Bibliotecas comunitárias e produção de livros artesanais na Amazônia

BrazilFoundation
Brazil Foundation
Published in
4 min readMay 20, 2016

O trabalho da Associação Vaga Lume incentiva a leitura para melhorar os índices de alfabetização e conservar a cultura local

Nas regiões rurais da Amazônia, a Associação Vaga Lume distribui livros e realiza rodas de leitura. O objetivo é atender à demanda de crianças e adultos que buscam uma educação melhor e trabalham para preservar a cultura quilombola da região.

Na região, os livros são muito raros e apenas 25% da população é considerada alfabetizada. Junto com a Vaga Lume, a BrazilFoundation está ajudando a impulsionar as taxas de alfabetização e educação em comunidades da Amazônia brasileira, como a Orixaminâ.

Desde 2001, a Vaga Lume capacitou mais de 3 mil professores de escolas públicas como treinadores de leitura, e 81 mil novos livros foram distribuídos e compartilhados entre as 160 bibliotecas comunitárias construídas pela associação.

Com a oferta de livros e o incentivo à leitura, a associação já ajudou a mudar as histórias de mais de 25 mil crianças.

Além das bibliotecas comunitárias e das rodas de leitura, a Vaga Lume oferece oficinas para criação dos livros artesanais dentro de cada comunidade. Estes livros servem para promover a leitura e possibilitar a preservação de histórias folclóricas e da própria cultura local.

Como parte do processo de criação de livros, os anciãos da comunidade são convidados para as rodas de leitura da Vaga Lume.

Nos eventos, eles têm a oportunidade de transmitir os seus conhecimentos, contos e costumes à uma nova geração de contadores de histórias.

Após a conclusão das oficinas que duram quatro dias, os livros recém ­criados são apresentados e lidos em voz alta para a classe!

Revisitando comunidades e checando no progresso:

Todos os anos a Vaga Lume acompanha o progresso das comunidades que apoiou no passado. Nas visitas se reúnem com professores locais para levantar dados. Nesta visita especial, Bernardo Carvalho, fotógrafo e voluntário da BrazilFoundation pode acompanhar a celebração de um salto nas matrículas escolares e aumento da alfabetização.

A aldeia de Aracuan dá boas ­vindas à visita da Vaga Lume com cartazes coloridos e um grande carinho!

O futuro é promissor para aqueles que vivem na aldeia de Orixaminá. As crianças estão felizes e seus pais também, pois já podem exergar que seus filhos terão uma oportunidade que eles não tiveram, como ingressar no ensino superior.

Como pode ajudar?

O trabalho da BrazilFoundation em parceria com Vaga Lume beneficia milhares de crianças na Amazônia. A fundação investe há 15 anos em muitos projetos e ações sociais como a Vaga Lume. Com o seu apoio podemos chegar ainda mais longe e financiar um número maior iniciativas sociais transformadoras.

“Me surpreendi com o nível de entusiasmo e motivação das crianças e dos adultos. Como a leitura pode ser contagiosa! O trabalho da Vaga Lume tem o potencial de aumentar muito a taxa de alfabetização entre brasileiros jovens e também os mais velhos.”

Texto e fotos: Bernardo Carvalho. O fotógrafo e voluntário da BrazilFoundation visitou as atividades da Vaga Lume em 2013.

--

--