sua história para ver quais sites estão linkando o texto. Se houver alguma menção ao Twitter, clique nela para ver os tuítes sobre essa história em particular.

Pílulas de texto. Use as pílulas de texto para compartilhar as melhores partes da sua história no Twitter. As histórias compartilhadas com pílulas de texto apresentam de três a cinco vezes mais engajamento que as histórias que não as têm.


Input/output

Compartilhe seu rascunho para obter feedback. Não escreva sozinho. Envie o link da sua história que ainda não foi publicado para seus amigos clicando em Share draft. Eles poderão ver a sua história (mesmo que eles não tenham uma conta no Medium) e deixar notas para que você leia antes de publicar.

Veja todas as recomendações. Em qualquer história publicada, clique no número perto do ícone de coração para ver uma lista de todos que recomendaram a sua história.

Importe sua história de qualquer lugar. Use a ferramenta de importação (que você pode acessar na barra lateral) ou a nossa API para trazer para o Medium uma história que você escreveu em outro lugar.

Exporte suas histórias. A qualquer momento você pode baixar um arquivo com todas as suas histórias da página de exportação (que você pode acessar a partir das configurações).


Dúvidas? Comentários? Deixe uma nota aqui ou envie um email para yourfriends@medium.com.

Siga o Medium Brasil | Perfil · Canal oficial · Twitter · Facebook