Seja uma escritora da BRAVAS In Tech

Saiba como submeter artigos para publicação e alcance mais pessoas e oportunidades no mercado de trabalho de Tecnologia

Júlia Vasconcelos
BRAVAS In Tech
4 min readJun 24, 2024

--

Imagem retirada de outro texto do Medium

A BRAVAS In Tech abre permanentemente inscrições para escritoras que querem fazer posts em colaboração com o Medium da Comunidade. Podem participar pessoas que se identificam como mulheres que já fazem parte ou estão migrando para o mercado de trabalho de tecnologia em qualquer área do setor: Desenvolvimento, Ciência de Dados, QA’s, Gestão de Produtos, UX/UI Designers e outras carreiras. Saiba mais ⬇️

O que é a BRAVAS In Tech?

​A BRAVAS In Tech é uma comunidade online e gratuita que busca valorizar, promover a conexão e impulsionar a carreira de meninas e mulheres no mercado de Tecnologia. Nossa missão é promover, através da troca de experiências e mentorias, um setor mais inclusivo e diverso para todas as pessoas.

Nesse contexto, o Medium é um espaço para compartilhar aprendizados e desafios enfrentados ao longo da jornada no mercado tech, seja já atuando na área ou em transição de carreira, com outras mulheres.

Por quê apenas mulheres podem contribuir?

Apenas 3 a cada 12 pessoas no setor de tecnologia são mulheres (Women in Tech Survey, 2023).

Sabemos que os motivos dessa disparidade de gênero são diversos. Porém, estudos apontam que, entre outros fatores, a discrepância está diretamente relacionada à falta de referências de mulheres nessas carreiras, além do grande gab na educação de meninas que as afastam da área tech.

Nesse contexto, a BRAVAS In Tech é um compromisso social. Nossos espaços de comunicação são um meio para conectar essas mulheres, transmitir conhecimento e impulsioná-las rumo aos horizontes possíveis dentro do mercado de trabalho em tecnologia.

O que pode ser publicado?

Nosso conteúdo é separado em 6 linhas editoriais e você pode submeter textos que dê match com uma ou mais delas simultanêamente:

Design: Explore Temas de UX, UI, Research, Content Design e Service Design, como práticas, estudos de caso e novas tendências que podem ajudar outras mulheres a se destacarem em design de tecnologia.

Produto: Desenvolvimento e gestão de produtos, como metodologias ágeis, estratégias de lançamento, gerenciamento de backlog, roadmaps e outras práticas essenciais para quem trabalha na criação e evolução de produtos tecnológicos.

Dados: Seção é dedicada à ciência de dados, análise de dados, machine learning, big data, e ferramentas de análise para transformar dados em insights valiosos.

Desenvolvimento: Tópicos de programação e desenvolvimento de software, como inguagens de programação, frameworks, melhores práticas de codificação, desenvolvimento ágil e novas tecnologias.

Gênero e Diversidade: Questões de gênero e diversidade na tecnologia, como histórias, estudos e iniciativas que promovam a inclusão e igualdade no setor de TI.

Carreira: Experiênciais pessoais, conselhos e estratégias para o desenvolvimento de carreira em TI. Como por exemplo, networking, habilidades interpessoais, mentoria, avanços na carreira, e como enfrentar desafios enfrentados por mulheres na tecnologia.

O que não publicamos?

O bom senso é sempre valido, e não compartilharemos artigos que:

  • Promovam empresas, produtos e serviços ou marcas pessoais.
  • Promovam discursos de ódio, ataque pessoal, a empresas e produtos ou posturas semelhantes em qualquer contexto.
  • Promovam atividades criminosas de qualquer tipo.
  • Promovam propostas políticas partidárias.

Passo a passo para publicar seu artigo

1️⃣ Inscreva-se

  1. Inscreva-se neste formulário. Revisamos semanalmente as inscrições.
  2. Quando você for aprovada, você receberá uma notificação do Medium informando que sua conta foi adicionada como escritora da nossa publicação.
  3. Para publicar, seu texto precisa estar como rascunho na sua conta do Medium. Você também pode submeter um texto já publicado anteriormente em sua conta.

2️⃣ Submeta seu texto

  1. Recebeu seu convite para ser escritora? Agora submeta seu texto para nossa publicação: abra ele no medium, clique nos três pontinhos ao lado direito do botão “Publish”, depois em “Add to publication” e selecione “BRAVAS In Tech”.
Gif ilustrativo de como submeter um artigo para nossa publicação.
  1. Inclua as tags conforme a padronização do nosso conteúdo para organizar os artigos de acordo com nossa linha editorial descrita acima:
  • Use “Design” para publicações de UI/UX e áreas correlatas.
  • Use “Produto” para gestão de produtos e áreas correlatas.
  • Use “Dados” para ciência de dados.
  • Use “Desenvolvimento” para a publicações de programação.
  • Use “Gênero e Diversidade” para publicações sobre pautas de Gênero e Diversidade em TI.
  • Use “Carreira” para textos sobre desenvolvimento pessoal e de carreira em TI.

Atenção! Para ser aprovado seu texto deve pertencer a uma dessas seis categorias. É possível enquadrá-lo em mais de uma.

3️⃣ Revisão e Publicação

  1. Agora é com nossa equipe! Iremos revisaremos seu texto, podendo deixar comentários para ajudar na transmissão de suas informações, mas sem modificar o objetivo do seu texto e sentido do que você escreveu. Você será notificada por e-mail ou Whatsapp sobre os comentários.
  2. Após a revisão, seu texto será publicado. Como o trabalho é voluntário, a publicação pode demorar alguns dias.
  3. Divulgaremos sua publicação em nossas redes e marcaremos o seu perfil. Então fica atenta!

E aí, bora publicar com a gente?

É hora de soltar a criatividade e vir compartilhar seus insights com a gente. Você também pode entrar em nossa comunidade e encontrar outras meninas e mulheres interessadas em ajudar com seus textos ou escrever em colaboração.

Para participar, acesse nossos links:

Você também pode nos acompanhar em nossas redes: Instagram e Linkedin.

No caso de dúvidas ou informações sobre parcerias, entre em contato pelo email bravasintech@gmail.com

--

--

Júlia Vasconcelos
BRAVAS In Tech

UX/UI Designer graduada em Jornalismo pela Universidade Federal de Pernambuco. Escreve sobre vida, carreira, tendências e pautas de gênero.