Como consegui abrir uma empresa e realizar eventos para brasileiros no Japão — Entrevista com Mario Makuda

Jessica Tasaka
BRIJ — Brazil Impact in Japan
3 min readAug 2, 2019

Para hoje nós entrevistamos o CEO da Promotion Brasil, Mario Makuda. A Promotion Brasil é um empresa que tem feito muito para a comunidade brasileira através da organização de eventos.

Ficamos muito honradas de poder ouvir um pouco da sua história e gostáriamos de compartilhar com vocês.

Acompanhe abaixo a nossa entrevista.

1. Conte resumidamente a sua historia no Japão.

Vim em 1991 com apenas 18 anos, trabalhei em fábrica por 2 anos e com 20 anos de idade, tive a oportunidade de iniciar a minha história no empreendedorismo aqui no Japão, trabalhei or 5 anos gerenciando pessoas em uma empresa de RH, no qual neste período, aumentamos 10 vezes o quadro de funcionários, aplicando um método até então inovador na época dentre os brasileiros, o “Omotenashi”, que traduzindo ao pé da letra seria “hospitalidade”.

Depois comecei a empreender por conta própria, abri uma empresa de comércio exterior, importando e distribuindo roupas do Brasil, depois de um ano, com todo capital investido, e nenhuma experiência na área, nõa poderia ser diferente, o negócio naufragou, mas ficaram muitas experiências e o principal , muitos contatos para meu próximo desafio.

Fui trabalhar na maior empresa de mídia do Japão, o International Press, que na época publicava um jornal em português e outro em espanhol e várias outras publicações, e depois veio a IPCTV, retransmissora da Globo Internacional, aonde eu trabalhei por quatro anos como gerente comercial.

Em 2001 o Banco do Brasil, em fase de expansão no Japão, abriu 4 agências simultaneamente, e uma delas foi na cidade de Ota, em Gunma, no qual fui contratado na época para ser o gerente comercial da agência, foram 3 anos de muito aprendizado, até partir novamente para um vôo solo.

Em 2004 abri uma agência de publicidade a Idea Communications, e desta agência surgiram a Revista do carro, o Jornal Folha E, depois revista Folha E, a Revista Bom Negócio, a Revista Buen Negócio em espanhol e a Revista Mais Brasil no idioma Japonês.

No mesmo ano iniciei a organização de eventos para a comunidade brasileira, que neste ano completa 15 anos de atividades.

No ano de 2007, o setor de eventos passa ser executado pela nova empresa do grupo a Promotion Brasil.

2. Conte um pouco sobre os eventos que você organiza no Japão

Produzimos eventos culturais para gerar o intercâmbio cultural entre brasileiros e japoneses.

Organizamos Palestras, Seminários, Workshops e Painéis todos com conteúdo Educacional, Motivacional, de Liderança, Vendas, entre outros temas.

Produzimos Shows de artistas brasileiros.

Somos os realizadores do Focus Brasil Japão, o maior evento cultural brasileiro do mundo, que é realizado nos EUA (Fort Lauderdale, Orlando, Boston, Phoenix, Nova Iorque), Europa (Londres e Milão), Brasil( São Paulo) e ASIA (Japão).

O Focus Brasil é uma plataforma de eventos multi-disciplinar, que envolve desde palestras, painéis, workshops, exposições de arte e fotografias e premiações para pessoas e empresas que constroem a imagem positiva do Brasil no país onde vivem.

3. Para você o que você que é ser brasileiro no Japão?

Ser brasileiro no Japão, é você ter que descobrir a sua própria identidade, pois no Brasil nos chamam de japonês e aqui nos chamam de “gaijin”.

Com muito orgulho bato no peito e digo que sou Brasileiro, e como um bom brasileiro, tento mostrar toda potencialidade que somente nós brasileiros temos.

Temos a vantagem de ter nascido em um país com uma das mais ricas diversidades culturais, e isso é muito vantajoso em um país como o Japão, então temos que aproveitar estas vantagens e nos destacar no mercado.

4. Um conselho para a comunidade brasileira no Japão

Jamais desistam de seus sonhos e objetivos, sabemos como é difícil a vida no Japão, por isso se conseguirem, invistam em cursos, aprendizados, busquem se capacitar em alguma área que goste, o mercado de trabalho é enorme precisa de pessoas com nosso potencial.

Para quem tem filhos, a educação é fundamental, não deixem de manter o PLH neles, verá que no futuro o fato de saber falar duas ou três idiomas fará toda a diferença.

--

--