Um Medium menos extenso e mais conectado

Hilton Lima
3 min readFeb 26, 2015

--

Eu adoro ler um artigo de 17 minutos com apuração profissional sobre um tópico importante e surpreendente. Ou um mistério técnico de 10 minutos escrito por um designer profissional. E quem não gosta de uma entrevista de 91 minutos entre um empresário da Internet e um jornalista?

As histórias longas, com alto valor de produção, são o que o Medium tem de melhor. Fico feliz por termos proporcionado um lar para tantos textos excelentes. Sempre foi a nossa intenção criar uma plataforma que proporcionasse uma experiência de alta qualidade para a leitura e criação de conteúdo substancial (ou conteúdo não-substancial, conforme as circunstâncias).

No entanto, não foi nossa intenção criar uma plataforma apenas para o conteúdo de “formato longo”, ou uma plataforma onde as pessoas se sentiriam intimidadas ao publicar algo caso não fossem escritoras profissionais ou personalidades famosas (ouvimos isso muitas vezes).

Sabemos que tamanho não é uma medida de profundidade de pensamento. A qualidade de uma ideia não é determinada pela elegância de sua escrita. E o valor da produção não determina um maior merecimento de tempo investido na web, não mais do que em um cinema.

Também sabemos que às vezes é preciso lançar um pensamento em uma forma incompleta para que ele possa crescer, encontrando-se com outras mentes e passando por uma oxigenação.

É por isso que estamos fazendo grandes mudanças no funcionamento do Medium e na sua experiência. Há três partes principais:

Editor Inline

Queríamos deixar mais fácil o ato de começar a escrever assim que uma ideia surgisse. E também fazer com que isso não fosse algo tão sério assim. Então, incluímos uma maneira de postar direto da página principal do Medium. Comece a escrever imediatamente. Se você se sentir inspirado(a) a transformar seu texto em algo maior, clique para abrir o editor de tela inteira. Se não, você pode fazer o caminho mais simples e publicar diretamente da página.

O Fluxo

Para complementar o editor inline e tornar a leitura uma experiência mais harmoniosa, redesenhamos a listagem de posts. Agora, você pode começar a ler uma postagem e ter uma ideia melhor do assunto, sem precisar clicar nela (e, se o post for curto o bastante, já pode recomendar ali mesmo).

Leia mais sobre estas mudanças aqui.

Tags

Por último, estamos introduzindo tags para possibilitar que os posts sejam mais facilmente localizados e conectados. As tags são exatamente o que aparentam ser: são metadados aplicados às postagens e acrescentados pelo(a) autor(a), que fazem a conexão com posts relacionados.

Embora essa mudança não signifique nada de revolucionário na Internet, achamos que as tags irão fornecer um tipo de tecido conjuntivo altamente eficaz que transformará o Medium em um lugar ainda melhor para você compartilhar suas opiniões e se inspirar.

Mais sobre as tags aqui (para explorá-las, basta olhar embaixo do botão de Recomendar, neste post).

Em conjunto, essas mudanças ajudarão a pôr em prática a visão que temos do Medium, como um lugar onde qualquer um pode encontrar histórias que sejam importantes para si e que deixem impressões duradouras em outras pessoas

Esperamos que você goste. Mande seus comentários e impressões escrevendo para nós, ou escreva para todos, com uma resposta neste post.

--

--