Achievement Unlocked — 5k pontos no StackOverflow

Thiago Custódio
brasildotnet

--

O StackOverflow é um fórum que há muito tempo é referência mundial quando o assunto é tecnologia. Se você pesquisar no Google sobre algum erro, tecnologia, tópico ou qualquer coisa relacionada com programação, provavelmente você encontrará um resultado apontando para o StackOverflow na primeira página.

Existem variações específicas como um fórum focado em banco de dados, matemática, algoritmos, entre muitos outros (confira a lista completa aqui), mas eu gosto de investir na versão em inglês, apesar de existir uma em português.

Além de me ajudar quando estou com alguma dificuldade no meu dia a dia, eu também passo cerca de pelo menos 1 hora do meu dia lendo perguntas/respostas. Com este hábito, eu aprendo com a dúvida dos outros e quando uma pergunta ainda não foi respondida e eu sei a resposta, eu respondo ou tento ajudar de alguma maneira.

Hoje 17/02/2017 (fuso horário da Nova Zelândia) após 4 anos e 9 meses de participação, atingi a marca de 5.000 pontos no StackOverflow. Este número pode ser resumido da seguinte maneira:

  • Alcance de aproximadamente 255.000 pessoas;
  • 403 respostas;
  • 60 perguntas;
  • Tag que mais atuo: Azure

Estes 5.000 pontos representam minha reputação no site, e que pode ser traduzida como:

  • Quanto a comunidade confia em mim;
  • Minhas habilidades de comunicação;
  • A qualidade e relevância de minhas perguntas e respostas.

Também faço parte dos top 8% usuários do site que mais atuam, de um total de 6.714.560. A última vez que olhei minha posição no ranking, eu ocupava a posição 24210.

São apenas números, o real benefício é que dia após dia eu aprendo um pouco mais. Adquiro novos conhecimentos, aprendo a solução para novos problemas / problemas recorrentes, ajudo e sou ajudado.

Se você é desenvolvedor e/ou trabalha com tecnologia, você deveria fazer o mesmo.

Até o próximo post, e rumo aos TOP 5% ;)

--

--

Thiago Custódio
brasildotnet

Microsoft MVP Azure, Cloud Solution Architect, MBA Professor, Author, Trainer, Entrepreneur.