Um pouco de “A Parisiense”

O Guia de estilo de Inès de la Fressange.

Nesse guia prático, Inès fala sobre o estilo e os costumes de uma Parisiense nata. E mesmo você não nascendo na França, você pode ser uma verdadeira parisiense. O guia de estilo é bem simples, básico, e comenta sobre roupas, restaurantes, hotéis, crianças e até sobre o cotidiano de uma francesa.

Nesse primeiro capítulo, falarei sobre os seis primeiros pontos de estilo da Parisiense. O estilo querido das amadoras do continente europeu.

Ter um estilo “made in Paris” é mais um estado de espírito. A Parisiense jamais cai na armadilha das tendências. Ela respira o l’air des temps (moda atual) e as usa com critério, eis a sua receita secreta! Divertir-se com a moda é o seu objetivo.

Seis pontos do DNA Parisiense:

  • Fuja dos conjuntos

Esqueça o total-look; é preciso mis-tu-rar! Saber mesclar estilos e marcas diferentes é essencial. Rimar chique com cheap conta 100 pontos no jogo. Saiba que usar uma “it bag” com um suéter cashmere demonstra mais talento do que copiar os últimos looks dos desfiles. A Parisiense tem o espírito livre: ela não compra uma blusa uma saia combianando na mesma loja. A regra é simples: O chique é sobretudo não comprar conjuntos!

  • A Parisiense da margem esquerda do Sena

Ela tem um estilo “tipo exportação” e marca muito bem esse diferencial. Ela passeia em Saint-Germain-des-Prés e foge de tudo que é chamativo. Não ter cara de perua é a ideia. Detesta brilhos e etiquetas. Uma Parisiense não está à cata de um marido milionário.Ela não vai gastar muito para ter uma etiqueta à amostra. Quer ficar elegante e exige qualidade. Seu luxo? Uma marca que garanta bom gosto sem ostentar preço.

  • Ela brinca de procurar

A Parisiense adora descobrir novas grifes. Principalmente se forem criativas e acessíveis. Seu guarda roupa é composto de “coisas baratinhas”, de roupas compradas em viagens e de algumas peças luxuosas. Assim quando usa um jeans, não sabemos se é Gap, Notify, H&M, ou Hermès. A Parisiense tem essa arrogância de pensar que nunca está fora de moda. Ela não liga para a moda. Embora sempre use um pequeno detalhe provando que domina as tendências. É aí que está o charme.

  • Use o que lhe cai bem

Você nunca vai ouvir uma parisiense se queixar de que a saia está muito curta, o vestido muito apertado e os sapatos muito altos. O segredo do bom estilo é sentir-se bem dentro da roupa. Elas conhecem seu próprio corpo, sabem o que lhes fica bem e o que combina com o seu modo de vida. PS: Se você não se sente à vontade com um suéter muito decotado e com saltos altos ou caças justas, vá trocar de roupa!

  • Ela não tem ídolos

Ela já é um ícone da moda. Mas no íntimo admiram Jane Virkin e Charllotte Gainsbourg, que conseguem ter sempre um ar descolado e cobiçado (suéter de cashmere cinza + jeans + tênis All star ou botas vintage). Ela acha o máximo o estilo de uma amiga que é todo pessoal e que consegue conservá-lo estando sempre moderna e chegando a uma certain âge com sabedoria. Seu ídolo na moda pode não ser uma figura conhecida pelo público. Quanto mais desconhecida, maior a chance de lhe agradar. Como os estilistas, ela se inspira na moda da rua.

  • Ela desconfia do bom gosto

Quem ousaria pensar que azul-marinho e o preto fossem uma combinação perfeita? Antes de YSL, ninguém. Hoje, essa dupla destoante faz bonito em noites elegantes. Algumas regras foram feitas para serem quebradas. Você gosta de vestido laranja com sapatos amarelos? Vá em frente, vai chegar um dia em que vão copiá-la. A moda evolui sempre, por isso ela é interessante.


Siga o Medium Brasil | TwitterFacebookRSSCanal oficial