Como é possível ingressar em uma universidade no Japão — entrevista com Professor universitário Claus Aranha

Jennifer Namie
BRIJ — Brazil Impact in Japan
3 min readJun 28, 2019

Hoje nós entrevistamos Claus Aranha, atual professor na universidade de Tsukuba, que está entre as 10 melhores universidades do Japão.

No decorrer da entrevista Claus nós contou um pouco mais da sua história e das suas experiências, e também como conseguiu desenvolver sua carreira até o Japão.

Sua história é muito interessante e inspiradora, no final da entrevista Claus também nós proporciona um conselho para você que quer estudar curso superior no Japão.

Acompanhe abaixo a nossa entrevista com Claus:

1. Conte um pouco da sua trajetória de carreira no Japão.

Eu fiz intercambio durante a graduação pelo programa de parceria entre a

UNICAMP e a universidade de Waseda. Depois disso, eu prestei para a bolsa

MEXT de mestrado e doutorado na Universidade de Tokyo. Após

concluir o PhD, eu me inscrevi para uma posição para professores

estrangeiros que abriu na Universidade de Tsukuba. A minha experiência

em Tokyo contou bastante na hora da entrevista.

2. Por que o senhor escolheu estudar no Japão?

Eu sempre gostei muito da idéia de “ir para longe”. Eu nasci no

Maranhão, então ir para a Unicamp durante a graduação já foi uma

grande mudança, e ir para o Japão depois disso foi uma extensão disso.

O meu orientador de mestrado foi recomendado por um colega japonês que

eu conheci durante uma competição de programação.

3. O que é necessário para os brasileiros virem para o Japão para estudar?

A bolsa MEXT ainda é a principal porta para brasileiros virem para a

graduação e a pós-graduação. Além disso, muitas universidades

brasileiras, principalmente as federais, possuem parcerias com

universidades Japonesas que permitem aos alunos pleitearem bolsas para

intercâmbio de curta duração. Essas parceirias normalmente não são

muito bem divulgadas, então vale a pena se aconselhar com os centros

de relações internacionais da sua universidade.

Finalmente, embora o Japão tenha vários cursos de graduação e pós em

Inglês (principalmente os cursos G30), eu recomendo que os brasileiros

pensando me estudar no Japão coloquem bastante força no estudo do

Japonês. Como eu costumo dizer aos meus alunos, os professores da

faculdade podem falar inglês, mas o motorista do ônibus, o

cabelereiro, a padeira só vão falar Japonês, então aprender a língua

é essencial.

4. Um conselho para os brasileiros no Japão

Saia da sua zona de conforto! Se voce vive perto de uma cidade grande

(Tokyo, Osaka), existem vários grupos de empreendedores, artistas,

indies, etc, que se reúnem frequentemente e podem lhe abrir novas

portas. Mesmo que você viva em um lugar mais inaka, o estudo via

internet esta cada vez mais acessível.

Além disso, o acesso as universidades Japonesas para quem já esta no

Japão é muito mais fácil do que você pensa. Muitas universidades tem

descontos na mensalidade para alunos com problemas financeiros, e

muitos professores oferecem baitos para alunos que estejam a fins de

fazer trabalhos de pesquisa. O vestibular da maioria das universidades

ainda é em Japonês, mas o Japão tem a mesma tradição de cursinhos

(Jukus) que no Brasil, então tudo o que você precisa fazer é estudar

firme!

Como podemos ver Claus nós mostra como é possível para nós brasileiros ingressarmos em universidades no Japão. Há várias instituições e organizações dispostas a nós ajudar!! No Japão há várias oportunidades, que estão esperando por você! e a BRIJ está aqui para dar todo apoio e orientação para seu próspero futuro e quem sabe um dia a sua história pode estar aqui na “ sexta da inspiração”? Nós estamos ansiosos por isso!

--

--